Como usar as Gemas no Marvel Super Heroes

Este artigo ensina como usar as Gemas – as Joias do Infinito – no Marvel Super Heroes no arcade e nas outras plataformas, algo que é muito simples, mas deixa muita gente em dúvida.

5 de fevereiro de 2020

Este artigo ensina como usar as Gemas – as Joias do Infinito – no Marvel Super Heroes no arcade e nas outras plataformas, algo que é muito simples, mas deixa muita gente em dúvida.

O Marvel Super Heroes é um jogo de luta 1 contra 1 entre os personagens da Marvel desenvolvido pela Capcom muito legal, mas não foge muito do padrão estabelecido na época em que foi lançado (1995). O game apresenta golpes normais, habilidades ou magias, poderes que consomem especial, melhor de três rounds e tal, mas também traz uma novidade meio que única: a possibilidade de recolher as Jóias do Infinito durante as lutas e usá-las em favor do jogador.

Tal qual nos quadrinhos, filmes e outras formas de mídia da Marvel, em Marvel Super Heroes existem seis Joias do Infinito: Space (Joia do Espaço), Mind (Joia da Mente), Soul (Joia da Alma), Time (Joia do Tempo), Reality (Joia da Realidade) e Power (Joia do Poder). Elas são geralmente referidas no game como Gems (Gemas).

Mas como elas funcionam no jogo? E, mais importante, como são usadas? É isso o que pretendo ensinar nesta publicação.

Usando uma Jóia do Infinito

Usar qualquer Joia do Infinito no Marvel Super Heroes é algo realmente muito fácil: para todos os personagens normalmente jogáveis (ou seja, exceto Thanos, Doctor Doom e Anita), basta usar o comando abaixo:

Baixo, trás + dois botões de soco (Arcade Stick QCB + Soco x2)

Se você executar o descrito acima de forma correta, a gema que está mais à esquerda da tela (para o Player 1 ou Player 2, tanto faz) será consumida, ativará-se uma animação inconfundível no lutador e garantir-se-á um poder extra ao mesmo.

Só dá para usar uma Gem por vez e elas usam as cores originais da Marvel, ou seja antes do relançamento em 2017 (saiba mais na próxima sessão).

Mas é só isso? Não, só se você quiser jogar feito um babuíno. A verdade é que não apenas cada gema dá um tipo de poder a mais ao lutador, mas algumas tem efeito extra quando usadas por determinados personagens.

Os poderes de cada Joia do Infinito e com quais personagens cada uma delas funciona melhor estão descritos no nosso post que ensina as dicas e trapaças do Marvel Super Heroes. Vale a pena dar uma olhada para otimizar o seu desempenho nas partidas, porrando assim o CPU e os seus amigos com mais eficiência ou humilhando-os com mais facilidade. Ou perder menos feio também, pode ser.

Outra coisa que vale a pena dar uma fragada é na nossa lista de golpes do Marvel Super Heroes, onde você pode aprender os outros comandos do jogo, inclusive como usar as Joias do Infinito com o Thanos.

É só isso mesmo. Espero que ajude!

Mais informações sobre Joias do Infinito

Abaixo, vou meter mais informações sobre as Gems, como descrição e efeito sobre os personagens, só pra encher linguiça deixar o post mais completinho. Vou atualizando esta sessão aos poucos.

Note que o Marvel Super Heroes usa as cores originais da jóias, as quais eram representadas nos quadrinhos de 1972 a 2016. Desde 2017, com o Marvel Legacy, um relançamento total da linha da editora, estas mudaram.

Space (Espaço)

A Joia do Espaço garante uma super armadura ao lutador, o que garante uma defesa melhor por um curto período de tempo. Dependendo do personagem, ele ainda poderá ser arremessado para um combo ou ficar parado depois de levar um ataque.

Funciona melhor com: Magneto e Juggernaut.

Cor: Púrpura.

Mind (Mente)

A Mind Gem permite ao personagem aumentar o seu medidor de super (o Infinity Meter) por um breve período de tempo. É interessante usar isto com os Super Combos, visto que estes golpes podem consumir até duas vezes o super.

Esta joia só dropa normalmente no PvP (um jogador contra o outro). No single player, ela fica em posse do Thanos e é usada sempre por último pelo vilão.

Cor: era para ser azul, mas no jogo é meio lilás.

Soul (Alma)

A Jóia da Alma permite ao personagem a recuperar vida, o que efetivamente garante uma maior vitalidade em um curto período de tempo. Se o lutador não levar porrada enquanto usa a gema, ele irá recuperar de 8 a 10% de energia.

Funciona melhor com: Iron Man.

Cor: verde.

Time (Tempo)

Esta joia garante um aumento de velocidade ao lutador em um curto período de tempo. Facilita bastante conectar uns combos no oponente e até fazer misturas que não são possíveis na velocidade normal. A velocidade extra dá um efeito plástico muito bacana aos golpes.

Funciona melhor com: Hulk.

Cor: vermelha.

Reality (Realidade)

A Reality Gem permite que o personagem conjure elementos para aparecer na tela indo pra cima do personagem por um curto período de tempo. Esferas elétricas, fincos de gelo e bolas de fogo aparecem ao pressionar um botão.

Funciona melhor com: Blackheart.

Cor: era para ser amarela, mas no jogo é laranja.

Power (Poder)

Esta gema dá um power-up ao personagem, aumentando seu poder e potencial de tontear o inimigo por um breve período de tempo. Dependendo do lutador, ele pode infligir de 2 a 4 vezes mais dano.

Funciona melhor com: Wolverine, Spider-Man, Psylocke e Captain America.

Cor: era para ser roxa, mas no jogo é um roxo avermelhado.


Personagens

Todas as gemas tem o mesmo efeito (igual taxa de cura da Joia da Alma) em personagens diferentes, enquanto outros apresentam uma leve distinção que às vezes nem é observada.

Hulk

  • Power: aumenta o potencial de dano comparável ao do Juggernaut e a chance de tontear o oponente;
  • Reality: ataque elemental que é bom para combinar com o Gamma Charge para causar inflingir mais dano;
  • Space: aumenta a defesa e impede que o Hulk seja arremessado ou derrubado por ataques;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: Aumenta a velocidade, o que pode ser útil para o Hulk, diminuindo o tempo de recuperação de seus golpes;
  • Mind: Aumenta o super. Hulk tem no máximo três medidores, mas apenas um golpe super (Gamma Crush). É útil para o Infinity Counter (Gamma Charge) e lançar um combo em seguida.

Lembrando que a Joia do Tempo (Gem Time) é a que funciona melhor com o Hulk.

Wolverine

  • Power: ativa o Berserker Rage, algo que foi introduzido pela primeira vez no X-Men: Children of the Atom e ativa umas sombras que seguem o Wolverine e repetem seus golpes. Aumenta o dano do personagem;
  • Reality: ativa ataques elementais. Alguns elementos podem cancelar golpes se em efeito (Weapon X);
  • Space: aumenta a defesa. O Wolverine ainda poderá ser arremessado pelo oponente, mas não vai ser nocauteado por seu ataque;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: aumenta a velocidade de Logan. Apesar de não ter o mesmo efeito do Berserker Rage, tem o mesmo potencial para combos e ataques aéreos;
  • Mind: aumenta o super medidor. Wolverine tem um máximo de três medidores e tem dois supers (Berserker Barrage X e Weapon X). Embora este x-man possa encher rápido o super, é sempre útil ter eles completos para usar o Infinity Counter (Drill Claw).

A Gema do Poder (Power Gem) é a que funciona melhor com o Wolverine.

Spider-Man

  • Power: ativa uma trilha de sombras que aparecem atrás do oponente tipo a Dark Force da Morrigan em Vampire Savior que aumentam o dano, combos e a chance de tontear o inimigo;
  • Reality: ativa ataques elementais que são bons para fazer armadilhas e meter mais dano;
  • Space: aumenta a defesa. O Aranha ainda poderá ser arremessado pelo oponente, mas não vai ser nocauteado por seu ataque;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: aumenta a velocidade, sendo um modo mais rápido de fazer ataques aéreos, infinites e resets com Web Ball;
  • Mind: aumenta o super medidor. O Spider-Man tem um máximo de três medidores e apenas um super (Maximum Spider). Como ele também pode encher bem rápido o super, esta jóia talvez não muito importante, mas o seu Counter Infinity (Spider Sting), pode ser útil.

A Gema do Poder (Power Gem) é a que funciona melhor com o Cabeça de Teia.

Magneto

  • Power: aumenta o dano e o potencial de tontear o inimigo;
  • Reality: ativa ataques elementais que são bons para fazer armadilhas, combos rápidos aéreos e finalizadores com EM Disruptor para meter mais dano;
  • Space: ativa um campo de força que impede qualquer ataque de penetrar por um tempo, exceto o HP do Blackheart e o Chaos Dimension do Shuma-Gorath;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: aumenta a velocidade, recomendado para ataques e combos aéreos, e também para usar o EM Distuptor e Hypertron que têm tempo de recuperação maior;
  • Mind: aumenta o super medidor. Magneto tem um máximo de três medidores e apenas dois supers (Magnetic Shockwave, Magnetic Tempest). O Infinity Counter é o EM Disruptor e não é nada mal a médias distâncias.

A Gema do Espaço (Space Gem) é a que funciona melhor com o Magneto.

Juggernaut

  • Power: aumenta o dano e o potencial de tontear o inimigo. Um dos danos mais altos do jogo se combinado com o seu Power Up que pode ser uma força com isso;
  • Reality: conjura ataques elementais bons para combinar com o Juggernaut Punch;
  • Space: ativa a sua Hyper Armor e impede que seja arremessado. Alguns ataques que ele receber não vão nem arranhar a energia;
  • Soul: aumenta a vitalidade. Pode ser útil, visto que ele tem ótima defesa;
  • Time: aumenta a velocidade, o que pode compensar a falta de velocidade de Juggernaut;
  • Mind: aumenta o super medidor. Juggernaut tem um máximo de dois medidores e apenas um super (Juggernaut Headcrush). Com essa joia em efeito, ele pode fazer três Headcrushes se feito no tempo certo (tem que começar com o medidor cheio primeiro). O seu Infinity Counter inflige muito dano como contra-ataque.

A Gema do Espaço (Space Gem) é a que funciona melhor com o Juggernaut.

Iron Man

  • Power: aumenta o dano e o potencial de tontear o inimigo;
  • Reality: conjura ataques elementais bons para armadilhas ou combinações para tirar mais dano;
  • Space: aumenta a defesa. O Homem de Ferro ainda pode ser arremessado pelo oponente, mas não nocauteado de seus ataques;
  • Soul: aumenta a vitalidade. Se o Iron Man acertar o oponente, este será eletrocutado e perder um pouco do seu medidor de super, o que trará um pouco de energia pro Tony Stark, além da vida que ele recupera regularmente ao usar esta gema;
  • Time: aumenta a velocidade, recomendado para ataques e combos rápidos aéreos;
  • Mind: aumenta o medidor de super. O Iron Man tem um máximo de dois medidores e apenas um super (Proton Cannon). Quase não vale a pena desperdiçar a gema, a não ser com o seu Infinity Counter (Repulsor Blast), e, assim como Hulk, dá para lançar o seu combo daí.

A Gema da Alma (Soul Gem) é a que funciona melhor com o Iron Man.

Psylocke

  • Power: ativa o Ninjutu, duas duplicatas gostosas da gostosa que ficam à frente e atrás dela;
  • Reality: conjura ataques elementais que tem potencial de tontear o inimigo se usado com o os golpes Psi-Malestrom ou o Kouchou Gakure da Psylocke;
  • Space: aumenta a defesa. A heroína ainda pode ser arremessada pelo oponente, mas não será nocauteada de seus ataques;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: aumenta a velocidade, recomendado para combos no solo ou aéreos;
  • Mind: aumenta o medidor de super. A Psylocke tem um máximo de dois medidores e três supers (Psi-Thrust, Psi-Maelstrom e Kouchou Gakure). Se conseguir fazer certo, dá para meter até três Psi-Maelstrom contra o inimigo nos cantos da fase. Além disso, seu Infinity Counter (Psi-Blade) não é nada mal.

A Gema do Poder (Power Gem) é a que funciona melhor com a linda Psylocke.

Captain America

  • Power: aumenta o dano, faz com que o Shield Slash tenha o efeito de trilha, o Stars & Stripes faz múltiplos its e tem mais animações (como um mini-Super);
  • Reality: conjura ataques elementais. Alguns elementos podem cancelar golpes se estiverem em efeito (Final Justice);
  • Space: aumenta a defesa, embora o Captain America ainda possa ser derrubado ou arremessado pelo oponente;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: aumenta a velocidade e faz os ataques do herói terem um tempo de recuperação maior, o que deixam ele mais perigoso;
  • Mind: aumenta o medidor de super. O Capitão América tem um máximo de dois medidores e apenas um Super (Final Justice). Como não dá para conectar, o seu Infinity Counter (Stars & Stripes) tem verticalidade baixa e deve ser usado apenas em curta distância.

A Gema do Poder (Power Gem) é a que funciona melhor com o Capitão América.

Shuma-Gorath

  • Power: aumenta o dano e a capacidade de tontear;
  • Reality: conjura ataques elementais. Bom para armadilhas para lançar combinações para infligir mais dano;
  • Space: aumenta a defesa, embora o Captain America ainda possa ser derrubado ou arremessado pelo oponente;
  • Soul: aumenta a vitalidade. Muito útil se em efeito com o seu arremesso K visto que isto drena energia também;
  • Time: aumenta a velocidade e faz os ataques transformarem o oponente em pedra;
  • Mind: aumenta o medidor de super. Shuma-Gorath tem um máximo de um medidor e apenas um Super (Chaos Dimension), mas, com essa gema em efeito, ele pode fazer 2 Chaos Dimensions se o tempo for certo. Como ele tem apenas um medidor, o seu Infinity Counter (Mystic Smash) só vale para fazer uns nocautes baratos.

A Gema do Tempo (Time Gem) é a que funciona melhor com o Shuma-Gorath.

Blackheart

  • Power: aumenta o dano e a capacidade de tontear. Os seus demônios (chute e soco fortes) infligem dano chip e fazem a tela piscar em vermelho todas as vezes que atingem o oponente, mesmo que ele esteja bloqueando;
  • Reality: conjura ataques elementais de um ataque, ganha invisibilidade temporária e aumenta potencial de tontear;
  • Space: aumenta a defesa, embora o Blackheart ainda possa ser derrubado ou arremessado pelo oponente;
  • Soul: aumenta a vitalidade;
  • Time: aumenta a velocidade e é ótima para encurralar o inimigo, atacando com os demônios e acumulando o super mais rápido desta forma.
  • Mind: aumenta o medidor de super. O Blackheart tem um máximo de um medidor, mas tem dois supers (Armageddon e Heart of Darkness), mas, com essa gema em efeito, ele pode fazer 2 Heart of Darkness se o tempo for certo. Como o seu Infinity Counter (Inferno) tem um slowdown massivo e é ruim, não vale a pena desperdiçar o super com isso, até mesmo com esta gema em efeito.

A Gema da Realidade (Reality Gem) é a que funciona melhor com o Blackheart.

Mais Marvel

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!