Dicas para o Shinobi III: Return of the Ninja Master

16 de fevereiro de 2021

Neste post, trazemos algumas dicas e informações do Shinobi III: Return of the Ninja Master que podem te ajudar a zerar este jogo de plataforma desenvolvido pela Sega e originalmente lançado para o Mega Drive em 22 de agosto de 1993.

O artigo reúne manhas – o que inclui trapaças, comandos, estratégias e detonados – de várias fontes, sendo a principal uma matéria publicada pela saudosa revista VideoGame, em sua edição de número 30, que contempla a versão de Mega/Genesis do Shinobi 3, mas os macetes provavelmente funcionam também nos relançamentos para iPhone, Linux, Mac, Nintendo 3DS, Wii e Windows.

Como o de costume, atualizarei esta publicação se ficar sabendo de mais alguma dica, e você pode ajudar contribuindo, corrigindo ou enviando suas dúvidas nos comentários.

Enfim, vamos ao que interessa:

Comandos

  • Salto duplo – Salte e, no meio do pulo, aperte o botão de saltar novamente.
  • Salto duplo com shurikens – Depois de um salto duplo, aperte o botão de ataque para uma chuva de 8 estrelinhas ninja (não aquelas feitas de Araldite).
  • Voadora – Salte e, na queda, pressione o direcional para baixo. Aperte o botão de ataque na hora do chute.
  • Pendurar-se nas vigas (no bom sentido, é claro) – Salte segurando o direcional para cima. Depois de se agarrar, Shinobi pode andar pelas vigas.
  • Escalar paredes – Salte pressionando o direcional para o lado da parede que você quer escalar e pressione o botão de Salto quando o ninja tocá-la. Repetindo o movimento, o protagonista pode subir paredes verticais.

Itens

  • Espada – Garante 4 shurikens.
  • Estrela – 20 shurikens.
  • Coração pequeno – Recarrega energia parcialmente.
  • Coração grande – Carrega toda a energia.
  • Rosto do ninja – Vida extra.

Magias

  • Higin – Shinobi explode e perde uma vida, mas, em compensação, destrói tudo o que está na tela (ou tira bastante energia de algum inimigo mais forte).
  • Fushin – O ninja se transforma em vários, confundindo os adversários.
  • Ikazuchi – Um escudo protetor envolve o jogador, deixando-o invencível
  • Kariu – Uma terrível rajada de fogo varre a tela, tirando bastante energia do inimigo.

Invencibilidade

Na tela de título, selecione Options e depois Music. Daí, toque estas músicas na seguinte ordem: “HE RUNS”, “JAP ONES QUE”, “SHINOBI WALK”, “SAKURA e “GETUFU”. Se fizer certo, vai ficar invencível.

Shurikens infinitas

Defina o número de shurikens para 0 (zero) no Options. Daí, defina a opção para os efeitos sonoros como “Shuriken”. Selecione a opção “Shuriken” e deixe por lá até que o “0” mude para o símbolo de infinito (algo parecido com ∞).

Pontos de bônus

Caso você complete uma fase sem usar shurikens, irá ganhar 30.000 pontos de bônus.

Modo de 6 botões

Este truque torna possível jogar o Shinobi III: Return of the Ninja Master com o esquema de joystick de 6 botões. Esse modo permite que você use o ataque melee a qualquer momento, e não apenas só de perto ou quando ficar sem shurikens.

Para o procedimento, precisa-se de um controle de 6 botões conectado à porta 1 e qualquer controle comum na porta 2.

Selecione “Options” no menu principal. Normalmente, quando você está no Options, aparece “Options” no topo, com um S no final. Selecione Options, mas não entre ainda. No Controle 1, segure o botão Mode, e no Controle 2, pressione o direcional para cima e o botão C. Segurando todos esses botões, pressione Start no Controle 1. Você vai pro menu Options, mas só dirá “Option” na parte superior, sem um S. Isso significa que o modo de 6 botões está ativado.

Isso é o que cada botão faz neste modo: A bloqueia, B faz ataque corpo a corpo, C salta, X usa a magia Ninjitsu e Y e Z lançam Shurikens.

P.S.: me disseram que mesmo com o modo 6 botões ativado, se você der salto duplo e atacar de espada, o Shinobi vai lançar as estrelinhas ninjas.

Guia da VideoGame

Introdução

Um dos primeiros heróis do Mega Drive, o ninja Joe Musashi – também conhecido como Shinobi – volta a enfrentar Neo Zeed, seu arqui-inimigo desde o primeiro jogo, só que em um game muito mais emocionante. A Sega caprichou nesta terceira aventura, que conta com setes diferentes fases e novos movimentos acrobáticos do herói, e isso sem falar da variedade dos gráficos e cenários das fases. Shinobi agora pode escalar paredes, correr e dar voadoras. Como se não bastasse, o herói conta ainda com um novo aliado, o cavalo, e uma prancha a jato radical.

Round 1

Fique junto ao inimigo. Quando ele levantar a espada para atirar, salte, mandando shurikens quando cair (ou meta uma voadora antes de cair para economizar estrelinha, como na screen abaixo). Fique atento para saltar de novo, quando a rajada de fogo voltar.

Passe o abismo se pendurando…

… e use a técnica de escalar paredes para subir.

Chefão do Round 1

Fique atento ao som: quando ouvir uma explosão, dê um salto duplo. Você passa por cima do Boss. Fique olezando assim ele todas as vezes que ele for tentar fazer uma carreira em tu.

Agora, vá de encontro a ele, esperando que abra a guarda para meter shurikens, usar a espada ou dar uma voadora (como na screen abaixo). Repita o procedimento até matá-lo:

Round 2

Com o cavalo, fique esperto com os ninjas e com os obstáculos. Prefira o canto esquerdo da tela para seguir. É mais fácil sacar quando vem um obstáculo:

No elevador, salte para detonar os ninjas antes da plataforma chegar no mesmo nível.

Fique ligado para não ser esmagado. Saia do elevador, salte e pegue-o mais acima:

Chefão do Round 2

Primeiro, acerte-o com shurikens (ou com voadoras, se conseguir). Fique atento para destruir as bombas que ele deixa no ar.

Cuidado, pois ele volta poderoso e atirando. Neste ponto, apenas desvie:

Quando ele voltar ao normal, lance mais shurikens. Usar qualquer magia ajuda a acabar com o chefão mais rápido.

Round 3

Destrua os cérebros assim que saírem das máquinas. Seja rápido, usando voadoras ou golpes de espada:

Muita atenção com as esteiras rolantes. Aqui, o caminho é para cima. Escale a parede:

Detone os cérebros com shurikens. A dica é ser mais rápido do que eles:

Fique ligado: ser preso pelos monstros significa virar alvo fácil para o feioso do fundo. Desvie deles e da mira!

Chefão do Round 3

Esse cara é fogo. O jeito é escapar de sua mão saltando e dos seus ataques, tiro e investidas, com saltos duplos. Envie shurikens sempre e abuse das magias. A mais eficiente aqui é a HIJIN, embora ela sacrifique uma vida do jogador…

Round 4

Agora, com uma prancha bem radical, abuse dos shurikens para acabar com os ninjas. Use as rampas para pegar itens.

O primeiro inimigo maior é fácil. Meta shurikens sempre e fique atento às bombas que ele atira:

Aqui, acabe com os morcegos antes de subir:

Chefão do Round 4

O primeiro robô vai ser fácil. É só mandar shurikens rapidamente:

Lance shurikens no canhão e depois no braço móvel:

Round 5

Cuidado com os tanques explosivos. Na saída destes, use uma voadora para atingir os inimigos que estão esperando logo abaixo.

Para detonar este pentelho, abuse dos shurikens. Use o salto duplo para escapar dos tiros e das investidas:

Nesta sequência de canos, a dica é explodir as bombas para abrir passagens:

Chefão do Round 5

Esse cara que parece um Mechagodzilla vai dar trabalho. Primeiro, acerte sua cabeça com shurikens. Fique atento aos tiros e bombas que caem do alto. Novamente, uma magia vai bem para acabar com esse mestre.

Round 6

No desfiladeiro, a dica é ficar ligado na hora de saltar de uma pedra para a outra.

Detone o inimigo alado com shurikens, mas só quando ele estiver inteiro. Escape dele com saltos duplos, prestando atenção para não cair fora da pedra de apoio:

Labirinto do Round 6

Este labirinto é de amargar. Mas aí estão as portas certas. Acompanhe:

Chefão do Round 6

Agora, é preciso cuidado. Dois inimigos vão aparecer, mas só um é o certo. Detone-o com voadoras. Note que acertar o errado significa perder energia e, má notícia: não dá para sacar antes qual é o certo. É só na tentativa e erro:

Round 7

Cuidado ao andar pendurado pela nave. A dica é só ter atenção:

Atenção nos elevadores. Salte na hora exata para escapar:

Aqui, salte e pendure-se no teto. Se cair, adeus…

Chefão do Round 7

Seu último inimigo é este robô. Abuse das magias e acerte-o com shurikens e voadoras, mas só quando ele estiver com a guarda aberta. Escape das voadoras dele com saltos e dos tiros com saltos duplos:

Scans originais

Esta sessão foi feita com base na matéria sobre o Shinobi III que saiu na revista VideoGame #30 (setembro de 1993, páginas 32 a 34), como dito acima. Fiz algumas adaptações, mas, tirando as screens, é praticamente a mesma coisa. Abaixo, tem os scans das páginas originais para você dar uma curiada e matar a saudade desta época:

FAQ by KageKaze

Abaixo, segue um FAQ do Shinobi 3 feito por um gringo que se identifica como KageKaze. É curtinho e está em inglês, mas pode dar mais informações sobre os golpes e liberar outras curiosidades que podem te interessar:

   GENESIS - USA
           PLATFORM - 1 PLAYER

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                        Return  of  the  Ninja  Master




Shinobi 3 move list by KageKaze
http://pages.prodigy.net/guyver_3/index.html
<Guyver_3@Prodigy.net>

Release 1 (4/6/99)
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TABLE OF CONTENTS:

  1.  Words from the Author
  2.  Ninjitsu Skills
  3.  Shinobi's Moves
  4.  Copyright Information

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WORDS FROM THE AUTHOR:

What can I say...  except, I love this game.  One of the few platform action
games that I can pick up and play over and over again.  Sometimes I just
turn it on long enough to blaze though the first level(s) simply because I
love the versatility of Ninja Master Shinobi.  One of my favorite parts of
this game is that Shinobi is basicly a walking weapon.  There have been days
that I wanted to record my progress in Shinobi and show it to people simply
because it looked very cool.  I could basicly blaze through the first few
levels very fast and make it look very cool.  I take every oppertunity to
do any cool moves that I can, trying to play Shinobi like the Ninja Master
he is.  And for those of you who might be thinking I'm probably one of the
better gaming guru's, DONT!  I'm pretty good, allright, but minor leauge
compared to other people I've seen, and I'll be the first to tell you that,
hehe.

Okay, this game probably didn't need a move list, but I simply enjoy the
game so much I couldn't resist.  Becides, not everyone knows exactly what
Shinobi can do in this version of the game, right?  So basicly, just think
of this as a quick referance to the skills your Ninja Master has available.


Might as well tell you exactly why I like this game...  if you actually
read this, I thank you very much and hope that I might actually hear from
you.  Anyway, here it goes...  Shinobi has a limited number of Shurikens
that allow him to kill at a distance, but if you play it right it won't be
the way you kill most of your opponents.  Moves like the Jump Kick and the
Dashing Sword (which lets you go through projectiles while you're jumping
into the swing) let you take out your opponents in more creative ways and
it doesn't cost you any ammo at all.  You can basicly dash through entire
levels with just these two attacks and all you'll really need is timing.
Not only that, but you've also got Ninjitsu wich really helps out alot.
I suppose I just can't explaine it, but being able to jump up off a rope,
bounce off a wall, then dash sword open a box containing a 1up just makes
me feel good.  It looks so seemless, none of Shinobi's moves look "forced"
on him.  I suppose the only other way I can put it is that Shinobi has
special moves that aren't overly "Special" (i.e. Shinobi has yet to fire
energy bolts from his hands, mind you, I have NOTHING against Ryu and Ken
^_^)  Becides, how many Ninjas do you know who ride horseback and on Jet
Powered Surf boards?  hehe.  Well I won't bother you anymore with my endless
ranting and bothersome explinations.  On now to the FAQ and thank you very
very much if you did bother to read this.
</needless explination>

PS>  The above 'needless explination' is an HTML coding joke.
       So I'm not very funny.  =Þ

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NINJITSU SKILLS:

Jitsu of Ikazuchi  --  Invulnerability
(Jitsu of Thunder)

Jitsu of Kariu     --  Fire Dragon Attack

Jitsu of Fushin    --  Increases jump height

Jitsu of Mijin     --  Sacrifice (spare) life for ultimate damage

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SHINOBI'S MOVES:

(Standard Moves)
Dash            --  Forward, Forward
Throw Shuriken  --  Attack at distance
Katana          --  Attack near opponent
Dashing Sword   --  Dash then attack
Jump Kick       --  Jump then press Down and Attack
Wall Jump       --  Jump at wall, press towards the wall, then push jump
Grab rope/rail  --  Hold Up while jumping
Double Jump     --  Push jump again when at peak of jump
Shuriken Sweep  --  Double Jump then press attack (uses 8 shurikens)
Block           --  Hold attack button

   When on Horseback or on the Surfboard, the only move available is the
   Jump Kick, which will be modified depending on which you are on.

----------------------------------------------------------------------------

COPYRIGHT INFORMATION--

This FAQ is Copyright KageKaze (Troy Ludwig), this document may be
reproduced as long as no information is changed or edited in any way.
The only thing I ask from any webmasters or publishers is to please
notify me if this FAQ is used on their forum. (web page, article,
etc..)

Shinobi III detonado em vídeo

Para deixar o post mais completo, meti também o longplay do Shinobi III: Return of the Ninja Master feito pelo canal World of Longplays. Além de trazer nostalgia, este vídeo pode te mostrar como vencer alguma parte deste difícil jogo (ou ele todo):

Obter o Shinobi III: Return of the Ninja Master

Atualmente, pode-se facilmente obter o Shinobi III: Return of the Ninja Master no Steam para Windows, Mac e Linux. É parte do SEGA Mega Drive and Genesis Classics e, se for como os outros jogos deste pacote, é exatamente o jogo original, só que compatível com PC (o que significa que as dicas deste post devem funcionar perfeitamente).

Mais Shinobi

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