Street Fighter II de Master System está ganhando um hack gráfico

O improvável port do Street Fighter II para Master System está ganhando um hack gráfico que promete melhorar o visual desta versão do clássico jogo de luta competitiva da Capcom.


5 de dezembro de 2022

Ontem (4), fiquei sabendo que aquela versão que a Tec Toy fez do Street Fighter II para o Master, cuja história é bastante curiosa, vai receber uma atualização que promete dar um tapa na cara deste game.

Este improvável port do clássico da Capcom foi desenvolvido pela empresa brasileira para o mercado nacional e, embora logicamente pobre em relação à original de fliperama e versões para plataformas mais robustas, foi o mesmo que tirar leite de pedra.

Agora, xfixium está fazendo um hack que vai trazer gráficos melhorados e corrigidos para este jogo de luta competitiva do console 8-bit da Sega.

Podemos ver como está ficando o trabalho, que ainda está em progresso, no vídeo abaixo:

xfixium afirma que trata-se apenas de um update com o objetivo de apenas melhorar o visual do Street Fighter II de Master, assim como um de seus trabalhos anteriores, a edição da Tyris Flare do Golden Axe. Não há mudanças reais no engine, além de deixar alguns projéteis mais baixos, remoção das sombras que faziam os caças da fase do Guile parecerem flutuar e alguns outros pequenos ajustes nos quadros de animação.

Ainda de acordo com a descrição do projeto, o objetivo deste hack é corrigir os níveis vazios, dimensionar adequadamente todos os sprites e, no geral, apenas torná-los mais brilhantes que o original. “O Master System é capaz de produzir alguns gráficos maravilhosos”, e xfixium afirma que “está tentando capturar todo o seu potencial”.

Concordando comigo, xfixium afirma que o “ROM original é bastante impressionante para o que faz”, complementando que “infelizmente, sua jogabilidade é um pouco deficiente, por causa dos tamanhos dos lutadores, uma técnica foi usada para misturá-los como blocos de fundo (para não piscar os sprites). Por causa disso, os lutadores precisam aderir a um grid de 8×8 pixels que faz com que todos os movimentos pareçam instáveis e com baixa taxa de quadros“.

Enfim, maneiro. Sempre acho bom este tipo de iniciativa, mesmo acreditando também que este port iria se beneficiar de uma melhoria na jogabilidade também, mas um caso de cada vez.

Vamos ver se lembro de arrumar o link pro hack quando ficar pronto, o que provavelmente deve sair no site SMS Power. Daí, atualizo aqui.

P.S.: descobri que xfixium está desenvolvendo também um port do Teenage Mutant Ninja Turtles de fliperama para Master System. Ou seja, teremos ainda mais coisa boa vindo por aí.

Extra

Já que falamos do Golden Axe: Tyris Edition Mod, você pode encontra-lo aqui e dar uma fragada no vídeo a seguir. Parece coisa fina também:

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!