Dahna: Megami Tanjō

Dahna: Megami Tanjō é um obscuro jogo de 91 do Mega Drive que combina plataforma, luta, fantasia e RPG. Nele, uma loira luta contra uma feiticeira maligna, contando com a ajuda de criaturas míticas e fantásticas.


23 de janeiro de 2020

Dahna: Megami Tanjō (ダーナ: 女神誕生) é um obscuro jogo que combina plataforma, luta, fantasia e elementos de RPG. Foi desenvolvido pela IGS e lançado exclusivamente no Japão e Coreia do Sul para o Mega Drive no dia 20 de dezembro de 1991.

Em Dahna: Megami Tanjō, o jogador controla Dahna, uma moça loira com as pernas de fora que luta contra os poderes de uma feiticeira maligna que invadiu e pilhou a sua vila. Ela contará com a ajuda de bestas míticas e criaturas fantásticas ao longo de sua jornada, a qual é detalhada no game através de cutscenes.

Só fiquei conhecendo o Dahna recentemente através do vídeo. Trata-se de um título bem desconhecido que ficou praticamente restrito aos mercados onde foi lançado. Parece também que não foi muito bem recebido pela crítica especializada da época. Entretanto, o game parece contar com bons gráficos e controles, além de um enredo interessante.

Vídeos

Acima, temos este game antigo sendo defenestrado pelo Celso em seu canal em um vídeo bem informativo e descontraído, mas sem besteirol. Um detalhe interessante é que a jogatina foi capturada diretamente no Mega, não sendo apenas uma gravação de sua emulação.

Já no vídeo anterior temos o Velberan jogando o Dahna, o “jogo da guerreira esquecida do Mega Drive” até o fim. Mostra macetes do game e faz uns comentários sobre o mesmo também.

Enredo

Regine e Dahna são as herdeiras de uma família rica que nasceram com uma habilidade mágica estranha que lhes permitia convocar os elementos e fazer outras coisas impossíveis. Muitos no mundo espiritual cobiçavam esta magia, particularmente Regine, cujos poderes se fortaleciam com a idade.

No sétimo aniversário de Dahna, seus pais foram assassinados em uma violenta tentativa de sequestro, enquanto destroços separaram as irmãs. Dahna escapou e acabou escondendo-se em segredo, para depois abrigar-se em uma vila próxima, onde aprimorou suas habilidades de magia e combate, sob a orientação do feiticeiro Magh.

Dez anos se passaram até que uma misteriosa força de invasão liderada por uma feiticeira maligna atacou a vila e sequestrou Magh. Esta agressão acabou levando Dahna em direção à sua primeira batalha…

Gameplay

Dahna pode-se movimentar horizontal ou verticalmente pelos níveis, enquanto luta contra uma grande quantidade de inimigos num esquema bastante beat ’em up, onde pode rolar muito sangue espirrando e desmembramentos (Sergeant_Mark_IV pira). A protagonista é uma loira que usa uma espada, salta em duas alturas, agacha e engatinha. O jogador pode combinar golpes de espada, pressionando repetidamente o botão de ataque, enquanto consegue apunhalar inimigos acima ou abaixo de Dahna, quando ela esta saltando.

Além do combate melee, a heroína também pode usar magias cujo nível é exibido em um medidor com diferentes níveis de cores, representando o poder da magia, o que pode ser carregado ao coletar certos orbes que dropam de feiticeiros inimigos quando mortos. Diferentes níveis produzem diferentes efeitos mágicos, algo similar ao que ocorre no Golden Axe, mas variando, aqui, entre um tiro lateral de fogo, um nevoeiro ofuscante e uma chuva de magma (chamada de Thunder Magic, por alguma razão).

Durante o jogo, Dahna é capaz de montar em diferentes criaturas, incluindo um cavalo, um grifo e um ogro gigante. As duas primeiras criaturas permitem um tipo diferente de progressão de fases, enquanto o grifo e o ogro contam com ataques únicos. Para compensar, a heroína não pode usar seus poderes mágicos enquanto estiver montada. A propósito, ela começa sua aventura nas costas do gigante.

Existem também orbes ou power-ups de saúde que podem dropar de inimigos mortos, permitindo que Dahna sofra mais danos. Além disso, ela também aumenta sua capacidade de saúde ao passar de nível, o que pode ser feito recolhendo pontos de experiência ao destruir inimigos e recolher orbes.

Dahna: Megami Tanjō não conta com sistema de vidas (se o medidor chegar a zero, é game over), possui cinco continues e não conta com limite de tempo para completar as suas seis fases.

Curiosidades

  • O título do jogo, “Dahna: Megami Tanjō”, pode ser traduzido diretamente para o Português como “Dahna, o Nascimento da Deusa” ou, em inglês, como “Dahna: Birth of a Goddess”.
  • O game foi publicado pela própria IGS, a developer, também chamada de Information Global Service.
  • O ID do jogo é Game ID: T-64013.

Equipe

  • Programadores: Hideaki Tomioka, Nobusada Konishi, Yukihiro Hori e Takeshi Kitabayashi.
  • Design gráfico: Kozo Igarashi, Yasuhiko Kikuchi e Takeshi Kikuchi.
  • Sons: T’s Music.
  • Design de jogo: Hitoshi Kido e Kozo Igarashi.

Screenshots e imagens do Dahna

As screenshots acima foram ampliadas, sendo que algumas delas foram tiradas do MobyGames.

Mais informações, dicas e jogos de fantasia

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!