Um fuzileiro espacial deve impedir que os Demônios do Inferno invadam a Terra.
Doom 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela id Software e publicado pela Activision no dia 3 de agosto de 2004, originalmente para o Windows.
É o terceiro game da melhor e mais clássica série de games do mundo, Doom e, embora desconsidere (ou reboote) o enredo e altere substancialmente a jogabilidade dos títulos anteriores, ainda mantém a trama macabra somada e o esquema FPS, e isto tudo com gráficos 3D mais avançados e, consequentemente, mais realistas que os originais.
O resultado é um jogo com um ambiente muito parecido de algum filme de terror muito sinistro, mas com a possibilidade de revidar, com uma boa dose de ação, tiroteio e demanda de reflexos e coordenação motora.
Entretanto, pode-se dizer que, em relação ao Doom clássico, o Doom 3 perdeu muito do gameplay acelerado e o design de mapas caótico, porém dinâmico e intuitivo, que consagraram série. Outra crítica também é que os monstros parecem-se muito mais com aliens do que demônios (mas são demônios). Todavia, o jogo foi um sucesso de crítica e no mercado, com quase 4 milhões de cópias vendidas, se tornando o jogo mais bem sucedido comercialmente da companhia até então.
Além do original para Windows, o Doom 3 foi portado para Linux, OS X, Xbox, Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Posteriormente, o Resurrection of Evil, uma expansão desenvolvida pela Nerve Software, foi lançada em 2005, começou a ampliar o legado da franquia, rendendo o filme Doom (2005), livros, mods etc. Em 2012, a coletânea aprimorada Doom 3: BFG Edition foi lançada e, em 2016, o Doom 3 foi seguido do DOOM, que é uma sequência-reboot da série.
Acima, temos um vídeo de uma 1 hora do AcidGlow que detalha a lore e história do Doom 3.
Apesar de apresentar um enredo mais explorado e detalhado mais profundamente, O Doom 3 reinicia a história da série sem extrapolar, ao contrário do que fizeram no filme. Aliás, o básico é o mesmo: Marte, 2.145. O UAC (Union Aerospace Corporation, não é aquele troço chato do Windows Vista), um conglomerado industrial-militar, criou um centro de pesquisa científica para a investigação de teletransporte, exploração espacial e design de armas biológicas e/ou avançadas.
Por se localizar em Marte, a UAC poderia conduzir seus experimentos como bem entendesse, sem ligar para princípios morais e nem mesmo legais. De repente, foi por conta disto que os experimentos de teletransporte inadvertidamente abriram o portal para o Inferno! Isto, por sua vez, acabou levando a uma catastrófica invasão por demônios, apoiada por humanos transformados, através da onda de choque não-natural, que também atravessou o portal, em zumbis. O jogador, um fuzileiro espacial anônimo, deve lutar com tudo que puder e encontrar uma maneira impedir os Demônios do Inferno de atacar a Terra.
A gameplay, no modo single player, como nos outros jogos da série, tem como objetivo avançar pelos vários níveis, coletando ítens, armas, resolvendo quebra cabeças e enfrentando os inimigos que estão na cola do Marine (o jogador). A diferença, falando em termos não de tecnologia, mais importante é que, durante as missões, o jogador se depara com alguns NPCs (personagens não jogáveis) amigáveis que fornecem pistas, informações e itens. Isto é diferente do modo single player no Doom 1 e Doom 2, onde o jogador não vê, literalmente, nenhuma outra alma viva.
O modo multiplayer, originalmente, suportava até quatro jogadores, mas, depois, a própria comunidade do jogo criou mods que ampliaram este limite para até 16 jogadores. Este modo conta com três tipos de deathmatch:
O design e o comportamento dos inimigos são substancialmente diferentes, mas sua natureza é a mesma: Demônios e zumbis, e eu só queria ver os irmãos Winchester tentarem exorcizar o Cyberdemon… O mesmo pode ser dito das armas: apesar de não compartilharem o mesmo layout do Doom clássico, são no mesmo esquema: se apresentam tanto como armamento convencional contemporâneo como futurista ou ficcional. Em outras palavras, no Doom 3, o jogador encontra e maneja metralhadoras, pistolas, granadas, escopetas, armas experimentais de plasma e a BFG 9000. Ah, a id não se esqueceu da arma sem munição mais maneira de todos os FPS: a motosserra!.
Também conta com uma ativa comunidade que lança mods e mapas. Um exemplo que me lembro agora é uma conversão das fases e da ambientação do Doom 1 e Doom 2: o Doom 3 – Classic Doom (veja o Classic Doom no FilePlanet, se quiser).
DOOM 3 BFG Edition é uma coletânea de games famosa que vem com vários jogos de tiro em primeira pessoa da icônica série, como o Doom, Doom II, Doom 3, Doom: Ressurection of Evil e The Lost Mission, tudo prontos para rodar no Windows (7, 8 e 10) . Este é o link que temos para o Doom 3 completo que temos para download. Note que não há mais suporte para multiplayer oficial para este game, funcionando atualmente apenas no modo single player até onde sei.
Abaixo, temos para download a versão demo de uma das mais esperadas sequências de sua época! Também, DooM é um dos mais famosos games que existem!
Download do Doom 3 demo no Fileplanet: DOOM 3 Demo @ File Planet
Link alternativo para download: DOOM 3 Demo @ Gamer Shell
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!