Cave Story

3 de dezembro de 2020

Cave Story (洞窟物語) é um jogo de adventure e plataforma independente tipo metroidvania desenvolvido pelo Daisuke “Pixel” Amaya, em seu tempo livre, que apresenta estilo retrô, gráficos em pixel art e mecânicas típicas do gênero. Foi lançado originalmente em 20 de dezembro de 2004 para Windows.

Com versões também para PSP, Linux, Mac, 3DS, Mega Drive, GP2X, GP2X Wiz, Amiga, Switch, Wii e DSi, o Cave Story foi muito bem recebido pela crítica, que elogiou muitos de seus aspectos. Uma versão avançada do jogo, Cave Story+, foi lançada no Steam em novembro de 2011, onde, pelo menos até o momento, conta com milhares de avaliações muito positivas.

Vídeos

Temos acima um trailer oficial do Cave Story+.

Já o vídeo anterior é o trailer da versão avançada do game [ara Switch.

Sinopse do enredo

O soldado amnésico Quote encontra-se em uma cidade de coelhos chamados Mimigas. Estas criaturas Os estão sendo perseguidas por um médico malvado que as sequestra para seus experimentos malignos. Os Mimigas ainda se lembram de Arthur, um herói de seu passado, e alguns estão aguardando o retorno dos dragões. O soldado logo se apaixona por Sue, uma estranha para os Mimigas, mas a única que parece saber sobre os ovos de dragão. Infelizmente, o médico também está atrás dela.

Gameplay

O Cave Story é um metroidvania que se assemelha a um game de Nintendinho, com um estilo distinto 8 bits e jogabilidade rápida. O cenário é basicamente o interior cavernoso de uma ilha flutuante povoada por uma raça de criaturas sencientes que se parecem com coelhos, os Mimigas. O soldado deve interagir com diversos objetos e NPCs (não aqueles do Twitter) para zerar o game.

A jogabilidade envolve uma variedade de quebra-cabeças que envolvem saltos, inimigos para atirar com a arma equipada e batalhas contra chefões que desafiam os jogadores enquanto exploram o mundo do game.

O personagem principal, o soldado desmemoriado, é controlado diretamente usando o teclado ou joystick e coleta armas – como lâmina, borbulhador, bola de fogo, metralhadora, nêmesis, super lança-mísseis, estrela polar, cobra e espora – que podem ser upadas até três vezes, embora percam seus níveis ao receber dano.

Quando se pega várias armas, elas podem ser alternadas a qualquer momento ao pressionar de um botão. Derrotar inimigos às vezes resulta em objetos triangulares amarelos, que é o que garante pontos de experiência às armas quando coletados.

Existem também cápsulas de saúde para aumentar (dar upgrades a) sua barra de vida. Estes, junto com as atualizações da capacidade de mísseis, estão espalhados por todo o mundo de Cave Story.

A versão DSiWare do jogo é bastante próxima ao original e não contém a maioria das mudanças introduzidas na versão anterior do WiiWare. No entanto, contém o modo Sanctuary Time Attack, roupas sazonais para o Natal e o Halloween e uma jukebox onde todas as faixas da OST podem ser desbloqueadas gradualmente.

Outras edições do Cave Story

NXEngine

O NXEngine é apresentado “como uma reescrita ou um clone completo em código livre da obra prima jump-and-run de plataforma Doukutsu Monogatari, também conhecida como Cave Story”. O NXEngine foi feito pela programadora Caitlin Shaw e permite a sua modificação e a criação de ports para outras plataformas ou dispositivos adicionais.

Cave Story+

A versão aprimorada Cave Story+ foi lançada pela Nicalis no Steam a 22 de novembro de 2011 para PC (Windows e Linux), apresentando um script de enredo alternativo que difere da tradução original em inglês.

O Cave Story+ contém todos os modos adicionais da versão WiiWare, trilha sonora remasterizada, a opção de alternar entre os gráficos clássicos e os da versão WiiWare e a opção de escolher a música do game original, a do WiiWare ou as do update do 3DS. Também possui um nível exclusivo, a Wind Fortress (“Fortaleza do Vento”), que é confundida com um modo de game. Eventualmente, também recebeu um Desafio de Metralhadora exclusivo.

O jogo foi incluído como um bônus nas ofertas Humble Indie Bundle 4 em dezembro de 2011 e Humble Bundle 7 em dezembro de 2012. Foi também lançado no serviço Desura em abril de 2012.

No dia 19 de janeiro de 2017, a Nicalis anunciou uma versão de Cave Story+ para o Switch. Lançada em 20 de junho de 2017, vem com um manual colorido e um Mini CD contendo arranjos da trilha sonora feito no FamiTracker, um tracker de música chiptune baseado nos sintetizadores do Famicom. Uma atualização posterior também adicionou jogabilidade cooperativa para dois jogadores. Além disso, as compras de GameStop do port para este console da Nintendo incluem um dos três chaveiros modelados a partir de Quote, Curly e Balrog, personagens deste game.

Cave Story 3D

O Cave Story 3D é uma versão 3D do jogo desenvolvida pela Nicalis e publicada pela NIS America para o Nintendo 3DS. Foi lançado em 8 de novembro de 2011 na América do Norte, 11 de novembro de 2011 na Europa e 26 de julho de 2012 no Japão.

Esta edição foi construída do zero usando modelos de personagens 3D, apresentando um sistema de câmera dinâmico, um outro nível adicional e trilha sonora remixada por Danny Baranowsky. A versão japonesa apresenta um crossover de várias franquias da NIS e de outras firmas, como Crazy Climber, Ikki e Dragon Slayer.

Apresentação

Sem dúvida o jogo indie mais conhecido de todos os tempos, Cave Story contém um enredo completamente original, repleto de personalidade, mistério e horas de diversão frenética. Trata-se de um jogo de ação e aventura do aclamado designer independente Daisuke Amaya – ou Pixel, para os fãs.

Lotado de charme e personagens incomparáveis, Cave Story te leva a um mundo raro onde uma curiosa raça de criaturas parecidas com coelhos, conhecidas como Mimigas, são livres.

Você acorda em uma escura caverna sem lembrar quem é, de onde veio e o motivo de estar no lugar que está. Ao encontrar a Vila Mimiga, você descobre que as antes despreocupadas criaturas estão em perigo nas mãos de um cientista louco. A única esperança dos Mimigas está nas mãos de um garoto quieto e amnésico que não lembra nem seu próprio nome.

Corre, pule, atire, voe e explore por todo o caminho em um jogo gigantesco de ação e aventura que lembra os clássicos jogos das eras 8 e 16-bit. Controle e aprenda as origens do poder deste mundo, pare o vilão alucinado e salve os Mimigas!

O Cave Story+ promete

  • Gráficos originais (320 x 240) ou atualizados com alta definição.
  • Trilha sonora original e versões remasterizadas.
  • A possibilidade de combinar a qualidade dos gráficos e das músicas como desejar!
  • Seis novos modos de jogo, incluindo Wind Fortress, Boss Rush e outros.
  • Mais de 20 batalhas épicas com chefões ao redor da Ilha Mimiga.
  • 15 níveis para explorar num vasto mundo.
  • 10 armas únicas para encontrar e aprimorar.
  • Compatibilidade com controle USB.
  • Quatro finais únicos.
  • Atualizações de conteúdo no futuro.

Curiosidades

  • O Cave Story é listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados nesta obra são o MDK e o Serious Sam: The First Encounter.
  • De muitas formas, o Cave Story estabeleceu um benchmark para os criadores independentes. Isso também o levou a ser mencionado em discussões sobre originalidade na comunidade de jogos indie. Novos títulos, mesmo muitas vezes de um gênero completamente diferente, são frequentemente descritos como rip-offs do Cave Story, mas isso é tipo um meme, não é sério.
  • O Cave Story+, a versão aprimorada do Cave Story, foi desenvolvida e publicada por  
    Nicalis, Inc.
  • O Cave Story é também chamado de Doukutsu Monogatari.
  • A fim de dedicar mais tempo ao aperfeiçoamento do Cave Story 3D, o Pixel deixou seu emprego como desenvolvedor de software para se tornar diretor desta versão do game. Ele disse que observou que a transição para 3D foi difícil porque exigia a consideração de muitos outros detalhes.

Screenshots

Sobre o download

O nosso link para download do Cave Story leva à sua versão avançada, o Cave Story+, o qual é um jogo normalmente pago (comercial) que pode ser obtido nas lojas do Steam (Windows e Linux) e da Epic (Windows).

Idiomas: inglês.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Pixel tamanho do arquivo 200 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!