Kenseiden

Kenseiden (1988) é um clássico jogo de plataforma onde um destemido samurai deve derrotar feiticeiros e seus demônios lacaios que dominaram um Japão do Século XVI e roubaram os pergaminhos sagrados de sua família.

15 de novembro de 2021

Kenseiden (剣聖伝) é um jogo de ação com rolagem lateral e elementos de plataforma e action-RPG onde você é um samurai que deve lutar contra feiticeiros, espíritos malignos e mortos-vivos que infestam o Japão do Século XVI. Foi desenvolvido pela Sega e lançado em 2 de junho de 1988 ao Master System.

Publicado pela própria Sega, o Kenseiden é certamente um dos melhores títulos do console 8-bit desta firma. Apresenta excelentes gráficos, trilha sonora e temática, combinados com bastante dinamismo nos controles e até um bom valor de replay, visto que existem várias formas de zerá-lo.

O Kenseiden foi geralmente bem recebido pela crítica e não foi à toa. De acordo com o que vi, a menor nota recebida pelo jogo foi 60%, com a maioria acima de 80% e com uma análise dando 100%. Entretanto, e infelizmente, este game nunca foi portado para outras plataformas nem ganhou nenhuma sequência, sabe-se lá porque.

No dia 4 de outubro de 2021, o Kenseiden foi introduzido ao nosso Hall da Fama. Só não sei porque também ele já não estava lá antes.

Vídeo

Acima, temos jogatina do grande clássico do Master System feito pelo canal Defenestrando Jogos. Traz mais de 40 minutos do jogo sendo completamente zerado com uns macetes pra te ajudar mais ainda, junto muitas curiosidades e descontração.

Sinopse

No Japão do Século XVI, feiticeiros e seus lacaios dominaram essa orgulhosa nação. Eles roubaram a Espada do Rei Dragão e os cinco Pergaminhos Sagrados da sua família.

Você é Hayato, um destemido guerreiro samurai. Sua missão é recuperar a espada e os pergaminhos… E derrotar todo o mal que do Castelo Negro.

É mais que uma questão de honra. O destino de um país depende de seu sucesso.

Gameplay

O objetivo de Kenseiden é derrotar os sete macumbeiros, sendo que o mestre reside em um castelo em Edo, para recuperar os pergaminhos secretos e a Espada do Rei Dragão.

O Kenseiden é um jogo single player que contém dezesseis níveis, sendo todos eles com rolagem lateral, seja os com casas de bambu ou aqueles com cavernas escuras e mal-assombradas como pano de fundo. Nesses níveis, Hayato é atacado por fantasmas, esqueletos e outros espíritos maléficos. Ao seu lado, ele contará com sua espada, que pode golpear à vontade contra os monstros, e suas habilidades de samurai, que podem ser melhoradas adquirindo power-ups ou através dos pergaminhos sagrados, que geralmente são recolhidos após derrotar um chefão. Se Hayato entrar em contato com um monstro, perderá alguma energia.

Após o round 2, o jogador pode escolher qualquer um dos níveis mais próximos no mapa. Dá pra voltar a qualquer nível a qualquer momento após terminá-lo, exceto o final, pois se vencer a última fase, você zera o game, né? Saber quais fases e quando acessá-las pode ser essencial para zerar Kenseiden. Até mesmo usando a seleção de fases isso continua indispensável, pois sem algumas técnicas que Hayato aprende ao recuperar pergaminhos, é impossível vencer o último chefão.

Cada fase pode ser vencida ao alcançar a saída, caso você consiga atravessá-la vivo. Em algumas, entretanto, pode aparecer um dos feiticeiros, que funcionam como chefão, e Hayato vai ter que encará-lo em uma batalha até a morte. Só será possível avançar caso o feiticeiro seja derrotado. Se bem me lembro, algumas vezes, se encontra uma porta lacrada que só é destrancada caso o chefão seja derrotado.

Toda vez que um feiticeiro é derrotado, você aprende uma habilidade ou poder especial ao recuperar o pergaminho secreto que vai aparecer. Esses poderes especiais variam de técnicas mais eficientes com a espada até aprender como saltar muito alto. Existem cinco destes pergaminhos em Kenseiden, mas este jogo também apresenta itens e power-ups úteis espalhados pelas fases.

Além dos pergaminhos e pick-ups, Hayato pode se fortalecer com os rounds de treinamento também. Estes geralmente começam com uma escada para subir e contam com um mestre ancião que vai passar o “briefing” do treinamento. Caso você consiga completar a fase com sucesso, seu medidor de saúde/energia vai aumentar e pode também ganhar um talismã de proteção, Omamori, que, segundo o manual, reduz o dano que o inimigo inflige ao jogador, mas eu não estou muito bem lembrado desse item. Enfim, se você falhar, vai perder um pouco de saúde e retornar ao início da fase. Você pode ignorar os rounds de treinamento simplesmente segundo à direita, em vez de subir a escada.

Curiosidades

  • O título do jogo, Kenseiden (剣聖伝), pode ser traduzido como a “Lenda da Sagrada Espada”, “Lenda do Mestre Espadachim” ou até “Invocação da Espada Sagrada”.
  • O jogo foi lançado como Hwarang-ui Geom (화랑 의 검), algo como “Espada do Cavaleiro das Flores”, na Coreia do Sul, com o sprite de Hayato alterado para se parecer com um guerreiro coreano e o mapa foi trocado pelo da Coreia.
  • Na versão original em japonês, Hayato é loiro. No ocidente, ele tem cabelo preto.
  • A saudosa e pioneira revista brasileira VideoGame, em abril de 1991, analisou o jogo da seguinte forma: “Dezesseis fases de muita ação para um samurai derrotar cinco feiticeiros, recuperando os cinco manuscritos secretos e também a espada do Rei Dragão. Jogo que apresenta telas muito bonitas e no qual o elemento surpresa é constante. Os inimigos podem aparecer a qualquer momento. Por isso, o herói tem de se valer dos poderes dos manuscritos, à medida que eles forem sendo recuperados: saltar mais alto; espada levantada; corte para baixo com a espada; atacar de frente e de costas, agachado; e espada giratória“.
  • Tem um round do Kenseiden, um que se passa dentro de uma caverna cheia de lava, que aparece a cabeça do Alex Kidd como easter egg no canto inferior da tela. Eu via isso quando era pequeno mas achava que era só pareidolia (cadê o Mateus?). Depois fiquei sabendo que colocaram isso propositalmente.

Screenshots

Mais Kenseiden e Master System

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!