Artigos Makers

4 fáceis modos de fazer o seu jogo mais conveniente

Este é um tutorial que eu vi na página RPG Maker Web que ensina quatro modos bem fáceis para você deixar o seu projeto no RPG Maker, seja lá qual versão você use (ou quem sabe em até outras ferramentas), que eu traduzi e vou arquivar aqui, pois achei bem relevante. Ele foi escrito por um sujeito que se identifica […] | Veja o post completo

Adicionado em: 30 de agosto de 2016 | Desenvolvedor/Distribuidor: Nick Palmer

Organizando O Projeto Do Seu Jogo

Para apresentar uma nova parceria, a Game Developer*, que fala sobre criação de games também (embora num nível mais profissional), vamos postar uma coleção de 5 artigos, deste site, que falam sobre um assunto que eu acho da maior importância na criação de games, que é o planejamento e organização. Pouca gente reconhece o papel do planejamento. Tem muitos por […] | Veja o post completo

Adicionado em: 12 de junho de 2012

Entendendo O Funcionamento De Um Script [RGSS]

Um artigo/tutorial do Kurunko que fala sobre RGSS, a linguagem de programação usada no RPG Maker, mais especificamente no RPG Maker XP. O texto não tem a pretensão de ensinar como programar nestas ferramentas, mas sim dar alguns toques para os usuários menos experientes  em como fazer pequenas alterações nos scripts que existem prontos e disponíveis para o público maker […] | Veja o post completo

Adicionado em: 15 de agosto de 2011

A Real Utilidade De Scripts No RPG Maker

Um projeto de RPG Maker pode ser incrementado de várias maneiras com o uso de scripts, seja RGSS, RGSS2 ou por eventos (rm2k, rm2k3) etc. Não apenas mudanças no sistema de menu, batalha, interface, gameplay, regras mas até criar outros gêneros de jogo (ação, plataforma, corrida, etc) . Mas qual é o real valor deles, como eles serviriam nos seus […] | Veja o post completo

Adicionado em: 27 de julho de 2011

Relação Entre Enredo E Tédio Em Games

Existem games que são altamente maneiros e que nem história tem. Este singelo artigo fala como conciliar um enredo rico com diversão saudável em um projeto do RPG Maker, sem detrimento de nenhum dos dois. O texto foi feito pensando no caso de quem usa esta ferramenta para construir jogos, mas serve também para qualquer ferramenta usada para desenvolver um […] | Veja o post completo

Adicionado em: 12 de julho de 2011

Dicas Da Fazinha Para Nomes De Poderes

Hoje vamos postar um pequeno texto que dá algumas dicas de como nomear suas magias, skills ou poderes no RPG Maker que a Fazinha (Safira RPG Maker) fez. Apesar de ser feito para o nosso mais querido maker, estas sugestões servem para qualquer pessoa que queira criar seu próprio game. Nomes Para Poderes Para quem não tem criatividade ou preguiça […] | Veja o post completo

Adicionado em: 26 de maio de 2011

Falando Sobre Armas No RPG Maker

Hoje vamos postar um artigo feito pelo Kurunko da Utopia Maker que fala sobre armas, seu papel num R.P.G. (ou em qualquer tipo de jogo) e dá vários exemplos, pra você criar seus ítens e tals. Armas – O Que São? Arma é todo e qualquer objeto que possa ser usado para atacar uma pessoa, que seja necessariamente alheio ao […] | Veja o post completo

Adicionado em: 8 de maio de 2011

A Biblia do RPG Maker 2000

Hoje segue um link da Utopia Maker com a Bíblia do RPG Maker 2000, recuperada da antiga Makerpédia. Pode acessar o artigo ou tutorial aqui! | Veja o post completo

Adicionado em: 22 de abril de 2011

Não Se Preocupe Com Os Outros [RPG Maker]

Um dia estavamos conversando o Kurunko e eu, sobre a comunidade maker, e como várias pessoas se empolgam e fazem mil projetos e mil planos, e eventualmente desistem de tudo e alguns ficam até com vergonha de ter trabalhado com o RPG Maker. Porque será que acontece isso? Estamos falando de um programa que muitos esperavam desde que puseram as […] | Veja o post completo

Adicionado em: 23 de março de 2011

Profissão: Arqueiro

Hoje vamos postar um simples, porém interessante artigo de autoria do Kurunko, que fala sobre a profissão, classe, tipo de personagem etc arqueiro, muito comum em temas medievais, seja de fantasia ou não. O texto foi feito pensando no RPG Maker, mas creio que pode ser aproveitado por qualquer pessoa interessada em fazer um RPG ou um game com enredo […] | Veja o post completo

Adicionado em: 27 de fevereiro de 2011

Algumas Idéias Para Adaptar Em RPGs

Vou escrever um pequeno artigo (ou sei lá) com algumas idéias que eu já tive para fazer RPGs no RPG Maker, mas por falta de tempo nunca comecei a fazê-los. Seriam basicamente adaptações de desenhos, filmes, livros ou outros jogos. Sinta-se livre para usá-las, observando os pontos positivos ou negativos de cada uma. Para cada um dos temas, vou tentar […] | Veja o post completo

Adicionado em: 18 de fevereiro de 2011

Os recursos e a qualidade do game

O propósito deste artigo é analisar a relação entre os recursos, considerando seu grau de avanço e o quanto estes são determinantes para o resultado final de game. Pretende-se com isso, aproveitar as conclusões tiradas no processo de desenvolver jogos usando ferramentas makers, como o RPG Maker, cujo os recursos podem representar um limite a esta prática. Toda vez que […] | Veja o post completo

Adicionado em: 9 de fevereiro de 2011

Importância De Uma História Decente Num Game

Segue um artigo que pode interessar aos makers ou criadores de jogos. Novatos, veteranos, amadores e profissionais dêem ao menos uma olhadinha, é bem curto o texto: O que eu ganho com uma história decente? por: kurunko Quanto mais o tempo passa, mais da originalidade se perde. Mas não é porque simplesmente os tempos estão difíceis e tudo que é […] | Veja o post completo

Adicionado em: 17 de janeiro de 2011

Guia Supremo dos Makers

Continuando a repostagem do conteúdo aproveitável do nosso finado fórum, segue o Outros Makers 1.2, o Guia Definitivo, feito por Desert Eagle, que fala um pouco sobre vários makers da época. O tópico é bastante interessante e vai mostrar que existem vários outros makers além do nosso querido RPG Maker! Note que o guia foi escrito em 2004, então é […] | Veja o post completo

Adicionado em: 17 de dezembro de 2009

Dicas de Stephen King para se escrever

Stephen King é um dos autores mais conhecidos e cultuados no mundo. Seus inúmeros best sellers e suas adaptações para filmes e minisséries, como O Iluminado, Pet Sematary, Tempestade do Século, Janela Secreta, Misery etc. são sempre excelentes opções de leitura e de cinema. Em certa ocasião, ele deu algumas dicas de como se escrever melhor e, com um currículo […] | Veja o post completo

Adicionado em: 1 de novembro de 2009

Etapas de produção de um Game

Vi essa matéria no G1 Games (http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,9666,00.html) e achei interessante postá-la aqui. Se trata de um objetivo e rápida apresentação em flash das etapas de criação de um jogo moderno. O “infográfico” foi feito sobre o RPG “Fable II”, o qual se trata de um jogo profissional, cuja a produção demorou anos e contou com uma equipe de mais ou […] | Veja o post completo

Adicionado em: 10 de agosto de 2009

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