Canal Assombrado – Sad Satan

Vídeo do Canal Assombrado sobre o Sad Satan, um peculiar, horripilante e misterioso jogo da deep web que deixou muita gente amedrontada em meados de 2015. Conta com gameplay, curiosidades e prováveis explicações. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Este vídeo do Canal Assombrado fala um pouco sobre o Sad Satan, um bastante peculiar e misterioso jogo com uma atmosfera horripilante que foi descoberto na deep web que deixou muita gente confusa e amedrontada em meados de 2015. Inclusive, tem uma lenda que diz que este foi criado porque o Diabo está triste pelo mundo estar menos caótico (algo que certamente não está).

Sad Satan é um jogo single player de PC construído sobre o Terror Engine que foi trazido à tona pelo canal Obscure Horror Corner em 25 de junho de 2015. Segundo consta, um inscrito lhe enviou um link pro jogo alocado em um site na deep web onde as pessoas podem postar seus arquivos de forma anônima. Esse inscrito teria encontrado o Sad Satan em um post de fórum com um link disponibilizado por um usuário identificado como “ZK”.

Vale frisar que o Sad Satan foi o último game coberto pelo Obscure Horror Corner e, desde então, o canal do YouTube foi abandonado por razões ainda desconhecidas.

Enfim, Jamie, nome pelo qual o dono do canal se apresentava, baixou o arquivo e escaneou-o para ver se havia algum vírus. Tudo parecia estar nos conformes. Então ele começou a jogar e a gravar vídeos. Sad Satan, como se pode ver, é super estranho. Ele conta com aquela estética e ambientação desses games hoaxes da deep web, cheio de sons e cenas horripilantes, mensagens escondidas e um clima perturbador em geral.

O vídeo é de 2015 também, de uma época muito saudosa do Canal Assombrado, e conta com gameplay, curiosidades e prováveis explicações sobre o Sad Satan.

Mensagens e figuras encontradas no Sad Satan

Os elementos citados abaixo são da versão do Sad Satan coberta pelo canal Obscure Horror Corner. Existiram outras versões do game que serão abordadas na seção “O que se sabe“.

Não se sabe qual a ligação dos elementos usados no Sad Satan, mas, a certa altura, piscam na tela imagens de um cavalheiro em Konopiště na República Checa. Essa foi a última residência do arquiduque Franz Ferdinand (Francisco Fernando de Áustria), um ávido caçador e o homem cujo assassinato deu início à Primeira Guerra Mundial. Tem também uma foto de Franz Joseph, 9° Príncipe de Thurn.

Enquanto o jogador controla seu personagem pelos corredores, estas e outras imagens podem ser exibidas de forma intermitente, ocupando toda a tela e impedindo de progredir até que se fechem automaticamente segundos depois. Muitas imagens parecem referir a abusos sexual, especialmente com pessoas indiciadas na Operação Yewtree, uma operação da polícia britânica conduzida contra estes tipos de crime, como imagens de Jimmy Savile e Rolf Harris.

Falando nisso, tem uma imagem de Jimmy Savile e Margaret Thatcher promovendo a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC). É interessante citar aqui que Jimmy Savile é conhecido molestador de crianças.

Outras imagens giram em torno de crimes e incluem pessoas condenadas ou acusadas de crimes macabros, como o Tsutomu Miyazaki, um japonês que cometeu umas coisas que é melhor nem falar por aqui.. Também estão incluídas fotos de estátuas da Senhora Justiça e outras figuras políticas.

Cenas publicadas o segundo vídeo sobre Sad Satan do Obscure Horror Corner mostram uma foto de John F. Kennedy minutos antes deste presidente americano ser assassinado e um close-up da imagem da “cabra sabática” desenhada por Eliphas Levi para representar Baphomet. Há também um diálogo estranho que roda no áudio de fundo, assim como alguns trechos sonoros de estação de rádio misturados ao som ambiente.

A parte mais assustadora seria a que ficou para a segunda metade do vídeo, onde aparecem também seres com porte de crianças neste labirinto que spawnam perto do jogador, além de gritos excruciantes de gelar o sangue. Além disso, uma tela branca pisca no jogo com alguns números em série aparentemente aleatórios em pequenas letras pretas. Um usuário da rede Reddit descobriu que esses símbolos aparentemente são ameaças diversas.

O terceiro vídeo inclui um longo monólogo que Charles Manson, um maluco americano que fundou uma seita que assassinou nove pessoas, deu a partir de San Quentin à NBC na década de 1980. O jogador é forçado a ouvir uma parte bem grande disso enquanto imagens assustadoras pipocam. A frase chave de Manson em áudio: “se eu começasse a matar, no final não restaria nenhum de vocês.”, é repetida em um corredor mal-iluminado com o texto “O sofrimento não termina” na tela. O clipe de áudio com a voz de Manson toca repetidamente e em seguida, corta para uma tela estática com um clipe de música tocada ao contrário em looping.

Além do áudio deste maluco da fronteira, tem também versões tocadas ao contrário da música “I love Beijing Tiananmen”, tocada no início. Clipes invertidos da estação de números Swedish Rhapsody também podem ser ouvidos. A versão de “Alabama Song” do The Doors também pode ser ouvida, começando com o verso “Mostre-me o caminho para a próxima menina”.

Como dito, não fica claro se estes elementos são aleatórios, usados só para colaborar com a atmosfera horripilante, ou estão interligados de alguma forma esotérica. Existem algumas especulações, mas vou listá-las mais pra frente.

Comentários de Jamie

Jamie jogou tempo o suficiente para gravar alguns vídeos para o seu canal antes de eliminar o Sad Satan, pois ele ficava gerando um arquivo de bloco de notas em sua área de trabalho. Ele começou a fazer os uploads dos vídeos com a seguinte descrição:

“O game provoca uma sensação estranha e não parece ter qualquer objetivo. Eu apenas perambulo em voltas sendo teletransportado a seções diferentes. Nada realmente aconteceu, mas isso provoca um sentimento estranho e meio que me assusta. Há mais por vir sobre esse game, eu tenho mais alguns vídeos gravados e o jogo está ficando cada vez mais estranho. Eu não acho que eu terminei o jogo, mas eu tive que excluí-lo porque estava ficando um pouco esquisito e um arquivo de bloco de notas que veio junto com o jogo, continuou aparecendo na minha área de trabalho cada vez que eu jogava o game com algumas mensagens sem sentido algum.”

Segundo o artigo no blogue Assombrado, Jamie mandava esse papo pois queria ajudar alguém a identificar quem seria ZK e qual é o propósito final disso tudo. Seria um projeto de programação que falhou ou um jogo sobre temas macabros e criminosos.

A porcaria de site Kotaku conseguiu encontrar o comentarista que originalmente teria disponibilizado o link do Sad Satan ao Horror Obscure Corner, mas ele não tinha mais informações que poderiam levar a investigação adiante.

Áudios

Pelo que entendi o nome do jogo é Sad Satan por causa do nome do arquivo que veio em anexo para Jamie. Isto seria uma referência à parte da canção “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin, tocada ao contrário (sim, tipo aquelas paradas da Xuxa).

A musica, reproduzida normalmente, fala o seguinte:

“Se há um alvoroço em sua horta Não se assuste agora É apenas limpeza primaveril da rainha de maio Sim, há dois caminhos que você pode seguir Mas no longo prazo Ainda há tempo de mudar o caminho que você está.”

Entretanto, algumas pessoas dizem que se tocar o mesmo trecho ao contrário, dá pra ouvir:

“Oh, aqui estamos meu querido Satanás. Aquele cujo pequeno caminho me faria triste, cujo poder é satanás. Ele vai presentear àqueles com seu 666, lá no pequeno galpão onde ele nos fez sofrer, triste Satanás.”

Como detesto Led Zeppelin, tanto ao revés como reproduzido normalmente, não sei dizer se dá pra escutar essas paradas aí mesmo. Mas essa história é bem antiga sim. Já escutei falar disso faz tempo.

O que se sabe

De acordo com a Wikipedia, o criador de Sad Satan foi supostamente um homem de Lubbock, Texas, chamado Gary Graves. O paradeiro atual de Obscure Horror Corner é desconhecido. Inicialmente, alguns seguidores ficaram céticos em relação ao jogo, temendo que pudesse conter sangue ou porn0grafia inf4ntil. No entanto, o dono do Obscure Horror Corner afirmou que até onde pode ver, o Sad Satan não continha esse tipo de material.

A certa altura formaram um subreddit “/r/sadsatan” para discutir o jogo e rapidamente perceberam que o endereço .onion fornecido pelo Obscure Horror Corner continha caracteres inválidos. Três dias depois, outra entrevista com o proprietário do Obscure Horror Corner apareceu no Kotaku, alegando que o link foi fornecido propositalmente por engano, uma vez que o jogo em si continha esse material gráfico e o proprietário do canal não queria ser responsável por divulgar esse material.

Em uma atualização do artigo do Kotaku, Patricia Hernandez afirmou que ela “deveria ter apresentado a história de sua descoberta com mais ceticismo. Me desculpe por isso. Embora o artigo original admita que o jogo existe em um estado mais mítico do que tangível, ele poderia ter ido mais longe para deixar claro o que era ou não concreto sobre a história de Jamie“.

Minutos antes da atualização, uma nova versão do jogo foi postada no 4chan por alguém alegando ser ZK e que Obscure Horror Corner não estava mostrando aos seus espectadores o “verdadeiro” Sad Satan. Membros desta comunidade baixaram esta versão e tentaram jogá-la, mas algunss reclamaram que seus computadores começaram a funcionar lentamente e alguns até relataram que suas máquinas paravam de responder ou até de ligar ao tentar executar esta versão do Sad Satan. Diz-se que teve uUm usuário do Reddit tentou jogar a partir de um Live USB em vez do disco rígido principal de seu computador. Posteriormente, quando este usuário tentou inicializar seu computador, este não conseguiu inicializar normalmente.

Essa versão do jogo, apelidada de “clone” pela maior parte da /r/sadsatan, continha imagens de gore e conteúdos criminosos tipo aqueles que certos youtubers de cabelo colorido gostam, algumas das quais estavam acessíveis diretamente na tela de título. Isto resultou em outra versão do jogo com este material gráfico removido (geralmente chamada “clean”) sendo criada por Redditors e subsequentemente redistribuída.

Especulações

Em 2017, um homem de Lubbock, no estado americano do Texas, chamado Gary Graves foi preso por acusação de posse daquele tipo de conteúdo criminoso lá. Ele administrava um canal do YouTube, Scarebere, que postou um vídeo intitulado Sad Sad Satan. O canal em questão pôde ser rastreado até uma conta do Reddit criada 4 dias antes do post contendo o link para a versão “clone” do jogo ser postado no 4chan. A conta do Reddit criada era ScarebereZK. Outro vídeo encontrado no canal também mostrava um homem de meia-idade, com créditos identificando como Gary Graves. O homem no vídeo é idêntico a outro Gary encontrado no registro criminal de Lubbock de 2017; o que levou alguns a presumir que Gary era de fato o criador e pôster do Sad Satan “clone”.

Como dito acima, Sad Satan foi o último jogo coberto por Obscure Horror Corner, o qual encontra-se abandonado até hoje, e ninguém sabe o porquê. Especula-se que o jogo foi de fato criado pelo proprietário deste canal em um esforço para aumentar views e inscrições, e que a história da Deep Web foi uma fabricação para deixar o relato mais intrigante e folclórico.

Alguns acreditam que o Obscure Horror Corner também criou o clone em uma tentativa de dar credibilidade à alegação de que realmente havia sangue e o conteúdo que os youtubers de cabelo colorido gostam. Também é possível que Sad Satan não tenha sido criado pelo dono do Obscure Horror Corner, e que, na verdade, Jamie decidiu se esconder por causa de toda a polêmica após o lançamento da versão malware do Sad Satan. Outros também especulam que ZK e o dono do Obscure Horror Corner são o mesmo indivíduo.

Mais informações e terror


Vídeo adicionado em: 31 de outubro de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: ,

Autor/canal: Assombrado

Acessado: 39 vezes.

Duração: 13:35

Deixe um comentário