Hokuto no Ken [Master System]

Você já está partido em diversos quadradinhos na tela.


1 de março de 2016

Hokuto no Ken é um beat ‘em up da Sega lançado em 1986 para o Master System (Sega Mark III, no Japão), baseado na famosa série de mangá e anime de mesmo nome traduzido para o inglês como Fist of the North Star (Punho da Estrela do Norte).

Uma das adaptações das telinhas mais fieis para o Master System, Hokuto no Ken conta os eventos que acontecem na primeira série televisiva do anime, especificamente as batalhas de Kenshiro contra Shin e sua gangue, até a batalha final, com Raoh.

Trata-se da versão japonesa do Black Belt, que não pôde ser distribuída internacionalmente com suas cores, personagens e enredo originais por motivos de “direitos autorais”.

Vídeos

No quarto episódio do nosso programa Velharia, apresentamos e fizemos o longplay do Hokuto no Ken do Master. Decidimos dedicar o vídeo a esta série de mangás e animes pois esta é muito influente para os videogames, servindo de inspiração para uma grande variedade de jogos e não apenas aqueles situados no universo oficial de Hokuto no Ken. O próprio Street Fighter é bom exemplo disto.

Além disso, no vídeo acima, também ensinamos como matar os mestres e também como acessar a fase extra, Chapter 7.

Desde que carregamos o Velharia 4, descobrimos algumas manhas para o Hokuto no Ken e fizemos o vídeo acima para demonstrar. Temos também estas dicas e trapaças do Hokuto no Ken em texto.

Sinopse

Contra hordas de inimigos baseados em personagens existentes no anime, muito bem caracterizados (especialmente se contar as limitações de um cartucho de 1 megabit do Master), Kenshiro tem que avançar em um mundo devastado por uma guerra nuclear até recuperar a sua amada, Yuria.

Hokuto no Ken vs. Black Belt

À primeira vista, parecem que as diferenças entre Hokuto no Ken e Black Belt se resumem aos gráficos e algumas músicas da trilha sonora, porém existem também diferenças objetivas de gameplay: a primeira é a falta dos power-ups que ficam passando no topo da tela do Black Belt, que recuperam energia ou podem dar invencibilidade temporária. O único jeito usual (sem manha) de recuperar a saúde de Kenshiro é se ele bater num certo número de inimigos (contamos 10), o que enche o medidor em uma pequena quantidade.

Enfrentar os chefes também é um pouco mais complicado, apesar das estratégias serem similares. O gordão subchefe da primeira fase (o Heart), por exemplo, só morre se o jogador ficar dando soco no saco dele.

Por este e por outros motivos, o jogo é sensivelmente mais difícil do que o seu equivalente internacional.

Os cenários são diferentes e mais interessantes que os do Black Belt. Os planos de fundo pós-apocalíptico das fases de Hokuto no Ken, todas num estilo Mad Max, são mais coerentes do que um sujeito andando de kimono batendo nos outros na rua de lugares que você não sabe se é num Japão feudal ou num Estados Unidos moderno.

O Hokuto no Ken é muito massa e realmente tem o feeling do anime. Sem diminuir o outro game, é mais interessante que o Black Belt em uma série de aspectos.

Diferenças de nomes entre Hokuto no Ken e Black Belt

Hokuto no Ken 	 	 	 	Black Belt 	 	 	Personagem/Técnica
Kenshiro (ケンシロウ) 	 	 	Riki 	 	 	 	Protagonista
Yuria (ユリア) 	 	 	 	Kyoko 	 	 	 	Namorada do herói
Shin (シン) 	 	 	 	Ryu 	 	 	 	Primeiro chefão
Colonel (カーネル) 	 	 	Hawk 	 	 	 	Segundo chefão
Devil Rebirth (デビル・リバーズ) 	 	Gonta 	 	 	 	Terceiro chefão
Toki (トキ) 	 	 	 	Oni 	 	 	 	Quarto chefão
Souther (サウザー) 	 	 	Rita 	 	 	 	Quinto chefão
Raoh (ラオウ) 	 	 	 	Wang 	 	 	 	Chefão final
北斗百裂拳 (Hokuto Hyakuretsu Ken) 	鉄拳制裁 (Tekken Seisai) 	Primeiro golpe final
北斗壊骨拳 (Hokuto Kaikotsu Ken) 	悪党撃破 (Akutō Gekiha) 	 	Segundo golpe final
北斗七死星点 (Hokuto Shichishi Seiten) 	闘魂一発 (Tōkon Ippatsu) 	Terceiro golpe final
柔の拳 (Jū no Ken) 	 	 	懺悔無用 (Sangen Muyō) 	 	Quarto golpe final
北斗有情拳 (Hokuto Ujō Ken) 	 	極意炸裂 (Gokui Sakuretsu) 	Quinto golpe final

Curiosidades

  • Um remake aprimorado de Hokuto no Ken com gráficos poligonais 3D foi lançado para PlayStation 2 no Japão em 25 de março de 2004 como a 11ª entrada na linha Sega Ages 2500 da Sega, com a versão original adicionada como bônus. Sua inclusão foi solicitada especificamente pelo programador do original Yuji Naka.
  • A versão de Mark III foi relançada digitalmente no Japão para Wii através do serviço Virtual Console em 26 de fevereiro de 2008. Naka foi consultado sobre um bug de software encontrado na imagem ROM desta emulação e prontamente o corrigiu apenas olhando seu código
  • O jogo original também pode ser desbloqueado no título Fist of the North Star: Lost Paradise de 2018 para PlayStation 4, cujo lançamento ocidental mantém a versão original japonesa de Hokuto no Ken, em vez de sua contraparte Black Belt.
  • Faixas musicais das versões Mark III e Master System foram incluídas no álbum Sega SG-1000 30th Anniversary Collection lançado pela Wave Master no Japão em 31 de julho de 2013.

Screenshots

As capturas de tela acima foram ampliadas.

Mais Black Belt e/ou Hokuto no Ken

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!