Flight of the Amazon Queen

Flight of the Amazon Queen é um adventure de 95 inspirado em filmes de aventura dos anos 40 e em nomes clássicos do gênero, como Indiana Jones and the Last Crusade e Monkey Island. É grátis.

8 de setembro de 2021

Flight of the Amazon Queen é um adventure estilo point and click inspirado em filmes B do passado e em grandes nomes do gênero da LucasArts. Foi desenvolvido por Interactive Binary Illusions e lançado originalmente em outubro de 1985.

Publicado pela Renegade Software e disponibilizado para Amiga, MS-DOS, iOS, Android, Mac OS X e Windows, o Flight of the Amazon Queen foi geralmente bem recebido pela crítica e teve uma boa performance no mercado. Atualmente, conta com 4.1 de 5 estrelas nas avaliações gerais do GOG.

Vídeo

Acima, temos uma espécie de trailer da edição de 25º aniversário do Flight of the Amazon Queen.

Já o vídeo anterior mostra o jogo original sendo zerado do início ao fim. Ou seja, é um detonado que pode te ajudar a zerar o game. Tem quatro horas e 15 minutos de duração.

Sinopse

O ano é 1949. Joe King, um piloto de aluguel, recebe a tarefa de levar Faye Russell, uma famosa estrela de cinema, para a selva amazônica para uma sessão de fotos. Claro, as coisas nunca acontecem de acordo com os planos. Depois de uma infeliz reviravolta nos acontecimentos, eles se encontram presos no coração da selva, onde Joe embarcará em uma missão para resgatar uma princesa sequestrada e, no processo, encontrará um templo perigoso, temíveis guerreiros amazônicos e um poderoso cientista maluco. em conquistar o mundo!

Agora, cabe a Joe lidar com a ameaça iminente de dominação mundial. Se ele não conseguir, este vai ser o ultimo voo da Amazon Queen…

Gameplay

Em Flight of the Amazon Queen, um adventure point and click das antigas, o jogador controla Joe King quando o seu avião, carregando a atriz Faye Russell, cai em uma selva remota. Ele deve lutar em 100 telas de aventura e quebra-cabeças. 

O jogo é influenciado por filmes B antigos e exagerados, e os personagens são bastante estereotipados e cômicos. Além disso, consta que o Flight of the Amazon Queen também foi inspirado no Indiana Jones and the Last Crusade: The Graphic Adventure e na série Monkey Island, nomes antológicos da LucasArts.

Como padrão neste gênero, um conjunto de ícones na parte inferior da tela permite interagir com personagens e itens visíveis na área de visualização principal.

Destaques

  • Um adventure clássico baseado nos famosos filmes de aventura dos anos 40.
  • Mais de 100 locais exóticos para explorar e mais de 40 personagens selvagemente individuais para interagir.
  • Diálogos espirituosos, cheios de humor atrevido que farão você rir alto.
  • Atuação de voz completa, apresentando os talentos de Brad Lavelle, Tom Hill, Bill Hootkins, Enn Reitel, Penelope Keith, Jon Coleman, Debbie Arnold e muito mais.

Curiosidades

  • O Flight of the Amazon Queen foi criado sobre o engine JASPAR (“John And Steve’s Programmable Adventure Resource”).
  • Este jogo foi desenvolvido em cerca de três anos (um ano e meio antes de assinar o contrato de publicação com a Warner). Nos primeiros dias, era um produto de disquete Amiga que eventualmente se tornou um jogo em CD-ROM Amiga/PC de quatro idiomas com total atuação de voz. A maioria dos gráficos foram feitos usando Deluxe Paint IV rodando em um Amiga 1200 com uma placa aceleradora, porque o Amiga tinha a melhor versão do Deluxe Paint no momento.
  • Este adventure foi originalmente escrito em AMOS BASIC no Amiga, mas foi eventualmente convertido para C e posteriormente portado para PCs. As ferramentas para construir o jogo também foram escritas no AMOS. Existiam três ferramentas adicionais chamadas JOKER (construção de salas, layout de objetos e atores), ACE (editor de cenas) e DOG (editor de diálogos). O engine e as ferramentas foram escritos por John Passfield e Tony Ball converteu o motor JASPAR para PC.
  • Em 2004, o jogo foi relançado como freeware tornou-se freeware. O código-fonte foi gentilmente cedido à equipe da ScummVM, por John Passfield e Steve Stamatiadis (designers do Flight of the Amazon Queen) que o tornou totalmente compatível com seu engine. Essa versão freeware pode ser baixada no site do ScummVM.
  • O jogo também foi lançado em CD-ROM trazendo as atuações de voz completas.
  • Em 2009, a iPhSoft pegou o port gratuito do game para iPhone/iPod Touch da ScummVM e a modificou. Esta modificação foi vendida comercialmente no iTunes e descontinuada em meados de 2015, devido à falta de suporte para iOS 8 e superior.
  • Em 2013, o Flight of the Amazon Queen foi lançado como um download digital pronto para jogar em PCs modernos. Esta é a versão do game que temos para download.
  • Em março de 2016, a MojoTouch, trabalhando com John Passfield, o designer do jogo original, lançou a edição de 20º aniversário na App Store, Google Play e Amazon Appstore. Esta versão inclui renderização gráfica aprimorada, dublagem completa, nova interface de toque, salvamento automático, suporte multilíngue, menus de alta definição e material de bônus.
  • Em 17 de maio de 2021, o jogo ganhou sua edição de 25º aniversário, também pelas mãos da MojoTouch que publicou o jogo e o desenvolveu em conjunto com os Red Sprite Studios. Esta edição apresenta melhorias também, como era de se esperar.
  • A voz de Trader Bob é feita por Christoph Waltz na Talkie-Version alemã em CD-ROM. Este ator e diretor austríaco atuou como o oficial SS Hans Landa em Inglourious Basterds (2009) e em Django Unchained (2012) como o caçador de recompensas Dr. King Schultz. Seu nome está incorretamente escrito como “Christoph Walz” nos créditos da introdução, mas deve ser o ator mais famoso do elenco do Flight of the Amazon Queen.
  • Bill Hootkins, um dos atores que dubla o jogo, interpretou o Red 6 (Jek Porkins), aquele piloto gordão que morreu durante a Batalha de Yavin no Star Wars: Episode IV A New Hope. A britânica Penelope Keith é outra atriz meio famosa que participa do jogo.
  • O antagonista do Flight of the Amazon Queen, Dr. Frank Ironstein, parece ser vagamente baseado no Dr. Josef Mengele, também conhecido como “Anjo da Morte”. Mengele era oficial do “Schutzstaffel” (SS) alemão e médico no infame campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, onde conduziu vários experimentos com os prisioneiros. Os sobreviventes do Holocausto deram descrições detalhadas de suas atrozes “pesquisas”. Mengele mais tarde fugiu para a América do Sul e nunca foi capturado. Sua pessoa serviu de inspiração para vilões da cultura popular mais de uma vez. Para outro exemplo, basta assistir Marathon Man estrelado por Dustin Hoffman e Laurence Olivier. Tem também a música do Slayer.
  • A edição 02/1996 da revista Amiga Joker premiou o Flight of the Amazon Queen com o Best Adventure in 1995 (Readers’ Vote), ou o Melhor Adventure de 1995 (Votação dos Leitores).
  • Discutindo o desempenho comercial do jogo, o designer John Passfield disse em 2013: “Eu acredito que ele vendeu menos de 100.000 cópias, o que na época estava bom”.

Enredo (com spoilers)

Em 1949, Joe King, piloto de aluguel e dono do avião Amazon Queen que utiliza para seu trabalho, chega a um hotel no Rio de Janeiro para transportar seu próximo cliente, a famosa atriz de cinema Faye Russel, apenas para ser emboscado por seu holandês rival Anderson. Trancado em um quarto de hotel e preso pelos capangas de Anderson, Joe rapidamente consegue a ajuda de Lola, uma showgirl do hotel e ex-namorada, e foge, voltando para o aeroporto com seu mecânico Sparky, bem a tempo de deter seu rival levando Faye. Sem perder tempo, Joe rapidamente pilota o Amazon Queen em direção ao local da filmagem de Faye, apenas para uma tempestade fazer com que ele caia na selva amazônica.

Depois de colocar Faye e Sparky em segurança, Joe começa a procurar por socorro e logo encontra um papagaio chamado Wedgewood com uma mensagem pedindo ajuda. Procurando a pessoa para quem a mensagem era destinada, Joe se encontra com Bob, um comerciante que vive numa tribo indígena na selva, quem logo pede ajuda para resgatar uma princesa chamada Azura de uma empresa chamada Floda. Bob suspeita que tal firma esteja encobrindo algo muito mais sinistro.

Joe rapidamente começa a procurar pela selva, encontrando uma tribo inteira de mulheres amazonas que o capturaram e levaram Faye quando ela decidiu procurar ajuda por conta própria. Libertado pela tribo, Joe concorda em ajudá-los a resgatar Azura também. Encontrando a princesa em uma base escondida sob Floda, Joe a liberta e retorna para sua tribo, apenas para se encontrar cara a cara com o líder da empresa – Dr. Frank Ironstein, um cientista louco que busca conquistar o mundo transformando as amazonas em guerreiros dinossauros através do uso de sua invenção DinoRay.

Vendo que Joe foi esperto o suficiente para passar por sua segurança, Ironstein o coage a ajudá-lo a encontrar um artefato conhecido como Caveira de Cristal em um templo, ameaçando de ferir Azura se ele recusar. Sem escolha, Joe concorda e segue para o templo, navegando por armadilhas e enigmas e, finalmente, encontrando o que precisa.

Retornando, Joe rapidamente se vê traído e preso na base de Floda, mas logo escapa e vai atrás de Ironstein com a ajuda de Anderson, seu ex-rival que originalmente foi contratado pelo cientista para ajudar, mas depois decidiu se voltar contra ele. Indo para o vale, Joe ajuda na tentativa de encontrar Ironstein e consegue impedi-lo, salvando o dia, antes de pegar o Zeppelin do cientista e voar para o pôr do sol com Azura.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de DOS do jogo (via MobyGames).

Sobre o download

O Fight of the Amazon Queen é um jogo atualmente freeware, o que significa que ele pode ser distribuído livremente. Ele pode ser baixado/obtido gratuitamente no GOG (Windows e Mac) ou Steam (Windows e Mac). O link que temos para download é o do GOG, que vem com manual, trilha sonora, livreto de making of e sem DRM. Note que em ambas as plataformas, ele roda usando o ScummVM.

Idiomas: inglês, alemão, francês e italiano.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e adventures antigos

site ou autor do arquivo Interactive Binary Illusions tamanho do arquivo 133 MB licencaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows e Mac download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!