Red Laser Z

Red Laser Z é um FPS retrô que premia o jogador quando acerta inimigos e penaliza-o quando atinge qualquer outra coisa. É inspirado em Zillion e Wolfenstein 3D e se passa numa estação espacial tomada por alienígenas.

1 de junho de 2022

Red Laser Z é um jogo brasileiro de tiro em primeira pessoa independente que conta com estilos gráfico e sonoro típicos de jogos antigos e temática de ficção científica. Foi desenvolvido pela 33 Games e lançado inicialmente em 31 de março de 2021.

Certamente inspirado no anime Akai Koudan Zillion, o game segue uma agente enviada para recuperar uma instalação espacial dominada por criaturas aliens. Outra característica também marcante é um sistema que penaliza o jogador toda vez que erra os inimigos.

Publicado pela própria 33 Games e disponibilizado para Windows, o Red Laser Z é geralmente bem recomendado no Steam, pelo menos até o momento. Pelo que pude ver, trata-se de um trabalho caprichado.

Vídeos

Acima, temos um pequeno trailer do Red Lazer Z.

Temos também um vídeo que mostra a gameplay do estágio 5 do jogo.

Apresentação

Red Laser Z é um shooter FPS onde sua arma desintegra tudo com um tiro. Você é uma agente chamada para libertar uma estação espacial que foi tomada por alienígenas. Atravesse 10 estágios cheios de áreas secretas, tesouros e NPCs para descobrir a verdade por trás da invasão alienígena.

Sinopse

O trabalho chama! Janine Potts, uma agente do estado, recebeu uma nova missão: a Estação de Ciência S-33 foi ocupada pelas “formigas”, uma espécie alienígena invasora!

Ao chegar à estação, Janine é recebida por Axiom 3B, a Inteligência Artificial que controla todo o local. Um mistério logo surge quando Janine ouve rumores de que uma Formiga-Rainha foi sequestrada para servir de cobaia ao Cientista Chefe da estação, o Dr. Halinkov.

Janine agora precisa cruzar toda a estação eliminando alienígenas, conversando com residentes e encontrando áreas secretas para descobrir a verdade sobre esta invasão!

Gameplay

O Red Laser Z é um FPS com estilo retrô que aparentemente seria uma versão futurista de títulos antigos do gênero, como Wolfenstein 3D e Catacomb 3-D, porém conta com um gimmick único chamado de Sistema de Penalidades, o qual premia o jogador quando acerta inimigos e penaliza quando atinge qualquer outra coisa. Se receber mais de 40 Pontos de Penalidade, a sua cabeça explode e é game over. Uma coisa que faz referência ao Zillion é o laser da protagonista, capaz de desintegrar (quase) tudo com um único tiro, o que inclui objetos de cena e NPCs.

O jogador ganha dinheiro sempre que atingir um inimigo. O multiplicador de pontos aumenta a cada acerto e zera quando erra. Ou seja, o lance é tentar fazer combo pra ganhar mais gold. Se pode ganhar dinheiro extra destruindo inimigos blindados com um único tiro, desde que acerte bem nas brechas em suas proteções (dá pra ver isso num dos vídeos). Outras formas de ganhar grana é recolhendo videogames antigos, o tesouro do game, e bônus por desempenho ao fim de cada estágio.

Só se tem uma vida por partida, mas o Red Laser Z apresenta um sistema de clones onde a “consciência” da agente é transportada para algum de seus clones quando morre. Pode-se ter até 5 clones por fase e eles custam dinheiro.

Além de clones, dá pra comprar também energia e munição, um colete protetor (que explode quando fica cheio), dois upgrades para o seu laser e redenção para seus Pontos de Penalidade. Esses itens são obtidos em lojinhas encontradas pelas fases.

Existe interação também com os NPCs. Dá pra conversar com todos eles e descobrir a história por traz do Red Laser Z, a qual apresenta-se como rica. Existe um NPC especial em cada estágio que oferece um diálogo maior, embora não seja necessário achá-lo para poder zerar o jogo.

Destaques

  • Áreas secretas e tesouros: procure por áreas secretas para coletar vídeo games retrô e ganhar mais dinheiro!
  • Ao final de cada estágio, você vê uma tela com suas estatísticas. Se você for bom o bastante, pode ganhar ainda mais dinheiro.
  • A história trata de temas profundos: inteligência artificial, existencialismo, religião, viagem no tempo, política, a importância de ter acesso à cafeína e muito mais!
  • Decisões Morais: como uma agente do estado, a sua obrigação é eliminar 100% dos alienígenas invasores. Acontece que alguns deles podem te surpreender. A arma está em suas mãos, apertar o gatilho é escolha sua, apesar que trabalhar pro estado já seja uma imoralidade intrínseca.
  • 10 estágios.
  • Duas a quatro horas de gameplay.
  • 3 armas baseadas em raycast.
  • 2 chefes.
  • Granadas/bombas para danos de área.
  • Movimento para olhar pelas esquinas.
  • Modo Campanha que salva seu progresso.
  • Modo Livre para jogar qualquer estágio.
  • Gráficos retrô em ambiente 3D.

Curiosidades

  • O Red Laser Z foi desenvolvido sobre o engine Unity.
  • O jogo começou como um remake (no Unity) do Zillion 3D, um mod standalone de Wolfenstein 3D que transformou o antigo jogo em um FPS não oficial do Zillion. Conta-se que eventualmente esta recriação evoluiu em algo próprio, mas, por essas e por outras, podemos dizer que o Red Laser Z encontra bases tanto no anime da Tatsunoko Productions como no clássico da id Software.
  • O desenvolvedor, Smoking_Simon, é brasileiro. Ele é também responsável por outro jogo baseado no anime, o Assault on Maris.

Screenshots

Sobre o download

O Red Laser Z é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para Windows no Steam, que é onde o link de download deste post leva. Existe uma versão demo gratuita que pode ser baixada de graça também.

Idiomas: inglês e português.

Requerimentos em sistema

Mais informações e Zillion

autor, site, canal ou publisher 33 Games tamanho 1 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!