Dandara

28 de janeiro de 2021

Dandara é um jogo de plataforma 2D independente estilo metroidvania com action-adventure desenvolvido pela Long Hat House e lançado originalmente em 6 de fevereiro de 2018.

A personagem principal do game é inspirada em Dandara dos Palmares, guerreira, escrava fugitiva e esposa de Zumbi dos Palmares. Entretanto, o jogo não foca em feitos na vida real, mas se passa num mundo de fantasia repleto de criaturas místicas.

Publicado pela Raw Fury e disponível para Windows, Mac, Linux, Xbox One, PlayStation 4, Android, iOS e Switch, Dandara obteve recepção mista, inclinando-se para positiva, pela crítica especializada, na época. Atualmente, conta com análises muito positivas por parte dos jogadores na loja do Steam.

Vídeo

Acima, temos um trailer oficial de lançamento da edição Trials of Fear do Dandara. Pelas cenas, dá pra ver que o bagulho é bem acelerado.

Apresentação

Em um universo bizarro onde os oprimidos estão à beira do esquecimento, Dandara despertou para remodelar o mundo. Bem-vindo a um jogo de plataforma metroidvania 2D único, repleto de criaturas místicas e exploração sem fim.

O mundo de Salt está à beira do colapso. Os cidadãos, antes espíritos livres, agora estão oprimidos e isolados. Mas nem tudo está perdido. Desse ambiente de medo, surge uma heroína, um raio de esperança. O nome dela é Dandara.

Desafie a gravidade ao saltar no chão, nas paredes e também no teto. Descubra mistérios e segredos escondidos por todo o mundo de Salt e sua grande variedade de personagens. Prepare Dandara para a sobrevivência e a luta contra inimigos determinados.

Desperte, Dandara, para trazer a liberdade e o equilíbrio a esse mundo sem rumo.

Gameplay

Como um bom metroidvania, Dandara combina a dinâmica de Metroid e Castlevania. Nele, o jogador controla a personagem Dandara em uma plataforma de aventura 2D. Entretanto, a personagem não anda, com o movimento sendo feito apontando a mira e usando o botão de salto para navegar entre pisos, paredes ou tetos.

O combate é feito segurando o botão de ataque primário e soltando para descarregar o tiro na direção que está mirando, bem como para evitar projéteis em sua direção. Esse aspecto também é excêntrico, mas é que parece que o game foi feito pensando em dispositivos móveis, e isso pode ser mais adequado para usar o touch e tal. Sei lá.

Enfim, ao longo do jogo, Dandara irá adquirir power-ups de armas e vida que mudam as dinâmicas das batalhas e oferecem novas possibilidades de interação com os cenários, nos quais Dandara conhece personagens estranhos e enfrenta figuras autoritárias. Há também momentos de descanso, em acampamentos que representam checkpoints.

Dandara: Trials of Fear Edition

Trials of Fear é uma expansão do Dandara que vem com conteúdo extra e vem duas edições: Standard e Enhanced. Pelo que vi, a diferença entre as duas é que a Enhanced vem com a trilha sonora original do jogo incluída.

O download do conteúdo de Dandara: Trials of Fear Edition é grátis para todos que já possuem Dandara.

Aliás, o download da nossa publicação leva ao Dandara: Trials of Fear Edition.

Destaques segundo o distribuidor

  • Entre nos reinos secretosTrials of Fear Edition adiciona 3 áreas novas para explorar, um novo e grande chefão, novos poderes e mecânicas, novas músicas, um final secreto, atualizações de qualidade de vida e muito mais!
  • Descubra Salt – O Trials of Fear Edition adiciona um foco de narrativa novo ao jogo, elaborando a história de Salt e seus habitantes. Encontre novas descrições, diálogos e cenas de antigos personagens e cenários.
  • Novo esquema de controles – Embora a recomendação seja jogar com controle do Xbox para Windows (ou equivalente), aproveite o novo esquema de Mouse e Teclado, criado especialmente para PC.
  • Controles inovadores – Desenvolvidos nativamente para uso com tela de toque e gamepad, os movimentos e combate interagem de forma harmoniosa e contínua.
  • Exploração sem limites – Viaje pelo esotérico mundo de Salt com saltos rápidos e fluidos em qualquer superfície, sem as restrições da gravidade e em cenários criados cuidadosamente.
  • Progressão desafiadora – Use uma combinação de velocidade e habilidade, inteligência e reflexos para solucionar quebra-cabeças, ganhar poderes e acessar áreas antes inacessíveis.
  • Mundo lindo e imersivo – Um mundo de maravilhas visuais e auditivas ganha vida através da lindíssima arte em pixels feita à mão e da trilha sonora com composições originais.

Curiosidades

  • O Dandara não é o Samsara. Nada a ver.
  • Ao que parece, o Long Hat House, o desenvolvedor do jogo, é um estúdio brasileiro de Minas Gerais.
  • O jogo foi eleito um dos dez melhores do ano pela revista Time, ao lado títulos populares, como Super Mario Party, Red Dead Redemption e God of War. O Dandara foi o primeiro game brasileiro a aparecer nesse rank.
  • Além disso, o game ganhou o prêmio de “Jogo Portátil do Ano” no 22º Annual D.I.C.E. Awards.
  • Em 2016, o Dandara foi apresentado no BIG Festival, principal evento de jogos independentes da América Latina, onde concorreu o prêmio de “Melhor Jogo Brasileiro”. O game não venceu, mas ganhou destaque com o evento. A entrada da publisher sueca Raw Fury na jogada conseguiu disponibilizar o jogo para consoles, incluindo o Switch. Foi nesse momento que o Dandara foi divulgado para o mundo pela própria Nintendo.
  • Dandara traz referências à cultura brasileira. Uma personagem do jogo, por exemplo, é inspirada naquele quadro zuado de Tarsila do Amaral que gente pretensiosa fala que é maravilho para parecer culta. Há outros elementos referentes a grupos musicais, locais reais, povos e até outros nomes relacionados com programas de TV brasileiros.
  • Apesar da protagonista do jogo ser baseada em uma personagem histórica, e dessas referências supracitadas, os desenvolvedores afirmam que nunca tiveram “a intenção de fazer propaganda da cultura brasileira. O que fizemos foi procurar inspiração no que a gente vê… Mas acreditamos que fazer algo inspirado em nós mesmos vai criar um diferencial num cenário cheio de mesmices. É uma das formas de você ser criativo sendo influenciado pela própria cultura”.
  • Thommaz Kauffmann, compositor do jogo, afirma que entrou na equipe nos primeiros meses de produção do Dandara. O desenvolvedores João Brant e Lucas Mattos deram bastante liberdade para Thommaz, passando algumas referências de músicas que gostavam – como Pink Floyd –, e inspirações de artes e referências culturais.

Screenshots

Sobre o download

O Dandara é um jogo normalmente pago para Windows que pode ser encontrado nas lojas do GOG e Steam, para Windows, Mac e Linux, e na Epic Store para Windows e Mac. Para as demais plataformas (PS4, Switch, Xbox One, Android e iOS), acesse a página oficial do game.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Texto: inglês, chinês simplificado, chinês tradicional, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, português (Brasil), russo e espanhol (Espanha).

Requerimentos mínimos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Long Hat House tamanho do arquivo 535 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!