Salt and Sanctuary

Salt and Sanctuary é um jogo de 2015 que combina combate acelerado com metroidvania e RPG. Adapta as mecânicas dos action-RPG da série Souls para plataforma 2D e usa gráficos desenhados à mão.

29 de dezembro de 2021

Salt and Sanctuary é um action-RPG e jogo de plataforma 2D tipo metroidvania independente fortemente inspirado na série Souls (Demon’s Souls, Dark Souls etc.) dos japoneses da FromSoftware. Foi desenvolvido pelos Ska Studios e lançado originalmente em 15 de março de 2015.

Publicado pelos próprios Ska Studios e disponibilizado para Windows, Mac OS X, Linux, PlayStation Vita, PlayStation 4, Xbox One e Switch, o Salt and Sanctuary foi bem recebido pela crítica especializada. Também, conta com dezenas de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.

Existe uma sequência, Salt and Sacrifice, que está em desenvolvimento na data desta publicação.

Vídeos

Acima, temos o trailer de revelação do Salt and Sacrifice.

Temos também um vídeo oficial da gameplay do título.

Sinopse

Um marinheiro desafortunado naufraga em uma ilha desconhecida. Em meio a vales repletos de neblina, nos quais cadáveres cobertos de musgo mostram os dentes em sorrisos e empunham armas enferrujadas, figuras cambaleantes começam a se agitar. Por baixo de estruturas corroídas pelo sal prestes a desmoronar, passagens labirínticas levam a uma malevolência impronunciável, há muito esquecida pela humanidade.

Gameplay

O Salt and Sanctuary se inspira fortemente na série de action-RPG Souls desenvolvida pela FromSoftware e retém muito de sua mecânica, mas as traduz de um jogo 3D para plataforma 2D e usa gráficos desenhados à mão.

O jogo implementa conceitos de RPG como origens, classes e desenvolvimento de estatísticas, bem como uma extensa árvore de habilidades que fornece centenas de combinações.

Em Salt and Sanctuary, você joga como uma pessoa que chegou à costa de uma ilha misteriosa após um naufrágio. O navio carregava uma princesa, agora desaparecida. Esta pessoa deve explorar a ilha e sobreviver contra sua miríade de habitantes, se quiser resgatar a princesa.

Cada região da ilha apresenta novos caminhos e inimigos e chefes para combater e ganhar sal. Também se encontrarão santuários, onde podem curar e usar o sal para comprar upgrades para as estatísticas e skills dos personagens por meio da árvore de habilidades. Se um jogador morrer, todo o sal que carregava será perdido, a menos que consiga matar o inimigo que o matou primeiro.

Os jogadores também podem trazer estátuas para santuários e fazer oferendas para trazer vários personagens a estes locais, incluindo ferreiros que vendem equipamentos e guias que podem transportar o jogador a um santuário previamente visitado.

Existem 600 itens usáveis, e as várias categorias de armas têm movesets especiais, incluindo ataques aéreos. Os jogadores podem empunhar armas de duas mãos para poder adicional e escudos para defesa. Ataques mágicos e à distância também podem ser realizados.

Também é possível convocar um amigo pra jogar junto no multiplayer local (cooperativo ou versus). Recursos assíncronos, como mensagens que podem ser trocadas entre jogadores, também estão disponíveis.

Apresentação

Explore uma ilha atormentadora e impiedosa neste RPG de ação em 2D estilizado. Salt and Sanctuary combina combate acelerado e brutal em 2D com uma riqueza de mecânicas de RPG em um mundo cheio de cidades esquecidas, calabouços ensanguentados e monumentos profanados.

Descubra, construa e aprimore mais de 600 armas, armaduras, feitiços e itens conforme você explora um reino amaldiçoado, repleto de cadáveres da nobreza que um dia o celebraram.

Sob autoria do Ska Studios, o estúdio independente premiado responsável por uma longa lista de títulos de ação estilísticos, viscerais e brutais, que inclui The Dishwasher: Vampire Smile, The Dishwasher: Dead Samurai e Charlie Murder, Salt and Sanctuary é o título mais ambicioso do estúdio até então.

Enredo (com spoilers)

A partida começa com o jogador alojado em um navio que também carrega uma princesa de um país não identificado que se casará com o rei de uma nação adversária para evitar a guerra. No entanto, um grupo de saqueadores ataca, matando sua tripulação. Se o jogador matar todos os saqueadores e escapar para o convés, serão atacados por um gigante “Kraekan” (uma corruptela de kraken) do mar semelhante a Cthulhu. Independentemente de serem ou não capazes de derrotar os saqueadores e o poderoso kraeken, o navio naufraga, mandando-os à deriva para a costa de uma ilha misteriosa.

Lá, um velho estranho lhes dá um ícone de um dos três credos dos quais o jogador diz ser membro, ajudando-os em sua jornada para encontrar a princesa perdida. O jogador coloca este ícone no primeiro Santuário e então continua explorando a ilha, juntando sal para ganhar poder, já que neste universo, os humanos são conhecidos como Saltborn e são ostensivamente compostos em grande parte por isto. Lá, é possível encontrar vários NPCs com histórias paralelas, como um cavaleiro, ladrão e feiticeiro sem nome. O jogador também encontra um espantalho falante altamente sinistro que os ameaça de morte.

No processo de conversa com esses NPCs, percebe-se que a ilha é composta de cópias de locais perigosos de vários continentes do mundo, e que algum tipo de poder os “coletou”. O Espantalho é o avatar de um ser conhecido como Deus Inominável, e também que a princesa que eles estavam procurando pode nem mesmo ser da realeza, mas sim uma escrava que deveria ser sacrificada ao Deus Sem Nome em troca de terminar a guerra atual, como já foi feito muitas vezes no passado.

Uma luta de chefe opcional também revela que o Deus Inominável matou os atuais deuses do mundo, conhecidos como os Três, prendendo-os em caixões especiais e recebendo e respondendo orações dirigidas a eles, já que precisam de adoração para sobreviver.

Finalmente, o personagem principal encontra o velho pela última vez, quem revela que já foi Jaret, um grande rei que governou a ilha e concordou em ser o servo do Deus Inominável em troca de poder. O Deus Inominável é um ser incrivelmente poderoso que nasceu do sal (ou seja, mortal), mas deseja a divindade, mas é incapaz de fazer isso, não importa quanto poder reúna devido a não ter uma alma de fogo como os outros deuses.

O jogador viaja para o castelo do Deus Inominável e o derrota, encontrando um poço com o qual são capazes de escapar da ilha e presumivelmente encerrar o ciclo de guerra que o Deus Inominável perpetuou. Alternativamente, podem escolher pegar o capacete do Deus Inominável e ganhar todo o seu poder, mas assim ficarão presos na ilha.

Curiosidades

  • O jogo foi anunciado pela primeira vez em uma carta aberta do desenvolvedor ao PlayStation Blog em 28 de agosto de 2014.
  • O Salt and Sanctuary foi lançado para o PlayStation 4 em todo o mundo em 15 de março de 2016, e para Windows em 17 de maio de 2016. O jogo também foi lançado para Vita em 28 de março de 2017.
  • O port para Switch foi feito pela BlitWorks e lançada mundialmente em 2 de agosto de 2018 via Nintendo eShop, com uma versão física lançado em 11 de dezembro de 2018 sob o título Salt e Sanctuary: Drowned Tome Edition.
  • A ideia inicial por trás do jogo foi concebida como uma fusão da série combate dos Souls com a série anterior dos Ska Studios, Dishwasher. A demonstração técnica recebeu muito feedback positivo, então os desenvolvedores decidiram continuar com essa ideia.
  • A série Castlevania, particularmente Symphony of the Night e as versões posteriores do Nintendo DS (motáveis por seu design baseado em exploração livre), também serviu de inspiração para o Salt and Sanctuary.
  • Salt and Sanctuary levou cerca de dois anos e meio para ser criado, embora os sistemas subjacentes tenham sido criados antes que o desenvolvimento começasse a sério. O jogo original conforme projetado era muito mais complexo, mas alguns cortes tiveram que ser feitos devido ao pequeno tamanho da equipe.

Screenshots

Sobre o download

O Salt and Sanctuary é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC nas lojas da Epic (Windows) e Steam (Windows, Mac e Linux). Esta é a versão que temos para download. Links para outras plataformas podem ser encontrados no site oficial do desenvolvedor.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Legendas e interface: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (América Latina), japonês, chinês (simplificado), coreano, polonês, russo e português (Brasil).

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Ska Studios tamanho 2 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!