Dicas e trapaças do Bio Menace

Dicas, trapaças e detonados do Bio Menace, um jogo de plataforma de 93 tipo Duke Nukem e Commander Keen. Tem invencibilidade, habilidades especiais, manhas pra ganhar granada e munição, debug mode etc.

4 de setembro de 2021

Neste post, reúno algumas dicas e trapaças do Bio Menace, um jogo de plataforma de 1993 construído sobre o engine da série Commander Keen e inspirado nos run and gun do Cuck Duke Nukem antes dele protagonizar seu clássico FPS de 1996.

As manhas consistem em invencibilidade (god mode), ganhar um monte de munição e granadas, debug mode, liberar um grande raio de plasma, arrumar um escudo protetor e lançar bolas de fogo. De bônus, meti também uns vídeos que mostram o jogo sendo detonado.

Como sempre, na medida em que eu descobrir mais macetes, complemento o post aqui. Inclusive, você pode ajudar, enviando suas complementações, correções e dúvidas nos comentários.

Mas, agora vamos ao que interessa:

Debug Mode

Se você tiver a versão freeware do Bio Menace da 3D Realms (deve funcionar na do GOG/Steam também), dá para ativar um modo de depuração (debug mode) que permite ativar certos efeitos — alguns interessantes, outros nem tanto.

Primeiro, pressione as teclas C + O + D para abrir uma janela dizendo “CODE:”. Daí, entre com o código 91827. Em seguida, pressione J + I + M + Barra de Espaço ao mesmo tempo. Se fizer certo a mensagem “Debug keys active!” deve ser exibida.

Em seguida, escolha o efeito desejado e digite o código (combinação de teclas) correspondente de acordo com a tabela abaixo:

EfeitoCódigo
Ativa/desativa contagem de objetosF10 + C
Adiciona VBLs (Vertical Blanking Loop?) extrasF10 + V
Muda a cor da bordaF10 + B
Exibe uso de memóriaF10 + M
Termina a fase (vai executar TED5 se rodar do TED5)F10 + E
Itens grátis: 90 balas, um pente, 99 granadas verdes, 99 chaves, 99 cartões de acessos, todos os fragmentos de cristal, todos itens e uma vidinha extra. Esse macete não exibe mensagem na tela.F10 + I
Liga ou desliga o modo deus (invencibilidade)F10 + G
Trapaça de salto (no modo limitado ‘Keen Dreams’)F10 + J
Permite atravessar as paradasF10 + N
Pausar o jogo (ao contrário da tecla Pause, não exibe mensagem nem deixa a música tocando)F10 + P
Mostra passagem secretaF10 + Y
Câmera lentaF10 + S
Teste de sprites/informação de tiles (se as setinhas pra esquerda e direita para ver todos os tiles ou sprites).F10 + T
Suicídio (Só funciona se o modo deus estiver desligado)F10 + Z
Troca para alguma faseF10 + W
Grava uma demo (ou se gravando uma demo, a salva)F10 + D

Teclas de trapaça

Pressione as teclas C + A + T simultaneamente para obter 99 de munição, 99 granadas e a metralhadora.

Habilidades especiais

Tem como ativar umas manobras/poderes especiais durante uma partida de Bio Menace realizando determinados movimentos:

  • Escudo defletor de elétrons que inflige dano aos inimigos– Mova pra trás e pra frente (direita ↔ esquerda) várias vezes (umas seis ou sete devem bastar) e pressione Salto.
  • Fireballs – Mova para trás e pra frente (esquerda ↔ direita) varias vezes e pressione Tiro. Você vai levar dano, mas seus inimigos levarão mais.
  • God mode – Aperte , segure por dois ou três segundos e daí pressione . Você vai ficar invencível por alguns momentos.
  • Super Plasma Bolt – Aperte , segure por dois ou três segundos até escutar “Charge up”, daí pressione Tiro. Isto vai te custar um hit, mas os resultados deverão valer a pena.

Detonados

Como sabemos, o Bio Menace é dividido em três episódios, com alguns dizendo inclusive que trata-se de uma trilogia. Seja qual for o caso, arrumei playthroughs de cada um dos episódios do jogo pra gente assistir, matar a saudade e talvez tirar umas dicas de como passar de alguma parte, e tal.

Episode One: Dr. Mangle’s Lab:

Episode Two: The Hidden Lab (no Hard):

Episode Three: Master Chain (no Hard):

Mais plataforma

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!