Wolfenstein: Enemy Territory

Wolfenstein: Enemy Territory é um FPS multiplayer de 2003 onde até 32 jogadores lutam pelo Eixo ou Aliados em cenários ou mapas de batalha reais ambientados na Segunda Guerra Mundial. É open source e free to play.

19 de novembro de 2008

Wolfenstein: Enemy Territory é um jogo de tiro em primeira pessoa multiplayer online que se passa na Segunda Guerra Mundial e é parte da clássica franquia Wolfenstein. Foi desenvolvido pela Splash Damage e lançado originalmente em 28 de maio de 2003.

Publicado pela Activision, o Wolfenstein: Enemy Territory era pra ser originalmente uma expansão/mod comercial para o Return to Castle Wolfenstein, no entanto, devido a problemas com o single player, a parte multiplayer foi lançada standalone, livre, grátis e como um spin off do RtCW.

O Wolfenstein: Enemy Territory foi disponibilizado para Linux, Macintosh e Windows, e foi recebido de forma muito positiva pela crítica e, até o momento, conta com centenas de análises muito positivas no Steam. Este game obteve um nível sucesso que certamente foi um dos fatores que estimularam a Splash Damage a desenvolver uma sequência comercial ao jogo chamada Enemy Territory: Quake Wars (2007).

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial do Wolfenstein: Enemy Territory.

Temos também um vídeo que mostra a gameplay de uma jogatina multiplayer do Return to Castle Wolfenstein: Enemy Territory.

Apresentação

Wolfenstein: Enemy Territory é um jogo de tiro em primeira pessoa multiplayer, ambientado na Segunda Guerra Mundial, baseado em objetivos e gratuito para jogar. Até 32 jogadores escolhem entre Eixo ou Aliados e lutam em seis mapas baseados em campos de batalha reais. Jogue como uma das cinco classes únicas (engenheiro, médico, soldado, agente de campo ou de operações especiais) e colabore com sua equipe para concluir os objetivos necessários para a vitória.

Curiosidades

  • O Wolfenstein: Enemy Territory foi desenvolvido sobre uma versão modificada do engine do Return to Castle Wolfenstein, o qual já é uma versão altamente modificada do id Tech 3 (embora o John Romero discorde), o mesmo do Quake III Arena e que é em código aberto desde 2005.
  • Quando o Wolfenstein: Enemy Territory voltou ao nosso banco de dados, consta era um demo de um mod para o Return to Castle Wolfenstein que continha alguns mapas e permitia multiplayer. Conferindo com as fontes, esta informação não confere com as oficiais, porém vou deixar isso aqui, pois quem sabe tem alguma coisa que nos está escapando?
  • Este título foi listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados nesta obra são MDK e Serious Sam: The First Encounter.
  • Em janeiro de 2004, o código-fonte para a lógica do jogo (não o engine) foi lançado em benefício de sua comunidade de mods.
  • No primeiro dia da QuakeCon, de agosto de 2010, todo o código-fonte foi lançado sob GNU General Licença Pública v3.0 ou posterior. Os ativos de mídia permanecem proprietários. Vai ver tem uns ports avançados do Enemy Territory por aí…
  • Em 26 de abril de 2022, este FPS foi disponibilizado no Steam, junto com The Elder Scrolls II: Daggerfall e The Elder Scrolls: Arena, como parte do processo de migração dos jogos do launcher da Bethesda para o da plataforma da Valve. Ele continua free to play por lá.

Screenshots

Sobre o download

O Wolfenstein: Enemy Territory é um jogo freeware e/ou free to play que pode ser pego no Steam para Windows de graça, e é para lá que nosso link de download leva, mas temos também o disponível o pacote tradicional, compactado e tal, pra quem achar melhor.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 98, ME, NT4.0 (SP6), 2000 e XP (Windows NT 4.0 não é recomendado para cliente);
  • Processador: Pentium III 600 MHz ou equivalente AMD;
  • Memória: 128 MB de RAM;
  • Placa de vídeo: 3D com aceleração de hardware, 32 MB VRAM e suporte completo a OpenGL;
  • Armazenamento: 1 GB de espaço disponível.

Mais informações e Wolfenstein

autor, site, canal ou publisher Splash Damage tamanho 257 MB licençaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows 98/ME/NT4.0 (SP6)/2000/XP download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!