Ninja Combat
Publicado em 18 de abril de 2017.Ninja Combat é um jogo de luta estilo beat ‘em up com rolagem lateral desenvolvido pela Alpha Denshi e lançado pela SNK em 1990, primeiramente, aos fliperamas. Nele, dois ninjas, Joe e Hayabusa, devem enfrentar um clã inimigo que, de alguma forma, fez surgir uma torre misteriosa na cidade de Nova Iorque e começou a invadi-la.
O Ninja Combat foi portado, posteriormente, para os sistemas: Neo Geo (1991), Neo Geo CD (1994), PlayStation 2, Wii (2008), PlayStation 4 (2018), Switch (2018) e Xbox One (2018).
Vídeos
Acima, temos a demo, sequências de intro e uma partida que joguei de bobeira na versão de fliperama do Ninja Combat, uma tentativa de fazer um registro nostálgico deste game. Deu pra mostrar todos os personagens jogáveis.
O vídeo acima foi produzido pelo canal Defenestrando Jogos e conta com muitas informações e curiosidades a respeito deste game, as quais usamos para montar esta publicação, além de mostrar a gameplay do título.
Enredo
No final da década de 90, dois guerreiros ninjas gêmeos conhecidos por Joe e Hayabusa (seriam uma referência a Joe Musashi e Ryu Hayabusa?) estão travando uma batalha contra um clã ninja maligno. Eles tem como missão lutar contra a Kage Ichizou em sua fortaleza, a Torre Ninja, que surgiu a partir da baia de Nova York e mandar, de uma vez por todas, o demônio Genyousai para as profundezas. Dois guerreiros ninja gêmeos conhecidos por Joe e Hayabusa.
No decorrer da jornada, quando alguns inimigos forem derrotados, eles passarão a lutar ao seu lado. São três dos subchefes – Musashi, Kagerow e Gembu – que tornam-se personagens opcionais ao terminar cada estágio.
Gameplay
Como já dissemos, o Ninja Combat é um beat ‘em up. Ele conta com armas que podem ser recolhidas pelos dois heróis principais e usadas, como nunchakus, maças, machados e katanas. Também tem combinação de ataques e golpes especiais, como um ataque com mortal onde vários oponentes são atacados ao mesmo tempo e um grande dragão que é conjurado para destruir todos os inimigos da tela.
Os jogadores (até dois em co-op simultaneamente) controlam os protagonistas enquanto eles abrem caminho através de um parque de diversão, enfrentando uma imensa horda de lacaios do clã maligno e seus líderes.
Além dos dois heróis principais, Joe e Hayabusa, alguns subchefes — Musashi, Kagerow e Gembu — se tornam selecionáveis depois que você vence a fase onde eles aparecem, todos com características próprias. Apenas Joe e Hayabusa podem recolher as armas especiais, enquanto os subchefes não. Para descartar uma arma especial que você pegou, pressione o botão B (pulo). As mecânicas, golpes e até alguns elementos de enredo lembram bastante o esquema do Sengoku.
Curiosidades
- Ninja Combat foi o nono jogo lançado para o sistema MVS da SNK.
- O jogo tem uma grande semelhança com o clássico Gang Wars, de 1989. Também criado pela ADK e distribuído pela SNK nos fliperamas, ele manteve a aparência de um jogo para outro mas com algumas melhorias técnicas que a placa MVS oferecia.
- No Japão, a Game Machine listou o jogo em sua edição de 15 de dezembro de 1990 como o décimo oitavo jogo de arcade mais popular da época. Seu desempenho foi melhor na América do Norte, onde foi um sucesso nos fliperamas.
- As paradas de fliperama da RePlay listaram o Ninja Combat como o segundo kit de conversão de software mais popular de novembro a dezembro de 1990, e, em seguida, o kit de conversão de software de maior bilheteria em janeiro de 1991.
Screenshots
As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do Ninja Combat.Mais informações beat ‘em ups
Link pra jogar online e ficha técnica
- Ninja Combat online (vai se abrir numa nova janela)
- Desenvolvedores, publishers e/ou distribuidores: Alpha Denshi, SNK
- Categorias: Arcade, Luta
- Tags: Artes marciais, Beat ’em up, Cidades, Co-op, Em revisão, Espadas, Jogos antigos, Multiplayer, Neo Geo, Ninja, Nintendo Switch, PlayStation 2, PlayStation 4, Sengoku (Série), SNK, Xbox One
- Adicionado por: LichKing
- Acessos: 167
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
