X-Men

6 de janeiro de 2021

X-Men (エックス・メン) é um jogo de luta estilo beat ’em up com rolagem lateral baseado nos personagens da Marvel de mesmo nome. Foi desenvolvido e lançado pela Konami em abril de 1992, originalmente aos fliperamas.

Em X-Men, cada um dos jogadores podem escolher um dos seis super-heróis jogáveis para derrotar seu inimigo, Magneto, e salvar o Professor X. Os designs dos personagens são baseados no piloto de uma série de desenhos de 1989 chamada X-Men: Pryde of the X-Men.

Demorou, mas o X-Men da Konami foi eventualmente portado para outros sistemas, ganhando versões para PlayStation 3 (14 de Dezembro 2010), Xbox 360 (15 de dezembro de 2010), Android (1 de junho de 2011) e iOS (1 de junho de 2011).

Vídeo

Acima, temos uma jogatina do X-Men que o mostra sendo completamente detonado. Foi feito, comentado e publicado pelo canal Defenestrando Jogos, tem mais de uma hora de duração e é descontraído e informativo. Trata-se também da maior fonte de informações desta publicação.

Enredo

Wolverine, Tempestade, Colossus, Ciclope, Noturno e Cristal devem impedir o vilão Magneto de causar um grande estrago na civilização humana, lutando contra um exército de centenas de sentinelas, crocodilos mutantes, Reavers e supervilões, como Pyro, Blob, Wendigo, Nimrod, Rainha Branca, Fanático e Mística. Pra completar, Magneto sequestra o Professor X e Kitty Pryde, tornando a jornada também uma missão de resgate.

Gameplay

X-Men é um beat ’em up que permite até seis jogadores ao mesmo tempo, que podem ser o Wolverine, Tempestade, Colossus, Ciclope, Noturno ou a Cristal. Ao longo das suas fases, inimigos da Marvel e alguns exclusivos do jogo tentarão impedir os X-Men: desde mortais Sentinelas robóticos até tipos como o Fanático, Blob e Mística. Cada nível termina com uma batalha contra um poderoso personagem mutante maligno. Se os heróis sobreviverem aos vários asseclas de Magneto, acabarão enfrentando um confronto com o supervilão em pessoa.

Cada personagem se movimenta por oito direções e tem um botão de ataque, salto e de poder mutante único. Enquanto inflige um monte de dano sobre os inimigos, o uso deste poder remove 3 barras do medidor de vida dos jogadores (de um total de 10 barras). Normalmente, um personagem que cai abaixo de quatro pontos de vida não pode mais usar nenhum poder mutante, mas também é possível que estes obtenham poderes mutantes bônus que podem ser armazenados como itens. Na versão japonesa, os itens de energia são usados antes da saúde, e também existem power-ups e pacotes de saúde em todos os níveis.

O jogo tem seis estágios, com o final sendo o Asteroide M, a base de Magneto. Os mutantes derrotados dos níveis anteriores fazem uma aparição, embora de forma menos poderosa, antes do encontro final com o próprio Magneto. É um tipo de boss rush onde três deles vêm juntos para o combate.

Diferenças entre as versões japonesa e americana de 2 jogadores

  • A introdução das cutscenes e algumas das outras animações contêm legendas em japonês.
  • Durante o jogo, alguns sentinelas aparecem com uma coloração branca e rosa. Se derrotá-los, pode pegar um power-up de energia ou uma bola power-up mutante.
  • Sempre que acionar um ataque de poder mutante, você usará uma bola de poder antes de perder energia para usar outro ataque. Na versão dos USA, entretanto, se perde a energia primeiramente. A seguir, pode-se usar uma esfera de poder mutante.
  • Os estágios 1 e 4 na versão japonesa começam um pouco à frente da versão dos EUA.
  • O robô pterodáctilo, o chefão da metade do estágio 4, aparece muito mais cedo na versão japonesa.
  • A versão dos EUA têm a velha tela “Winners Don’t Use Drugs”, a qual só fala verdades.

Curiosidades

  • A Konami fez uma versão do jogo para seis jogadores utilizando duas telas em um gabinete de luxo.
  • Uma coisa útil sobre esta versão de 6 jogadores e a tela ser mais longa é que é melhor para desviar dos ataques inimigos já que há mais espaço de tela física para o campo de jogo. Isso faz algumas lutas mais fáceis, uma vez que você não está tentando ver os inimigos fora da tela com tanta frequência, e permitiu a Konami dar a sensação correta para as cutscenes, já que não precisavam “cortar” para os lados com as partes animadas.
  • Na tela de demonstração de Noturno, seu nome aparece escrito como “Nightcrowler”, mas o certo é “Nightcrawler”.
  • Embora Final Fight tenha se tornado o benchmark dos beat ’em ups quando foi lançado, o X-Men da Konami criou várias inovações para o gênero, incluindo a habilidade de bater em oponentes caídos para impedir que voltem a se levantar, o poder mutante que pode limpar a tela dos inimigos e a barra de vida dos jogadores, entre outras coisas. O game é lembrado com carinho por aqueles que o jogaram, por sua diversão, por ser viciante e seus gráficos super coloridos. No entanto, é também muito criticado pelo seu script trazer frases como “Eu sou Magneto, mestre do magnetismo”.
  • Bill Toups mantém recorde oficial deste jogo, com 830 pontos em 20 de abril de 1997. E continua sendo o grande campeão até hoje [1].
  • Uma maquina de X-Men aparece num filme de 1998 chamado The Replacement Killers (Assassinos Substitutos).
  • Esta era uma das máquinas que Michael Jackson possuía (Número de série: 1099L) e que foi vendida no leilão oficial do artista, a 24 de abril de 2009.
  • A King Records lançou um álbum com a trilha sonora, em edição limitada, deste jogo (Konami All Stars 1993 – KICA-9016, 9018) em 21 de dezembro de 1992.
  • Devido a certas questões, nos gabinetes para 2 e 4 jogadores, tinha a seleção de personagens, enquanto os gabinetes de 6 jogadores forçavam as seleções pelo controle que o jogador escolhia, algo que acontecia também em máquinas deluxe da Konami, como The Simpsons, Teenage Ninja Mutant Turtles e, se não muito me engano, Vendetta.

Screenshots

As screenshots são da versão de arcade do game, foram ampliadas e kibadas da Moby Games.

Referências e mais Marvel

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!