Metro 2033

Metro 2033 é um jogo de tiro em primeira pessoa e survival horror desenvolvido pela 4A Games que se passa nos túneis de metrô de uma Rússia pós-apocalipse nuclear. Foi lançado originalmente a 16 de março de 2010.

13 de março de 2021

Metro 2033 é um jogo de tiro em primeira pessoa e survival horror desenvolvido pela 4A Games que se passa nos túneis de metrô de uma Rússia pós-apocalipse nuclear. Foi lançado originalmente a 16 de março de 2010.

O enredo do Metro 2033 é baseado no romance best-seller de mesmo nome escrito por Dmitry Glukhovsky e segue Ayrtom (não o Senna), um homem que tem que salvar a sua estação e lar dos perigos que espreitam o Metrô.

Publicado pela THQ e disponibilizado para Windows, Linux, Mac, Switch, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One e Stadia, o Metro 2033 foi bem recebido pelos críticos, que elogiaram seus elementos de terror, cenários detalhados e enredo interessante, embora tenham ressaltado “sua IA bugada e vários problemas gráficos”. Já na loja do Steam, pelo menos até o momento, o FPS já recebeu dezenas de milhares de análises muito positivas por parte dos jogadores.

Uma sequência direta do Metro 2033, Metro: Last Light, foi lançada em 2013, e uma compilação de ambos os títulos foi lançada em 2014 como Metro Redux. Uma segunda sequência, Metro Exodus, foi lançada em 2019. Além disso, Metro 2033 Redux foi lançado standalone para Switch em fevereiro de 2020 e no Stadia em junho de 2020, junto com os ports de Metro: Last Light Redux.

Vídeo

Acima, temos um trailer oficial de lançamento do Metro 2033 em HD.

Sinopse

Situado no metrô destruído de uma Moscou pós-apocalíptica, Metro 2033 é uma história de intensa sobrevivência subterrânea onde o destino da humanidade está em suas mãos.

Em 2013, o mundo foi devastado por um evento apocalíptico, aniquilando quase toda a humanidade e transformando a superfície terrestre em um deserto tóxico. Alguns sobreviventes se refugiaram nas profundezas do metrô de Moscou e a civilização humana entrou em uma nova idade das trevas.

O ano é 2033. Uma geração inteira nasceu e foi criada no subterrâneo, e as cidades cercadas pelas estações de metrô lutam pela sobrevivência, tanto entre elas como com os horrores mutantes que os esperam no mundo exterior.

Você é Artyom, nascido um pouco antes do incêndio, mas criado no subterrâneo. Apesar de nunca ter se aventurado além dos limites da cidade, um evento fatídico dá origem a uma missão desesperada para o núcleo do sistema de metrô, com o intuito de avisar os remanescentes da raça humana de uma ameaça terrível e iminente.

Sua jornada o leva das catacumbas abandonadas dos túneis de metrô até o deserto assolado na superfície, onde suas ações determinarão o destino da humanidade.

Mas e se a verdadeira ameaça estiver do lado dentro?

Gameplay

O Metro 2033 é um FPS predominantemente ambientado dentro dos túneis do metrô de Moscou e do sistema Metro-2, embora algumas seções ocorram na superfície, nas ruínas desta cidade. A história é contada por meio de uma campanha single player, e momentos importantes da trama são mostrados durante cutscenes.

A progressão do jogo é bastante linear, embora as áreas possam ser exploradas mais detalhadamente para itens e munições. Tem-se algumas sequências nos trilhos, missões que envolvem a defesa de um local de um ataque de monstros e inimigos.

Os jogadores encaram inimigos humanos e mutantes, que podem ser mortos com uma variedade de armas de fogo, embora dê também para utilizar furtividade para eliminá-los silenciosamente ou fugir. Munição e outros itens necessários devem ser retirados dos corpos de inimigos mortos ou comprados de fornecedores.

O game apresenta os tradicionais revólver, rifles de assalto e espingardas, bem como armas mais inventivas, como uma besta pneumática. Em tiroteios, os inimigos humanos se protegem e flanqueiam o jogador, enquanto os inimigos mutantes ficam a céu aberto tentando mordê-los. O stealth pode ser feito usando uma faca de arremesso para matar um inimigo à distância ou usando armamento com silencioso.

Artyom só pode carregar uma arma secundária e duas armas primárias ao mesmo tempo. Bananas de dinamite e facas completam o conjunto. Todas as armas vêm em diferentes variações com zoom, silenciador e outros upgrades, sendo que os últimos, embora, não possam ser compradas individualmente, já vem com armamento comprado nas lojas das estações.

O jogador geralmente tem pouca munição, embora ela seja variada. A munição pré-guerra de 5,45×39mm (referida como “munição de nível militar”) também pode ser encontrada e serve como moeda dentro dos túneis. Pode-se gastar munição de nível militar em novas armas ou usá-la em tiroteios, que infligem mais danos aos inimigos do que as balas normais. Como a maioria dos túneis tem pouca ou nenhuma luz, o jogador pode usar uma lanterna para explorar as áreas escuras.

Algumas áreas dos túneis do metrô, além da superfície da Terra, são cobertas por radiação, e o jogador deve usar uma máscara de gás para explorar essas áreas. Se a máscara for usada durante o combate, pode ser danificada e o jogador deve encontrar uma substituta rapidamente antes de morrer. Se o jogador for baleado ou mordido durante o combate, ele pode esperar que sua saúde regenerar usar um kit médico para se curar imediatamente.

O filtro da máscara de gás também desgasta-se à medida que é usado (indicado pelo relógio especial de Artyom e pela sua respiração mais pesada). Outras ferramentas disponíveis para Artyom são um par de óculos de visão noturna, lanterna, medidor de luz, isqueiro, seu diário com uma bússola e um dispositivo de carregamento. Este último é necessário para recarregar manualmente a lanterna e os óculos de visão noturna quando necessário. O fotômetro, por outro lado, ajuda Artyom a determinar se está escondido nas sombras, ajudando-o a evitar alguns perigos.

Ao longo do game, certas escolhas morais podem ser feitas. Se o jogador for compassivo com as pessoas que vivem nos túneis, como dar aos sem-teto alguma munição de nível militar, podem assistir a uma cena diferente no final da partida. Essas escolhas morais nunca são mencionadas explicitamente e é possível jogar sem saber de sua presença.

História

Já se passaram vinte anos desde que a guerra começou e terminou. Durou algumas horas e não terminou com vitória de ninguém. Não sobrou nenhum lado.

O metrô de Moscou cumpriu seu propósito alternativo como um enorme abrigo antiaéreo – o fez quase perfeitamente. A maioria das pessoas que entrou correndo ao som de um alerta de ataque aéreo sobreviveu. E parecem ser os únicos que o fizeram…

A humanidade quase se extinguiu no apocalipse que trouxe para si, com seus últimos restos reduzidos a se esconder em buracos à espera de um milagre improvável – ou, o que parece muito mais provável depois de todos aqueles anos, simplesmente esperando que os últimos suprimentos acabem. Afinal, há pouca esperança de sair do metrô, pois o mundo lá fora se transformou em um pesadelo envenenado, onde um humano não pode sobreviver sem equipamento, e ter uma máscara de gás não torna a chance de sobrevivência melhor – muitas áreas ainda são muito irradiadas para entrar, e a superfície em geral está repleta de criaturas hediondas nascidas da radiação.

Rancores e inimizades certamente surgirão em tempos de necessidade, e, neste mundo, florescerão como nunca antes. Os sobreviventes, que provavelmente teriam uma chance de superar todas as dificuldades e livrar a superfície dos mutantes se estivessem unidos, mesmo assim se dividem em grupos antagônicos que variam em número, poder e crenças. Alguns controlam linhas inteiras do metrô, enquanto outros são basicamente cidades-estações independentes. Mas, não importa o quão poderoso ou impotentes sejam, todos estão disputando o controle dos recursos agora escassos.

Este é o mundo cruel e implacável que Artyom conhece. O único, já que nasceu alguns anos antes da Guerra e as lembranças da época em que ainda vivia do lado de fora são, na melhor das hipóteses, vagas e cada vez mais fracas, substituídas pelos horrores que agora são sua rotina diária. Desde que veio morar no Metro, Ayrtom nunca saiu dos limites da estação que se tornou a sua casa, mas um perigo iminente o obriga a sair. Ele terá que enfrentar perigos incalculáveis, atravessar túneis escuros como breu e ruínas irradiadas da outrora bela cidade para encontrar uma maneira de ajudar sua estação de trabalho em sua hora de desespero e, talvez, fazer algo ainda maior do que isso.

Destaques segundo o distribuidor

  • O Metro 2033 é uma experiência FPS envolvente com tecnologia de ponta, com suporte DX10 e Nvidia PhysX completo para PCs de jogos de última geração, para oferecer visuais incríveis.
  • Testemunhe os horrores cotidianos de uma sociedade destruída vivendo em constante medo.
  • Enfrente a escuridão dos túneis, onde mutantes caçam suas presas e espíritos fantasmagóricos se escondem.
  • Explore a superfície desolada da cidade, confiando em sua máscara de gás e rifle para protegê-lo de um mundo envenenado e das criaturas que vagam por lá.
  • Prepare-se para enfrentar os terrores que o aguardam.

Metro 2033 Redux

Em 22 de maio de 2014, o Metro 2033 Redux foi anunciado. Esta edição reconstruiu o jogo sobre uma versão mais recente do 4A Engine, trazendo as mudanças gráficas e de jogabilidade de Last Light ao 2033. Foi lançado em 26 de agosto de 2014 na América do Norte e 29 de agosto de 2014 na Europa para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Foi adiado na Austrália até 4 de setembro e, em 23 de junho de 2020, foi lançado no Stadia. 

Uma compilação, intitulada Metro Redux, que, incluindo os dois jogos, foi lançada junto. A edição Redux dos dois jogos foi publicada pela Deep Silver. Uma demonstração da Redux, que permite jogar gratuitamente até o primeiro terço do game, foi lançada para o PlayStation 4 e Xbox One em 2 de junho de 2015.

Esta edição, a qual é a que temos para download neste post, garante que os fãs do jogo original vão “encontrar o singular mundo de Metro transformado com iluminação incrível, física e efeitos climáticos dinâmicos”, enquanto os novatos terão “a chance de experimentar um dos melhores jogos de tiro com foco em história de todos os tempos”. 

Além das melhorias de jogabilidade e recursos trazidas da sequência – IA superior, controles, animação, manuseio de armas e mais – a Redux traz novos dois estilos de jogo (“Spartan” and “Survival”) e o Modo Ranger, o qual não traz HUD e interface de usuário e combina combate mais perigoso e recursos mais limitado.

O Metro 2033 Redux também promete ser remasterizada e garantir uma taxa de 60 quadros por segundo.

Curiosidades

  • O Metro 2033 foi desenvolvido sobre o engine 4A Engine.
  • O nome do rifle caseiro de ar fictício que serve como arma furtiva é “Tihar”, derivado da palavra тихо (tiho, silencioso). Tihar significa, portanto, “algo que acalma o inimigo”. Da mesma forma, outras armas russas têm esses nomes, como o rifle de precisão VSS com um supressor embutido  chamado de Винторез (Vintorez, “cortador de fio”), uma vez que sua precisão e outras características são excelentes. Outro exemplo é a pistola subcompacta OTs-21, conhecida como Малыш (Malysh, criança, garotinho).
  • Uma versão do PlayStation 3 foi planejada, mas acabou sendo abandonada.
  • Em 19 de fevereiro, a THQ e a 4A Games anunciaram que o jogo traz o software Steamworks e DRM. Isso dá conquistas Metro 2033, suporte Steam para download de conteúdo no jogo e atualização automática.
  • Em fevereiro de 2014, a versão de Xbox 360 do 2033 foi incluída no programa “Games with Gold” da Microsoft exclusivamente para assinantes alemães. Isso serviu como um substituto para Dead Island, o jogo oferecido em outros territórios, não disponível para compra na Alemanha.

Screenshots

Sobre o download

O Metro 2033 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows na lojas do Steam, GOG e Epic em sua edição Metro 2033 Redux.

Idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha), polonês, checo, russo, holandês e italiano.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo 4A Games tamanho do arquivo 7,37 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!