Tom Clancy’s Ghost Recon

Tom Clancy's Ghost Recon (2001) é um jogo de tiro em primeira pessoa tático ambientado em uma guerra no leste europeu que pode afetar o destino do mundo. Conta com multiplayer e várias classes de soldados.

6 de outubro de 2021

Tom Clancy’s Ghost Recon é um jogo de tiro tático com temática moderna e ambientado no leste europeu, onde um conflito na fronteira com a Rússia eclodiu. Foi desenvolvido pela Red Storm Entertainment e lançado originalmente em 13 de novembro de 2001.

Publicado pela Ubisoft e com versões/ports para Windows, Mac, Xbox, PlayStation 2, PlayStation 3 e GameCube, o Tom Clancy’s Ghost Recon em sua versão de PC foi recebido favoravelmente pela crítica em geral e também pelo mercado, sendo um sucesso comercial. Além disso, tanto no Steam como no GOG, o game é avaliado de forma muito positiva por milhares de consumidores.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Tom Clancy’s Ghost Recon de 2001.

Já no vídeo anterior é um review em inglês do game.

Sinopse

Leste Europeu, 2008. A guerra começou na fronteira da Rússia e o destino do mundo está no fiel da balança. É o momento em que são convocados os Ghosts – um seleto grupo de elite dos Boinas Verdes, armado com a mais recente tecnologia e especialmente treinado em todos os tipos de armas letais.

Sua missão: abrir caminho para uma força de paz da OTAN e manter o controle sobre o conflito antes dos cogumelos (nukes)… literalmente.

Gameplay

Em Ghost Recon, o jogador comanda o Ghosts, um esquadrão fictício de soldados das Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos da Delta Company, 1º Batalhão, 5º Grupo de Forças Especiais. Eles são organizados em três equipes nomeadas usando o alfabeto fonético da OTAN: Alpha, Bravo e Charlie, com espaço para três soldados por equipe (as versões para Xbox e PlayStation 2 não têm uma equipe Charlie disponível). No entanto, apenas seis soldados podem ser selecionados por missão.

Ghost Recon é um jogo de tiro tático em primeira pessoa. Um HUD mostra informações como o nome do soldado controlado, o esquadrão atribuído ao soldado, contador de armas e munição, um indicador de ameaça, a mira, estado de saúde e um indicador de postura (para mostrar se o personagem está em pé, agachado ou deitado).

Se pode escolher uma das quatro classes: sniper, rifleman, demolitions expert e support expert, com especialistas da OTAN ou de países aliados sendo desbloqueados conforme se completa as missões single player. Cada classe pode carregar uma arma primária e secundária, que são organizadas em “kits”. Mesmo que a arma primária permaneça a mesma em todos os kits (sendo definida pela classe do soldado – veja abaixo), há uma variedade de equipamentos a serem escolhidos como arma secundária.

  • Rifleman: classe de soldado predominante no jogo, os fuzileiros podem usar uma variedade de kits de armas diferentes. Sua arma principal é o rifle de assalto M16. Secundárias incluem o lançador de granadas M203, a pistola M9, ​​pentes sobressalentes ou um par de binóculos (em versões posteriores, foram substituídos por sensores implantáveis, uma vez que os binóculos foram fornecidos a todos os Fantasmas).
  • Support: soldados de suporte fornecem um alto volume de fogo supressor com a Arma Automática de Esquadrão M249. Como o soldado está equipado para curto alcance, também carrega mais armadura. Além da metralhadora, a classe de suporte também pode carregar o M9 (suprimido), granadas de fragmentação M67 ou carregadores adicionais.
  • Demolitions (“Demo”): especialistas na destruição de grandes estruturas e podem servir na função de antitanque. Sua arma principal é a carabina M4. Esta classe de soldado também pode ser equipada com cargas de demolição, granadas, carregadores extras, minas Claymore ou o foguete antitanque M136 AT4.
  • Sniper: distinguível por seus trajes, o atirador de elite pode fornecer suporte de fogo em longas distâncias enquanto está escondido. Equipados principalmente com o rifle M24 do exército americano,  também podem ser equipados com o M9 padrão e com silenciador, carregadores extras ou granadas.

Para cada missão concluída na campanha single player, cada soldado sobrevivente ganha um Combat Point para aplicar upgrades em seus atributos. Existem quatro categorias básicas de habilidade:

  • Weapon: afeta a precisão e a pontaria da arma.
  • Stealth: aumenta a capacidade do soldado de permanecer sem ser detectado e reduz o ruído gerado pelo movimento.
  • Endurance: melhora o tempo de recuperação ao receber golpes, aumenta a capacidade de sobreviver a um ferimento e reduz o efeito do equipamento pesado na velocidade.
  • Leadership: para cada três pontos de habilidade, todos os outros soldados do mesmo esquadrão ganham um ponto extra para cada uma de suas estatísticas. O bônus só pode ser aplicado se o soldado com a habilidade de liderança alta for o homem da ponta da equipe.

Os especialistas da OTAN e de países aliados, desbloqueados ao completar objetivos de missão extras, são mais experientes que os Ghosts e possuem mais Combat Points, o que os torna uma parte essencial da equipe. Eles também estão equipados com armas não disponíveis para soldados comuns. Dois especialistas estão armados com a Objective Individual Combat Weapon, como parte dos testes de campo e da implementação do programa Land Warrior do exercito americano. O corpo de especialistas inclui as únicas três mulheres combatentes do Tom Clancy’s Ghost Recon.

>Balas não penetram na maioria dos objetos, mas quebram vidros. Explosivos ou tiros pesados podem ser usados para destruir portas de madeira e, no caso de explosivos, potencialmente matar qualquer pessoa dentro do raio de explosão do outro lado. Dependendo da armadura do alvo, geralmente é possível neutralizar uma ameaça com um ou dois tiros bem posicionados.

Se um soldado fica “fora de ação” durante uma missão, é considerado morto e não estará disponível para o resto da campanha. Os feridos que sobreviveram a uma missão permanecerão feridos a menos que sejam substituídos por um soldado saudável para a próxima missão.

Ambos os modos single e multiplayer estão disponíveis. Nas missões para um jogador, você tem um pelotão inteiro de homens à sua disposição. No multiplayer, se controla apenas um homem, com o resto do pelotão controlado por humanos em vez do computador.

Destaques

  • Todo o realismo, suor e medo do Jogo do Ano: premiado por sua tensão e realismo mortal nos campos de batalha de amanhã.
  • Multiplayer online ou via LAN para até 36 jogadores.
  •  Edições padrão e especial de armas, como o M16A2, a carabina M4 e o temível e mortal OICW.
  • A experiência de combate total que ensina uma lição mortal e realista sobre como lutar nos campos de batalha do amanhã.
  • Incluí 23 missões single player, 11 mapas multiplayer, e seis modos multiplayer.

Enredo (com spoilers)

Um regime ultranacionalista assume o controle do governo russo em Moscou, instalando seu líder Dmitri Arbatov como presidente. A Rússia então assume o controle da Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão, formando a União Democrática Russa (RDU), uma aliança política e militar dedicada a recriar a União Soviética. Ou seja, temos aí um bando de comunistas ordinários.

Em abril de 2008, os soldados de elite “Ghost” americanos enfrentaram rebeldes separatistas da Ossétia do Sul que estão assediando o governo georgiano e seus aliados. Sua presença justifica a RDU reclamar às Nações Unidas de que os EUA interferiram em seus assuntos internos. O exército russo invade a Geórgia para ajudar os rebeldes, mas os ghosts retardam o avanço russo enquanto civis estrangeiros são evacuados do país.

Eventualmente, os Ghosts são tudo o que resta das forças americanas na Geórgia e tomam o último helicóptero da embaixada dos EUA em Tiblíssi assim que as forças russas chegam. O governo georgiano se estabelece em exílio em Genebra, Suíça, enquanto a RDU anexa a Geórgia, um ato publicamente condenado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

Os Ghosts são logo enviados aos Estados Bálticos em resposta a uma invasão russa lançada três dias antes das estimativas da inteligência da OTAN. Eles tentam desacelerar o ataque para ganhar tempo para as unidades da OTAN chegarem, com a mais próxima vindo da Alemanha. Os Ghosts lutam ao lado de  outras unidades americanas para expulsar os russos do Báltico, com vitórias em Rēzekne, na Letônia, e em Venta e Vilnius, na Lituânia. A derrota tem seu preço no governo RDU, com o presidente Arbatov em grande parte culpado pelo desastre e colocado em prisão domiciliar.

Os Ghosts entram na Rússia com sua primeira missão sendo libertar prisioneiros de guerra e políticos russos que se opõem ao RDU. Militares russos executam o presidente Arbatov, o que desencadeia uma rebelião nacional que beira a guerra civil. Os ultranacionalistas perdem rapidamente o apoio público e muitos membros do governo RDU abandonam a aliança. Os Ghosts posteriormente atacam várias bases russas, como uma base naval em Murmansk e uma base aérea em Arkhangel’sk, enfraquecendo o poder de combate dos ultranacionalistas.

O RDU atrai forte condenação internacional e praticamente se dissolve depois de detonar uma arma nuclear durante uma batalha ao norte de Moscou entre os ultranacionalistas e uma força conjunta dos EUA e unidades de combate russas rebeldes.

O primeiro-ministro russo em exercício, Karpin, solicita em particular ajuda adicional da OTAN nos combates, fazendo com que toda a 1ª Divisão Blindada seja enviada através da fronteira. Os Ghosts lideram um ataque da OTAN a Moscou, cortando uma forte linha defensiva ultranacionalista na floresta fora da capital.

Em 10 de novembro de 2008, as forças da OTAN finalmente alcançaram uma Moscou deserta, com os últimos defensores ultranacionalistas escondidos dentro do Kremlin. Após um ataque final dos Ghosts na Praça Vermelha, os ultranacionalistas se rendem e tanto os americanos quanto os russos recém-libertados comemoram sua vitória.

Expansões e jogos relacionados

Tom Clancy’s Ghost Recon: Desert Siege é um pacote de expansão de 2002, lançado para Windows como uma compra separada e pode ser desbloqueado como uma nova campanha na versão PS2 do Ghost Recon e é também fornecido com o port de Mac. Este pacote de expansão adiciona 2 novos modos multiplayer (Domination e Siege), 5 novos mapas multiplayer, novas armas para multiplayer e uma campanha single player de oito missões, que também desbloqueia um novo especialista (Jodit Haile). Na versão de PS2, os jogadores que iniciarem Desert Siege concluindo a campanha Ghost Recon primeiro também reterão os soldados que usaram na campanha, incluindo suas stats.

Tom Clancy’s Ghost Recon: Island Thunder foi lançado no final de 2002 como um pacote de expansão par Windows e como standalone no Xbox. Contém oito novas missões para um jogador, 12 novas armas, 5 novos mapas multiplayer, 3 novos modos multiplayer (Cat and Mouse, Defend e Behemoth). No Xbox, Island Thunder apresenta cinco missões adicionais e doze mapas multiplayer.

Tom Clancy’s Ghost Recon: Island Thunder nunca foi lançado para o PlayStation 2, mas seu conteúdo foi combinado com oito novas missões single player ambientadas na Colômbia e mapas multiplayer adicionais e lançado sob o título Tom Clancy’s Ghost Recon: Jungle Storm em 2004.

Além dos pacotes oficiais, a cena de modding Ghost Recon é bem ativa (mais de 1.000 mods foram publicados em janeiro de 2013) e produziu um grande número de expansões não oficiais para PC. Expansões gratuitas como Frostbite, CENTCOM, Heroes Unleashed e Year of the Monkey ganharam enorme popularidade, com contagens de download na casa das centenas de milhares.

Curiosidades

  • Ao contrário de outra série de tiro tático de Clancy, Rainbow Six, Ghost Recon não é baseado em nenhum de seus livros.
  • Em agosto de 2008, a guerra russo-georgiana começou. Uma série de comentaristas observaram a coincidência de que este evento do mundo real era um tanto semelhante ao enredo do Ghost Recon.
  • O Tom Clancy’s Ghost Recon foi classificado em 14º lugar na lista dos 50 Melhores Jogos de Todos os Tempos (50 Best Games of All Time) publicada pela PC Gamer Magazine em sua edição de abril de 2005. O título também foi nomeado e premiado por outros sites/publicações.
  • O jogo estava em desenvolvimento já em novembro de 2000. A captura de movimento foi usada para animação de personagens. O designer principal foi Brian Upton e a trilha sonora foi composta por Bill Brown.
  • Na versão alemã do game, todos os efeitos de sangue foram removidos e os inimigos mortos desaparecem quase que instantaneamente, em mais um exemplo de frescura chucrute. Entretanto, a revista alemã GameStar de 10/2006 honrou as calças e distribuiu uma versão na sua capa que não tem censura.
  • O Tom Clancy’s Ghost Recon foi lançado originalmente, para Windows, em 13 de novembro de 2001 na América do Norte e 23 de novembro de 2001 na Europa. Para Mac, saiu em Novembro de 2002; para Xbox, em 11 de novembro de 2002 (América do Norte) e 6 de dezembro de 2002 (Europa); para PlayStation 2, em 1 de dezembro de 2002 (América do Norte) e 6 de dezembro de 2002 (Europa); Gamecube, em 9 de fevereiro de 2003 (América do Norte) e 28 de março de 2003 (Europa); e PlayStation 3 em 30 de maio de 2012.
  • Apesar da boa recepção da versão de PC, os ports de PS2 e GameCube teve análises mistas ou na média por parte da crítica.
  • As vendas das versões do jogo para PlayStation 2 e Xbox ultrapassaram 2 milhões de cópias no final de junho de 2003 e ajudaram a impulsionar as receitas do primeiro trimestre de 2003/2004 da Ubisoft a um recorde para a empresa. Em julho de 2006, a versão PS2 do Ghost Recon vendeu 1,1 milhão de cópias e rendeu US$ 39 milhões apenas nos EUA. A revista Next Generation classificou-o como o 46º jogo mais vendido lançado para PlayStation 2, Xbox ou GameCube entre janeiro de 2000 e julho de 2006 naquele país.
  • A versão para computador do Ghost Recon recebeu um prêmio de vendas “Silver” da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA), indicando vendas de pelo menos 100.000 cópias no Reino Unido à época.

Screenshots

Sobre o download

O Tom Clancy’s Ghost Recon é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) no GOG, Steam e Ubisoft. O nosso link de download leva ao GOG, onde o game pode ser obtido com manual, tema para desktop, protetor de tela, manual de criador de mapa de comando, manual para criação de fases, guia de veículos, artworks, papel de parede HD, avatares, garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta. Além disso vem sem DRM (dá pra jogar sem precisar de ficar online e tal).

Idiomas: inglês e alemão (texto no GOG).

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 2000 (de acordo com o Steam), XP ou Vista;
  • Processador: 1 GHz;
  • Memória: 256 MB de RAM;
  • Gráficos: placa de vídeo 3D com 16 MB VRAM compatível com DirectX 9 (DirectX 9 recomendado);
  • Placa de som: compatível com DirectX 8;
  • Armazenamento: 1 GB de espaço disponível.

Veja também

Todos os posts relacionados a Tiro tático, Guerra:
autor, site, canal ou publisher Red Storm Entertainment tamanho do arquivo 504 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 2000/XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!