Sistema de Aprimoramento (RPG Maker VX)

22 de maio de 2010

sistema de aprimoramento rpg maker vx

Segue um tutorial que ensina a fazer um sistema de aprimoramento para o RPG Maker VX. Infelizmente não tem imagens, mas pode ser de alguma ajuda:

Sistema de Aprimoramento
por Todo Bom Nome Foi Usado

E como prometi (não lembro onde, mas prometi), mais um dos meus tutoriais! E esse, com certeza será o melhor tutorial que eu farei por um bom tempo… Feito especialmente para meus fãs!! XD! Esse é meu tutorial de Aprimoramento de Equipamentos!! Feito completamente por eventos!!

1. O que é?: É um sistema de aprimoramento parecido com o do jogo Ragnarok Online (sempre é o Ragnarok… XD!), em que você pode levar seus equipamentos (armas, armaduras e etc.) para um NPC, e ele lhe cobrará alguns itens para tentar aprimorar o equipamento. Se ele conseguir você ganha uma versão melhorada dele, se não, desperdiçou seus ítens.

2. Resumindo: Para os preguiçosos/veteranos que não precisam ler o tutorial completo, fiz essa seção que é um pequeno “Resumo” do que fazer. Iniciantes, nem leiam. Talvez não entendam. Veteranos/preguiços/pessoas_que_não_tem_mais_o_que_fazer, podem ficar a vontade XD!

Você cria dois itens, a Espada e a Espada AP (ou qualquer outro nome), cria um evento que pede itens/dinheiro (não obrigatório), e se você os der ele faz uma variável num valor aleatório entre 1 e 10. Ai se for por exemplo, mais de 4 ele te tira a Espada e te da a Espada AP (a versão melhorada), agora se for menos de 4, perde sua Espada e não ganha nada.

Tutorial: Antes de começarmos, quero dizer que: Anexei uma demo nesse tópico. Não é necessário baixá-la, mas ajuda muito no entendimento do tutorial. Ok, vamos ao que interessa: Vou fazer apenas um item sendo aprimorado aqui, mas vocês podem fazer vários. Imaginação é o limite (ok na verdade são os 999 espaços de criação de armas no DataBase)! Vou dar como exemplo a espada Excalibur (é um dos itens pré-programados):

Primeiro aperte F9 para abrir o DataBase. Clique em “Armas” e depois em “Aumentar Número”. Aumente o número em 1. Agora, no DataBase, procure a espada Excalibur (é a arma número 30 para quem não mudou nada) e clique nela, depos aperte CTRL C. Agora clique no espaço em branco que criamos antes, e aperte CTRL V. Pronto, você criou uma réplica da Excalibur. Essa será sua “Excalibur 2.0″. Agora, o que faremos para ela ser melhor?!

Mude o nome dela para Excalibur AP (abreviação de Aprimoramento, mas se quiser pode ser outra coisa). Agora, aumente o Ataque dela de 120 para 150. Sim aumentaremos o seu podem em 30 pontos! Se quiser pode modificar outras coisas, mas assim já está bom. Essa é nossa arma melhorada!

Agora, nem saia do DataBase porque vamos criar mais uma coisa: O ítem usado para aprimorar sua arma (se você não quiser, nem veja isso). Simplesmente vá na aba “Itens” clique em “Aumentar Número” e crie mais um ítem. Dê a ele o nome de “Oridecon” (Mais uma influência de Ragnarok… XD). Não precisa mexer em mais nada. Se quiser coloque um preço, mas não é necessário.

Agora sim é a parte mais complicada: o evento da forja. Se eu fosse um cara mau, te diria para ver na minha demo e copiar, mas, como eu sou um cara bom, vou explicar. Crie um evento, coloque qualquer texto que quiser no início, depois que terminar isso, coloque o seguinte código:

<>Condição: Possui Excalibur [Equipado]
 <>Condição: Possui Oridecon
  <>Condição: Dinheiro maior que 500.
    <>Mudar Equipamento 'Herói', Arma = [Nada]
    <>Opções de Variável 0001: Forja = Aleatório (1..10)
    <>Condição: Variável Forja >= 5
    <>Mudar arma: Excalibur -1
    <>Mudar arma: Excalibur AP  1

    :Exceção:
    <>Mudar arma: Excalibur -1
  :Exceção:
  <>Mensagem: Você não tem dinheiro para forjar!
 :Exceção:
 <>Mensagem: Você não tem Oridecon!
:Exceção:
<>Mensagem: Você não tem arma!!

Coloquei aquilo para evitar ter que tirar fotos ou explicar passo-a-passo tudo… Mas basicamente, é assim: Se o herói tiver a arma equipada com ele, os itens e o dinheiro necessário, uma variável aleatória de 1 a 10 é definida. Se ela for 5 ou mais, você perde sua espada antiga, mas ganha uma melhor! Caso ela seja menos que 5, perde sua espada, e não fica com nada!!

4. FAQ
P1: Gostei, mas no jogo Ragnarok Online a gente pode aprimorar o equipamento várias vezes! Vai de 1 a 10… Como faço isso?!
R1: Simples. Faça um evento que aprimore o item já aprimorado para uma versão AINDA melhor! É só ir fazendo isso até chegar no número desejado de aprimoramentos (ou até cansar XD)
P2: Posso fazer armas que não sejam aprimoráveis?
R2: Só não fazer nada no DataBase e nenhum evento…
P3: Posso usar isso para ítens?
R3: Pode! Por mais que seja estranho, pode sim!
P4: Isso da muito trabalho!!! QUERO script!!!
R4: Isso não é uma pergunta… E esse sistema é por eventos.Lembre-se que pode dar mais trabalho, mas não causa LAG e nunca dará incompatibilidade. Isso é uma grande vantagem em relação aos scripts, mas tudo bem, vai la e usa seus scripts, traidor.
P5: Adorei o tutorial!! Quando você vai lançar o próximo? Vai ser sobre o que?
R5: Obrigado! Vou lançar o próximo quando tiver uma idéia do que escrever, e isso vai demorar um pouco. Tem um sistema em mente aqui, mas estou guardando ele pro MEU projeto, então só vou revelá-lo quando ele lançar.

Demonstração (Quem não entendeu nada pode ver como funciona o sistema dentro de um jogo!)
http://www.4shared.com/file/126468677/e6a6669b/Sistema_de_Aprimoramento.html

Créditos e Agradecimentos
Todo Bom Nome Foi Usado – por criar este tutorial bem informativo
Douglanilo – postagem na The World of Ever Grand

Fonte: http://evergrand.forumeiro.net/tutoriais-f17/sistema-de-aprimoramento-t352.htm

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4 comentários para “Sistema de Aprimoramento (RPG Maker VX)”

  1. Heytor disse:

    Cara, sou meio novo nessa parada, será q dava pra alguem dizer como faço akela parte assim: Condição: Variável Forja >= 5,nun to conseguindo fazer isso no RPGM, plz!!

  2. Iklska disse:

    Aff, vai ver o sistema de aprimoramento do mimickayo que você ganha mais

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