Far Cry 3

Far Cry 3 é um FPS de 2012 que se passa num mundo aberto de uma ilha sem lei dominada pela violência e sofrimento humano, de onde só se escapa pelas drogas ou pelo cano de uma arma.

7 de setembro de 2021

Far Cry 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa open world que se passa em as fictícias ilhas Rook, um arquipélago tropical que pode ser explorado livremente pelos jogadores, e apresenta gameplay orientada ao combate e exploração. Foi desenvolvido pela Ubisoft Montreal e lançado originalmente em 29 de novembro de 2012.

O enredo de Far Cry 3 segue Jason Brody, quem, depois de suas férias darem errado, deve salvar seus amigos, que foram sequestrados por piratas, e escapar da ilha e de seus habitantes sociopatas.

Publicado pela própria Ubisoft e disponibilizado para Windows, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One, o Far Cry 3 foi muito bem recebido pela crítica e pelo mercado. Atualmente, no Steam, conta com dezenas de milhares de avaliações muito positivas.

O grande sucesso do game justificou uma expansão standalone, Far Cry 3: Blood Dragon (2013), uma sequência direta, Far Cry 4 (2014), e um relançamento para PS4 e Xbox One em junho de 2018. Dom Peppiatt, da GamesRadar, afirmou que Far Cry 3 e sua expansão Blood Dragon ajudaram a cimentar o domínio da Ubisoft nos jogos de tiro em primeira pessoa de mundo aberto e sua posição como desenvolvedora e publisher.

Vídeos

Acima, temos o trailer de revelação do game.

Já o vídeo anterior é o trailer norte-americano de história do Far Cry 3.

Sinopse

Além dos limites da civilização existe uma ilha, uma terra sem lei dominada pela violência e sofrimento humano, de onde só se escapa pelas drogas ou pelo cano de uma arma. É aqui que você está, encalhado num lugar que esqueceu o certo do errado, um local onde se deve viver de acordo com os princípios da violência para sobreviver. Descubra os segredos cruéis da ilha e leve a luta até o inimigo. Improvise e use o ambiente a seu favor. Seja mais inteligente que os habitantes impiedosos e transtornados e tome cuidado com a beleza e o mistério do local.

Precisa-se mais do que sorte para escapar com vida desta ilha cheia de insanidade.

Gameplay

Em Far Cry 3, um FPS que se passa em uma ilha dominada por mercenários e piratas, os jogadores podem usar uma variedade de armas para derrotar inimigos humanos e animais selvagens hostis, e encontram-se elementos de RPG, como árvores de habilidade e experiência.

Os jogadores interpretam Jason Brody e podem abordar missões e objetivos de várias maneiras: matando inimigos usando armas de fogo – como rifles de assalto, rifles de precisão, lançadores de granadas, lançadores de foguetes e explosivos como minas terrestres e granadas – ou furtivamente para evitar a atenção dos alvos. Por exemplo, os jogadores podem explorar o posto avançado de um inimigo usando uma câmera para marcar suas localizações ou atirar pedras para distraí-los. A abordagem stealth, que pode ser feita usando armas silenciadas e facas de combate, pode evitar que os inimigos disparem alarmes e chamar reforços.

Munição e armas adicionais podem ser obtidas de inimigos caídos, e dinheiro e itens também são coletados dessa forma, junto com muitos baús escondidos e itens colecionáveis ​​adicionais, como cartas de soldados caídos durante a Segunda Guerra Mundial e relíquias. As armas compradas podem ser readquiridas a qualquer momento sem um custo adicional da máquina de venda automática, mesmo quando foram perdidas ou trocadas durante uma missão. O armamento pode ser personalizado por meio de várias modificações, como miras sniper, mira laser, silenciadores e mais espaço para munição.

Habilidades são coletadas ganhando experiência ao completar missões e eliminar inimigos, e são desbloqueadas em três árvores temáticas como a Spider (Aranha), Heron (Garça) e Shark (Tubarão). Cada árvore atualiza diferentes aspectos das habilidades de Jason, com a Aranha atualizando suas habilidades furtivas e de e caça, o Tubarão atualizando suas capacidades de assalto e saúde, e Heron atualizando seus ataques de longo alcance e mobilidade. Conforme as habilidades são coletadas, uma tatuagem tribal no antebraço de Jason cresce de maneira correspondente.

As Rook Islands sào um mundo aberto no qual os jogadores podem explorar livremente. Jason pode viajar usando uma variedade de veículos, incluindo buggies, veículos off road, caminhões de carga, jet skis, barcos e asa delta. Mais tarde numa partida, aparece wingsuit que Jason pode usar. Ele também encontrará diferentes assentamentos amigáveis onde pode comprar armas e materiais e completar missões secundárias, que podem envolver desde caça a assassinatos.

Se Jason decidir ajudar os nativos, pode se infiltrar e assumir o controle de mais de 30 postos avançados. Uma vez que esses assentamentos são limpos, se tornam propriedade dos nativos e uma casa segura para viagens rápidas e compras é oferecida.

O arquipélago é habitado também por uma grande variedade de vida selvagem, incluindo leopardos e tubarões, e a inteligência artificial do jogo permite que a vida selvagem interaja entre si para simular um ecossistema realista. Cada animal e personagem tem um comportamento dinâmico, agindo independentemente das ações de Jason. Dessa forma, ele pode observar os animais atacando uns aos outros ou usar isso em sua vantagem para eliminar um grupo de inimigos. De mesma forma, os aldeões se moverão e conquistarão mais território de forma independente assim que Jason limpar um posto avançado.

Ao caçar diferentes animais e coletar seus cadáveres, jogadores ganham materiais necessários para craftar novos itens, como coldres para armas e bolsas de munição. Pode-se também acumular plantas verdes para produzir seringas, que curam Jason quando sua saúde se esgota durante o combate ou fornecem outras vantagens. Os jogadores podem escalar diferentes torres de rádio e remover seus misturadores, o que abre várias áreas do mapa, vários pontos de interesse são destacados, uma nova arma será desbloqueada o acesso a missões paralelas será liberado.

Como piratas controlam a ilha, os jogadores podem se infiltrar e liberar vários bases inimigas. Uma vez que um posto avançado é retomado, se torna uma base para os rebeldes que desbloqueia missões secundárias adicionais. Também se torna um local onde jogadores podem viajar rapidamente e negociar com os fornecedores. Um patch foi eventualmente lançado para permitir que os postos avançados sejam reiniciados.

Ao explorar o mundo do jogo, eventos inesperados podem ocorrer, como Jason ser atacado por animais selvagens ou patrulhas de piratas.  Os jogadores podem completar as missões Trials of the Rakyat, que são desafios de combate cronometrados, entrarem em diferentes minigames — incluindo pôquer, lançamento de faca e desafios de tiro — e reunir diferentes itens colecionáveis, como relíquias, cartas e cartões de memória.

Multiplayer

O Far Cry 3 apresenta um modo multiplayer cooperativo para quatro jogadores que se se passa seis meses antes dos eventos do game principal. O modo apresenta cinco classes diferentes: Warrior, Rusher, Deadeye, Saboteur ou Bodyguard, sendo que os loadouts e armas de cada classe podem ser personalizados. No modo multiplayer, os jogadores podem ativar o “grito de guerra”, que aumenta a saúde, precisão e velocidade de corrida do time.

O jogo inclui modos multiplayer competitivos, incluindo Team Deathmatch e Domination, em que duas equipes competem entre si para capturar pontos de controle. Há também Transmission, uma variante de Domination em que os pontos de controle são transmissores de rádio que mudam de localização. Em Firestorm, uma equipe precisa acender dois depósitos de combustível mantidos por outra equipe enquanto protege o seu próprio de ser incendiado.

Matar inimigos sucessivamente, reviver membros da equipe e utilizar o grito de guerra concede Team Support Points, os quais podem ser usados ​​para desbloquear vantagens como “gás psíquico”, que faz com que os inimigos alucinem. O Far Cry 3 também conta com um editor de mapas que permite criar e compartilhar conteúdo, personalizando paisagens e colocando edifícios, árvores, veículos e unidades controladas por IA.

A Massive Entertainment cuidou do multiplayer do Far Cry 3. De acordo com David Polfeldt, o diretor-gerente da Massive, a equipe esteve envolvida na fase inicial de desenvolvimento e a oportunidade ajudou a diversificar seu portfólio, já que a equipe tinha apenas experiência de trabalho em jogos de estratégia em tempo real como World in Conflict.

Magnus Jensen, o diretor criativo do multiplayer, afirmou que o multiplayer carrega o tema da insanidade do single player. Para conseguir isso, o modo competitivo permite aos jogadores usar elementos sobrenaturais para combater os inimigos, enquanto o cooperativo apresenta personagens que são “tão desequilibrados quanto qualquer um” do single player. O multiplayer também inclui elementos comumente encontrados em jogos independentes e sociais.

Apresentação

Far Cry 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa em mundo aberto ambientado em uma ilha diferente de qualquer outra. Um lugar onde senhores da guerra fortemente armados traficam escravos e forasteiros são caçados por resgate. Conforme você embarca em uma busca desesperada para resgatar seus amigos, percebe que a única maneira de escapar dessa escuridão… é abraçá-la.

Destaques

  • Use um arsenal de armas e explosivos, elimine adversários próximos com sua lâmina ou atire de longe em inimigos desavisados.
  • Explore uma ilha tão fascinante quanto diversa – desde montanhas até pântanos e praias de areia branca. Abra caminho do seu jeito pelas cidades, templos e portos da ilha e outros lugares.
  • Encontre um elenco diversificado e realista de personagens conforme se envolve nessa história profunda e enriquecedora, onde a moral é questionável, e praticamente se perdeu a esperança.
  • Desenvolvido por designers de jogo de alto nível, responsáveis por títulos como Assassin’s Creed II, Assassin’s Creed Brotherhood e World in Conflict.
  • Crie sua própria aventura FPS. Personalize suas armas, habilidades e abordagem para cada missão. Se prefere uma ação intensa run and gun, ataques furtivos ou sniper a longa distância, é tua escolha.
  • Encontre um elenco de personagens envolvente e perturbado enquanto faz uma jornada corajosa pelo lado negro da humanidade escrita por um vencedor do Writers Guild Award.
  • Jogue online e junte-se em uma campanha para quatro jogadores que desafia você a dar o seu melhor e trabalhar em conjunto para vencer. Experimente a ilha através dos olhos de uma tripulação rebelde em sua própria busca para sobreviver contra todas as probabilidades.
  • O multiplayer inovador recompensa a habilidade e esforço em equipe. Para subir de nível, os jogadores devem se ajudar reforçando com gritos de batalha, revivendo companheiros de equipe e chamando apoio. Após cada partida, têm-se a opção de punir ou mostrar misericórdia aos seus adversários de maneiras divertidas e distorcidas, coreografadas com cenas interativas.
  • O poderoso e fácil de usar Far Cry Map Editor está de volta, com recursos novos e aprimorados. Uma comunidade de criadores de mapas garante um fluxo constante de conteúdo totalmente novo, com o melhor sendo exibido para o mundo inteiro desfrutar. Usando as ferramentas incluídas, você também pode fazer mapas incríveis com rapidez e facilidade.

Enredo (com spoilers)

Jason Brody está de férias com um grupo de amigos nas Ilhas Rook, entre os oceanos Índico e Pacífico, comemorando a licença de piloto que seu irmão mais novo, Riley conseguiu, recebendo uma licença de piloto. Em uma viagem de paraquedismo, eles pousam em uma ilha que acaba sendo uma base pirata e são sequestrados por Vaas Montenegro, que planeja vendê-los como escravos.

Jason escapa com a ajuda de seu irmão mais velho Grant, que é morto por Vaas, e é resgatado por Dennis, um membro adotivo da tribo nativa Rakyat. Dennis reconhece o potencial de Jason como guerreiro e dá a ele o Tatau, as tatuagens de um guerreiro Rakyat. Jason então ajuda o Rakyat em uma série de missões que o levam a encontrar uma de suas amigas, Daisy, na casa do Dr. Earnhardt , um botânico que estuda a flora da ilha. Impressionado com a destreza de Jason, os Rakyat permitem que ele seja o segundo forasteiro (depois de Dennis, que é liberiano) a entrar em seu templo sagrado. Depois de devolver a Faca do Dragão (Dragon Knife), uma relíquia Rakyat, Jason é iniciado na tribo pela sacerdotisa Citra.

Jason empreende uma série de missões, durante as quais resgata sua namorada cativa Liza e seus amigos Keith e Oliver, ao mesmo tempo em que ajuda os Rakyat a retomar sua ilha com a ajuda do Dr. Earnhardt e do agente da CIA Willis Huntley. Depois de alguns embates com Vaas, Jason descobre que Vaas é irmão de Citra, e seus piratas são empregados por Hoyt Volker, um notório traficante de escravos e traficante de drogas sul-africano. Jason logo se torna um guerreiro habilidoso e temível e, reverenciado pelo Rakyat, começa a desfrutar de toda a matança enquanto fica mais distante de seus amigos. Depois que Citra pede a ele para ficar na ilha, Jason retorna à casa de Earnhardt e diz a seus amigos que vai ficar. Enquanto isso, Jason é estuprado por Citra depois que ela o droga e faz sexo com ele em uma alucinação.

Depois de se despedir de Liza e seus amigos, Jason, com a ajuda de Willis, segue para a base pirata de Vaas, quem parece estar comemorando a morte de Jason. Jason se aproveita disso, mas Vaas na verdade armou uma armadilha. Depois que Jason mata vários piratas e chega a um armazém, luta com Vaas, mas entra em um estado delirante, combatendo várias cópias do pirata em um sonho. Eventualmente, ele empala o Vass original no peito com a Dragon Knife antes de desmaiar. Jason acorda com Citra no templo Rakyat e promete matar Hoyt por ela.

Depois que Huntley o ajuda a chegar à ilha de Hoyt, Jason se infiltra no exército pessoal de Hoyt com a ajuda de Sam Becker, companheiro de Huntley. Durante esse tempo, Jason descobre que Riley está vivo e é prisioneiro de Hoyt. Riley é espancado por Jason para manter o estratagema, mas quando Becker faz o loop do vídeo, Jason se revela. Jason consegue a confiança de Hoyt, e, junto de Becker, planejam matar Hoyt numa partida de pôquer. No entanto, quando se sentam para jogar, Hoyt os expõe tendo visto através do vídeo em loop que Becker fez, esfaqueando Becker fatalmente na garganta. Jason mata Hoyt e seus homens em uma luta de facas, perdendo meio dedo no processo, e resgata Riley, mas não antes de receber uma ligação de Liza rapidamente cortada.

Jason e Riley voam para a casa de Earnhardt para encontrá-lo em chamas: o médico moribundo diz  que a casa foi atacada pelos Rakyat, que capturaram os amigos de Jason, quem confronta Citra no templo Rakyat, mas ela o droga e captura Riley. Citra diz a Jason que ela se apaixonou por ele, acreditando que Jason é um poderoso guerreiro da lenda Rakyat, e que ela o libertará. Ele começa a sonhar em trilhar um caminho de fogo com a Dragon Knife, com Liza aparecendo como um monstro em seu sonho. Ele acorda segurando Liza na ponta da faca com a Dragon Knife e tem a escolha de salvar seus amigos ou aliar-se a Citra, após matá-los.

Ao libertar seus amigos, Jason deixaa ilha, apesar de Citra implorar para que fique. Um Dennis indignado tenta esfaquear Jason, mas acerta Citra quando ela pula na frente. Ela declara seu amor por Jason enquanto morre em seus braços. Jason e seus amigos então deixam a ilha de barco, com ele narrando que, apesar de se tornar um monstro por causa de toda a matança, ainda acredita que em algum lugar em seu coração ele é melhor do que isso. O jogo termina com uma imagem estática do barco e da Dragon Knife na praia enquanto os créditos rolam.

Se Jason se aliar a Citra, os dois farão sexo em um ritual após Jason matar Liza. Depois, Citra esfaqueia Jason no peito, dizendo-lhe enquanto ele morre que seu filho levará o Rakyat à glória e que ele “venceu”.

Curiosidades

  • O Far Cry 3 foi construído sobre o engine Dunia 2, que é um fork que a Ubisoft fez do CryEngine.
  • Pelo que entendi, o jogo não foi um sucesso imediato no mercado. As pré-vendas ficaram abaixo das expectativas da Ubisoft. Entretanto, o eventual sucesso do Far Cry 3 ajudou a elevar o status da franquia, agora vista como uma série blockbuster com uma forte identidade. 
  • Nos EUA, o FPS foi o sexto game mais vendido de acordo com o NPD Group. Foi também o segundo maior lançamento na região em dezembro. Em janeiro de 2013, se tornou o segundo jogo mais vendido, atrás de Black Ops II. No Reino Unido, foi o nono maior lançamento de 2012. Em sua semana de lançamento, tornou-se o segundo jogo mais vendido no varejo, atrás apenas de Call of Duty: Black Ops IIFar Cry 3 mais tarde derrubou Black Ops II como o jogo mais vendido da semana durante o Natal. Mais de 4,5 milhões de cópias foram enviadas para varejistas em dezembro de 2012.
  • Em outubro de 2014, a Ubisoft anunciou que aproximadamente 10 milhões de cópias do jogo foram vendidas.
  • Muitos recursos do Far Cry 3, como a presença de torres e caça da vida selvagem, foram posteriormente usados em outros jogos da Ubisoft que não são da franquia Far Cry.

Prêmios

Como dito acima, o Far Cry 3 foi um grande sucesso de críticas. O jogo acabou inclusive sendo indicado a vários prêmios, ganhando vários deles. Abaixo, seguem algumas premiações em que o FPS participou:

  • 4Players – Best Graphics of the Year (2012).
  • GameSpy –  One of the Top 10 Games of the Year (2012).
  • GameStar (Alemanha) / GamePro (Alemanha) – Best PC Game of the Year (Votação dos Leitores) (2021), Best Shooter of the Year (Votação dos Leitores) (2012) e #2 Best Console Game of the Year (Votação dos Leitores) (2012).
  • A edição 01/2013 da revista PC Games (Alemanha) – #2 Game of the Year 2012 (junto com Dishonored e The Walking Dead), #3 Game of the Year 2012 (Votação dos Leitores), Single-Player Shooter of the Year 2012 (Votação dos Leitores) e #3 Multi-Player Shooter of the Year 2012 (Votação dos Leitores).
  • Steam Awards 2016 – indicado ao prêmio The ‘Villain Most In Need Of A Hug’.

Screenshots

Sobre o download

O Far Cry 3 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) no Steam e na loja da Ubi. O nosso link de download leva a esta versão.

Idiomas

  • Dublagem: inglês, alemão, francês, italiano, espanhol (Espanha), russo e japonês.
  • Interface: inglês, alemão, francês, italiano, espanhol (Espanha), português, polonês, dinamarquês, holandês, norueguês, sueco, checo, russo, japonês, coreano, chinês (simplificado) e chinês (tradicional).
  • Legendas: japonês, coreano, chinês (simplificado) e chinês (tradicional).

Requerimentos em sistema

Mais Far Cry 3 e FPS

Todos os posts relacionados a Tiro em primeira pessoa:
site ou autor do arquivo Ubisoft tamanho do arquivo 15 GB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!