Jotun

Jotun é um jogo de ação, exploração e adventure de 2015 desenhado à mão e baseado na mitologia escandinava onde uma Viking que teve uma morte sem glórias precisa provar seu valor para ser aceita no Valhalla.

12 de maio de 2022

Jotun é um action-adventure independente onde o jogador controla uma viking que combate criaturas baseadas na mitologia nórdica no pós-vida para poder entrar no Valhalla. Foi desenvolvido pela Thunder Lotus Games e lançado inicialmente em 29 de setembro de 2015.

Publicado pela própria Thunder Lotus Game e disponibilizado para Switch, PlayStation 4, Stadia, Wii U, Windows, Linux, Mac e Xbox One, o Jotun foi geralmente bem recebido pela crítica, ganhando até uns prêmios. Já no Steam, conta com milhares de avaliações ligeiramente positivas, enquanto no GOG é avaliado com 3,4/5, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de lançamento “Impress the gods!” do Jotun.

Já o trailer anterior é o da Valhalla Edition do game.

Apresentação

Jotun é um jogo de ação/exploração baseado na mitologia escandinava e totalmente desenhado à mão.

Em Jotun, você é Thora, uma guerreira Viking que teve uma morte sem glórias e agora precisa provar seu valor aos deuses para ser aceita no Valhalla.

Explore vastas regiões do purgatório nórdico para encontrar runas que liberam os jotun, os gigantes elementais. Enfrente-os usando apenas seu poderoso machado de duas mãos, sua habilidade e as bênçãos dos deuses!

Impressione os deuses!

Gameplay

O Jotun é um action-adventure baseado na mitologia nórdica antiga com perspectiva top-down, gráficos desenhados à mão quadro a quadro e foco na exploração. Thora é uma corajosa viking que morreu de forma desonrosa em um naufrágio. No entanto, divindades nórdicas lhe deram a chance de entrar em Valhalla se ela conseguir derrotar os cinco gigantes Jotun que habitam em mundos diferentes, todos conectados por um hub.

A guerreira viking tem que percorrer diferentes níveis para coletar runas que lhe dão acesso às batalhas contra chefes. Ao explorar os diferentes níveis, ela também é capaz de coletar bênçãos de diferentes deuses, bem como vislumbres da mitologia nórdica antiga.

Além da exploração, a gameplay consiste em solução de quebra-cabeças e batalhas contra os chefões. Os quebra-cabeças geralmente empregam o uso de golpes de machado para interagir com objetos (ou seja, árvores, pedregulhos e videiras), mas tem outras paradas também.

Em cada estágio, há uma runa que o jogador deve alcançar para continuar avançando e um santuário no qual Thora pode desbloquear e atualizar seus poderes. Existem também locais secretos contendo as Maçãs de Ihunn, que dão um buff permanente à saúde da protagonista.

O combate é relativamente rudimentar, com as principais ações sendo dois golpes de machado e a esquiva. Um golpe e pesado e mete mais dano, mas leva muito tempo para ser executado, enquanto o outro é leve e causa menos dano, mas pode ser realizado em combos de 2 ou 3 golpes. A esquiva, como poderia-se imaginar, é um movimento que pode ser usado para evitar ataques e (após o combo de 2 golpes) esquivar e encaixar um terceiro golpe.

Os jogadores também podem usar um dos poderes: Frigg’s Healing, Freya’s Speed, Thor’s Hammer, Odin’s Spear, Loki’s Decoy ou Heimdall’s Shield. Estes poderes inicialmente começam com duas cargas, mas apenas alguns podem ser atualizados para três, mas todos podem ser reabastecidas nos poços de Mimir.

O hub supracitado é chamado de Ginnungagap (o Vazio), a partir do qual os jogadores podem acessar cinco áreas, cada uma composta por duas etapas, com exceção de Jera (que tem apenas uma etapa). Uma vez que Thora coleta a runa de ambos os estágios, ela pode avançar para combater um dos cinco gigantes. Após derrotar o chefe da área, Thora dará algumas informações sobre sua vida antes de sua morte.

Enredo

A história segue Thora, uma mulher Viking recentemente falecida. Tendo sofrido uma morte inglória, ela deve viajar pelos reinos derrotando Jötunn, elementais gigantes da natureza, caos, poder etc. Isso permitirá que ela impressione os deuses e entre em Valhalla.

Depois de derrotar o gigante vegetal Jera, o gigante relâmpago Hagalaz, o gigante do gelo Isa, o gigante do fogo Kaunan e o gigante guerreiro Fé, Thora luta contra o próprio Odin. Tendo provado a si mesma, ela finalmente ascende ao Valhalla.

Valhalla Edition

A Valhalla Edition é o nome usado para a versão de console posterior do jogo. Ela adiciona o modo Valhalla, um boss-rush com versões mais difíceis dos jotuns. Para os proprietários da versão original de PC, este modo foi fornecido como uma atualização e o jogo foi renomeado para Jotun: Valhalla Edition.

Destaques

  • Belíssimas animações, totalmente feitas à mão.
  • Cinco lutas épicas contra os jotuns, gigantes elementais nórdicos.
  • Um mundo vasto e misterioso recheado com nove níveis de exploração baseados na mitologia Viking.
  • Uma envolvente história sobre a vida e morte de Thora.
  • Evoque poderes concedidos pelos deuses vikings.
  • Dublagem em islandês.
  • Uma incrível trilha sonora, composta especificamente para cada momento do jogo.

Curiosidades

  • O Jotun foi desenvolvido sobre o engine Unity.
  • Este jogo foi financiado coletivamente graças a uma campanha que arrecadou mais de US$ 64.000 de 2.299 apoiadores no Kickstarter.
  • Jotun foi anunciado pela primeira vez na PAX 2015, acompanhado de screenshots e um vídeo de gameplay.
  • Em outubro de 2016, a Thunder Lotus Games uniu forças com a empresa de caixas de assinatura (aqueles boxes com tranqueira aleatória que enviam para os assinantes todo mês etc.) IndieBox para criar uma versão física exclusiva do Jøtun. Esta edição de colecionador limitada e numerada individualmente inclui um disco de jogo sem DRM, trilha sonora original, manual de instruções, chave Steam e vários itens colecionáveis personalizados.
  • Thora é apresentada como um dos personagens jogáveis ​​no game de luta indie Bounty Battle.

Screenshots

As screenshots acima são do Jotun: Valhalla Edition.

Sobre o download

O Jotun é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC, em sua edição Jotun: Valhalla Edition, nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso para download aqui leva a esta última, onde o game vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Na página oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Interface: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, polonês, português (Brasil), russo, espanhol (Espanha) e chinês simplificado.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Thunder Lotus Games tamanho 1,4 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!