Zillion: Assault on Maris

Desafiador jogo de tiro inspirado no divertido Zillion.


20 de outubro de 2021

Zillion: Assault on Maris é um fangame online estilo shooting gallery para browsers (HTML5) baseado no anime oitentista de grande sucesso Zillion. Foi desenvolvido por 33 Games e lançado em 6 de outubro de 2021.

O jogo, que é um protótipo de um remake de um game de Master System chamado Assault City só que com personagens do Zillion, conta com estilo retrô que combina elementos deste console da Sega com shooters de arcade de antigamente, o que inclui a jogabilidade.

Antes que me esqueça, o Zillion: Assault on Maris pode ser jogado online em sua página oficial.

Vídeos

Acima, temos um vídeo oficial com a gameplay do Zillion: Attack on Maris v0.4.0.

O segundo vídeo mostra mais uns 10 minutos de gameplay do jogo, mas é de outro canal.

Gameplay

O Zillion: Assault on Maris é um jogo single player de galeria de tiro inspirado num rail shooter de Master System chamado Assault City (1990), o qual vinha em duas versões, uma controlada pelo joystick e outra pela pistola Light Phaser. A princípio, o Assault on Maris parece até um reskin deste game 8-bit com temática e personagens do anime Zillion (veja screenshots), embora conte com paleta de cores mais profunda, gráficos mais avançados e controle por mouse, mas não joguei a fundo pra ter certeza.

No início de uma partida, você participa de uma pequena sessão de treino, onde tem que acertar um mínimo de alvos para prosseguir. Depois, vai pra campo, onde deve matar os Noza (os aliens malfeitores do Zillion) que aparecem e atacam o jogador, quem, quando atingido por esses aliens, perde parte de sua energia.

A jogabilidade combinada com os gráficos dá uma boa impressão de estar jogando um rail shooter de fliperama ou de algum console 16-bit. É também bastante intensiva em habilidade e reflexos.

Ocasionalmente, aparece na tela um Opa Opa, personagem que é também do Fantasy Zone. Atirar neles faz dropar mais poder de arma, energia etc. Tem que atirar nesses drops para recolhê-los também.

No final de cada nível, precisa-se derrotar um chefào para avançar ao próximo. A partida termina quando o jogador perde toda a sua energia, como era de se imaginar.

Curiosidades

  • O desenvolvedor conta que, ao jogar Assault City quando criança, o achou muito parecido com Zillion. Ele aposta que Assault City usou recursos de um algum game do Zillion cancelado, mas não tem como provar isso. Além da semelhança (veja screenshots), as origens deste anime se fundem a certa altura com a do Master System, então trata-se de uma hipótese razoável.
  • Todavia, a ideia do Assault on Maris surgiu de uma vontade de ter um jogo da pistola do Zillion desde que ele tinha 10 anos de idade. Aliás, a Light Phaser parece muito com as armas do esquadrão White Nuts, do anime, pelo menos até certa altura.
  • Os gráficos em pixel art foram feitos por Michel Borges, um patrício nosso que conta com um extenso currículo, o que inclui o Regresso de Jaspion, uma história em quadrinhos do clássico herói dos anos oitenta. Esta foi desenhada por Borges e escrita por Fabio Yabu.
  • Parece que o desenvolvedor do game, Smoking_Simon, dono da 33 Games, é brasileiro também.
  • Muitos sons e músicas, se não todos, foram tirados dos jogos Zillion de Master System, se bem me lembro deles.

Screenshots e imagens

Algumas screenshots acima estão comparando o Zillion: Attack on Maris (esquerda) com o Assault City (direita). Tem uma imagem que compara o game com o anime também.

Jogar Zillion: Assault on Maris

Pelo menos atualmente, o Zillion: Assault on Maris é um jogo online, que pode ser acessado no seu navegador web (HTML5), sem necessidade de instalação, essas coisas.

Enfim o game pode ser jogado em sua página do Itch.io. Qualquer browser serve, mas, se quiser uma sugestão, use o Brave.

Mais Zillion e anime

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!