OpenTTD

OpenTTD é um simulador de gerenciamento de um negócio de transporte de passageiros e cargas vias rodoviária, ferroviária, marítima e aérea. É um remake avançado, grátis e open source do Transport Tycoon Deluxe.

3 de novembro de 2021

OpenTTD é um jogo que simula o gerenciamento de um negócio que envolve transporte de passageiros e cargas por diversos meios. É um software grátis e de código aberto em desenvolvimento contínuo, mantido pela OpenTTD Team. Seu lançamento inicial se deu a 14 de março de 2004.

Trata-se de um remake avançado do Transport Tycoon Deluxe (1994) que traz a maioria de seus recursos originais junto a muitos acréscimos, como uma variedade de tamanhos de mapas, suporte para vários idiomas, inteligência artificial customizável, personalizações descarregadas, ports para vários sistemas operacionais, interface muito mais amigável e multiplayer para até 255 jogadores. Nota-se também uma clara influência do SimCity 2000, especialmente no tocante aos gráficos e perspectiva isométrica.

Com versões para Acorn 32-bit, Amiga, Android, GP2X, GP2X Wiz, iPad, iPhone, Linux, Macintosh, OS/2, Symbian, webOS, Windows e Zodiac, o OpenTTD foi muito bem recebido pela crítica. Além disso, conta com milhares de análises extremamente positivas no Steam e 4,9 de 5 estrelas entre usuários verificados no GOG.

Vídeo

Acima, temos um trailer oficial do OpenTTD.

Apresentação

OpenTTD é um jogo de simulação de negócios onde os jogadores ganham dinheiro transportando passageiros e cargas pelas vias rodoviária, ferroviária, marítima e aérea. É um remake de código aberto e uma expansão do Transport Tycoon Deluxe, de Chris Sawyer.

Gameplay

A jogabilidade do OpenTTD é muito similar a do Transport Tycoon Deluxe, embora, como supracitado, haja muitas melhorias em vários aspectos. O objetivo é construir uma rede de transporte usando caminhões, ônibus, trens, aviões e embarcações para ligar as indústrias e cidades no mapa e transportar carga e passageiros. Cada vez que um veículo realiza uma entrega, os jogadores recebem renda, o que é usado para construir mais infraestrutura (trilhos, estações etc.) e mais veículos, modificar o terreno e interagir com as cidades, o que é feito através de suas autoridades locais.

Uma partida padrão de OpenTTD vai de 1950 a 2050, período no qual o jogador tem como objetivo obter a mais alta classificação de desempenho (com base no número de veículos, receita, quantidade de carga entregue etc.) quanto possível.

Cada mapa é gerado aleatoriamente no início e é pontuado por indústrias (por exemplo, a mina de carvão) e cidades (que produzem passageiros e correio). A carga para transporte é fornecida por ambas e aceita por outras indústrias e/ou cidades de acordo com suas necessidades (por exemplo, a estação de energia aceita carvão). Colocar uma estação perto de uma fonte e um receptor de uma determinada carga permite o transporte entre os dois.

A quantidade de carga fornecida por uma cidade ou indústria depende da qualidade do transporte que os jogadores fornecem para movimentar suas mercadorias. O pagamento pela entrega depende da quantidade de carga entregue, quão rápido foi e quão perecível é. Algumas cargas (por exemplo, passageiros) devem ser entregues mais rápido do que outras (tipo carvão) para obter uma boa renda.

Durante uma partida, os jogadores devem construir e expandir sua empresa de transporte. A única infraestrutura presente no mapa no início são estradas dentro das cidades (bem como mares e rios que navios podem utilizar). Portos, estações, aeroportos, ferrovias, canais, eclusas, aquedutos e depósitos devem ser construídas pelos jogadores. As ferramentas ferroviárias são particularmente poderosas, e se tem acesso a muitos tipos de sinais diferentes para erigir uma rede de estradas de ferro complexa e interconectada.

Melhorias na tecnologia fornecem acesso a veículos mais novos, rápidos e potentes. Novas tecnologias de trilhos também se tornam disponível com o tempo, de trilhos eletrificados e monotrilhos a trilhos maglev. Em geral, veículos mais modernos custam mais dinheiro para comprar e operar, e os jogadores devem ter ganho dinheiro suficiente anteriormente numa partida para poderem comprar upgrades para os mesmos.

Uma partida comum, de 1950 a 2050, leva cerca de 24 horas. Os jogadores podem opcionalmente começar em datas anteriores e jogar após 2050, embora nenhuma nova tecnologia esteja disponível neste caso.

Multiplayer

O OpenTTD suporta partidas multiplayer para até 255 jogadores entre 15 empresas de transporte diferentes via LAN ou Internet. Cada empresa de transporte está em competição com outras e podem ser controladas por mais de um jogador a qualquer momento. Isso permite partidas cooperativas e competitivos. Jogos em equipes competitivas (por exemplo, duas empresas de transporte, cada uma controlada por três jogadores) também são possíveis.

O jogador pode usar os recursos do jogo original ou baixar os conjuntos personalizados gratuitos criados especificamente para o remake.

Mapas e cenários personalizados também podem ser construídos com o editor integrado.

Modding

O jogo conta com uma cena ativa de modding, com adições feitas pela comunidade frequentemente, incluindo novos veículos, trens e cenários. Alterações adicionais no código-fonte aberto que modificam a mecânica do jogo principal (“patches”) também costumam ser disponibilizadas.

Destaques

  • Construa – Conecte indústrias e cidades em mapas gerados proceduralmente de até 4.096 x 4.096 quadrados, construindo uma rede de estradas, ferrovias, docas e aeroportos. Percorra as densas ruas das cidades, cruze oceanos e rios e conquiste altas montanhas em um dos quatro climas.
  • Transporte – Trabalhe sozinho ou com amigos para completar cadeias de produção e transportar produtos finais para as cidades. Monte uma frota de centenas de veículos, transferindo cargas conforme necessário em uma rede multimodal interconectada com destinos de carga opcionais.
  • Aprimore – Acompanhe as melhorias tecnológicas ao longo dos anos à medida que as cidades crescem; novos modos de transporte são inventados; e as indústrias aparecem, mudam a produção ou falham. Expanda as estações e aumente a capacidade da rede para acompanhar a demanda e evitar atrasos.
  • Diversifique – Personalize sua experiência do OpenTTD por meio de mods feitos pela comunidade, baixados por meio de um serviço de conteúdo no jogo. Inclui veículos do mundo real, novos conjuntos de indústrias, cenários personalizados e muito mais.
  • Gratuito e de código aberto – OpenTTD é um software gratuito e de código aberto, licenciado sob a GNU General Public License versão 2. O OpenTTD está em desenvolvimento contínuo.

Curiosidades

  • Segundo as lojas online, o OpenTTD não é uma abreviatura de nada, mas claramente deve significar “Open Transport Tycoon Deluxe”.
  • O OpenTTD foi escrito em C, C++, Objective-C++ e Squirrel.
  • O autor original do game se chama Ludvig Strigeus.
  • O desenvolvimento do OpenTTD veio de um desejo estender o Transport Tycoon Deluxe para suportar adições feitas pelo usuário aos gráficos e jogabilidade, bem como suporte a sistemas operacionais mais modernos e arquiteturas de computador alternativas que o jogo original, lançado em 1994 para DOS e programado em Assembly, não é compatível.
  • De acordo com um estudo dos 61.154 projetos de código aberto no SourceForge entre 1999 e 2005, o OpenTTD foi classificado como o 8º projeto mais ativo a receber patches e contribuições.
  • Em 2004, o desenvolvimento mudou para seu próprio servidor, e, desde 2018, o projeto usa o GitHub como repositório de origem e rastreador de bugs.
  • OpenTTD recebeu o maior número de votos para Game of the Year no Amiga Games Award de 2004.
  • Lewis Denby, da PC Gamer, classificou o game em 20º em sua lista de melhores jogos gratuitos para PC de maio de 2011.
  • Os usuários do Hungarian Unix Portal escolheram o OpenTTD como jogo (gratuito) favorito em 2005, 2007, 2009 e 2010.
  • Em 2014, o OpenTTD foi listado pela PCGamer entre os “Dez melhores clássicos refeitos por fãs que você pode já jogar gratuitamente”.
  • Em 2015 e 2016, a porcaria do Rock, Paper, Shotgun classificou o OpenTTD em 8º em sua lista dos 50 melhores jogos grátis para PC.

Plataformas oficiais

Os dados referentes aos requerimentos de sistema desta publicação foram retirados das plataformas online de games. Entretanto, de acordo com os desenvolvedores, o jogo é oficialmente compatível com as seguintes plataformas:

  • BSD, especialmente FreeBSD, NetBSD e OpenBSD;
  • Linux;
  • Solaris;
  • Windows 95, 98, ME, 2000, XP, Vista e 7.

Devido às árvores genealógicas emaranhadas de ambientes operacionais *nix, isso pode significar que as versões podem ser compiladas dessas versões para outras plataformas mais específicas de hardware. Por exemplo, o OpenTTD também tem um port webOS, mas apenas para o touchpad HP (já que a tela sensível ao toque do Pre é muito pequena para os vários botões pequenos e complicados do jogo). Deve-se ter mais informações sobre isso no site oficial do game.

História

Houve uma tentativa anterior de modificar o Transport Tycoon Deluxe para funcionar em sistemas operacionais mais modernos. O OpenTTD foi precedido por uma conversão comercial do Transport Tycoon Deluxe compatível com Windows 95 criada em 1996 pelo grupo de tecnologia FISH, ma sfoi lançada em 1999 como parte de uma compilação de jogos tycoon antigos. Esta versão ainda era muito restrita em termos de sistemas operacionais e arquiteturas de computador.

Da mesma forma, conseguiram com sucesso abrir o Transport Tycoon Deluxe para modificação pelos usuários. TTDPatch, inicialmente criado por Josef Drexler em 1996-97 e ainda em desenvolvimento em 2010, muda o comportamento do Transport Tycoon Deluxe para apresentar muitos novos recursos ao jogo, como novos gráficos, veículos, indústrias etc. Entretanto, o TTDPatch também é muito restrito em termos de sistema e recursos do jogo que podem ser alterados.

Em 2003, Ludvig Strigeus anunciou que pretendia fazer engenharia reversa do Transport Tycoon Deluxe e converter o jogo para C. Em 6 de março de 2004, este port foi lançado e denominado OpenTTD. Em 2021, o OpenTTD ainda está em desenvolvimento ativo.

O desenvolvimento inicial do jogo se concentrou na reestruturação do código para melhorar a legibilidade e a extensibilidade. Isso permitiu restaurar recursos como som e música, melhorando a interface do usuário e introduzindo novos idiomas para a GUI. Muitos novos recursos de gameplay e modding também foram adicionados nessa época, com o objetivo de replicar as habilidades do TTDPatch. Uma grande melhoria foi reprogramar o multiplayer para permitir partidas via LAN e Internet.

No final dos anos 2000, o OpenTTD já era um jogo estável e popular, e o desenvolvimento avançou para mudanças mais substanciais. Em 2007, chegou o suporte para IAs personalizadas e feitas pelo usuário, que podem fornecer um desafio maior do que a IA original. Outras mudanças importantes incluíram suporte para IPv6, um sistema de download integrado para personalizações e suporte para gráficos alternativos, sons e trilhas sonoras em 2009. Desde 2007, o OpenTTD está sendo gradualmente reescrito em C++.

Screenshots

Sobre o download

O OpenTTD é um jogo livre que é distribuído gratuitamente para PC (Windows, MacOS X e Linux) no GOG e Steam. O nosso link de download leva ao GOG, versão que vem sem DRM (não precisa de ficar online para jogar).

Idiomas: português (Brasil), inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), árabe, búlgaro, checo, dinamarquês, holandês, finlandês, grego, húngaro, japonês, coreano, norueguês, polonês, português, romeno, russo, chinês simplificado, espanhol (América Latina), sueco, tailandês, chinês tradicional, turco, ucraniano e vietnamita.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e tycoon

autor, site, canal ou publisher OpenTTD Team tamanho do arquivo 28 MB licençaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!