Pulseman

Pulseman é um jogo de plataforma lançado pela Sega para o Mega Drive em 1994 que parece mesclar Sonic e Mega Man, em algumas partes, e onde o jogador controla um herói elétrico que luta contra o cibercrime.

13 de janeiro de 2021

Pulseman (パルスマン) é um jogo de plataforma desenvolvido pela Game Freak e lançado pela Sega para o Mega Drive em 22 de julho de 1994, no Japão.

Neste game, que parece mesclar Sonic e Mega Man em algumas partes e tem um estilo gráfico tipo de anime, o jogador controla um herói elétrico que luta contra o cibercrime.

O Pulseman foi recebido de forma mista pela crítica na época, sendo avaliado até pela brasileira Super GamePower (que lhe deu 3,5 estrelas de 5), mas, quando foi relançado para o Wii em 13 de julho de 2009, já foi mais aclamado pelas revistas e tal.

Vídeo

Acima, temos o gameplay do Pulseman, do Mega Drive, sendo defenestrado pelo Celso Affini. O vídeo é bem longo, tem mais de uma hora de duração e é bem descontraído, mas sendo informativo e sem cair no besteirol.

Enredo

No século 21, o notável cientista e engenheiro de computação Doc Yoshiyama conseguiu criar a Inteligência Artificial mais avançada do mundo Ela foi batizada de C-Life e tornou-se senciente e capaz de pensar e sentir. Doc logo se apaixonou pela C-Life e queria estar mais perto dela, então se digitalizou e se carregou em seu núcleo de computador, onde conseguiu o que acreditava-se impossível: mesclar o seu DNA a um ser digital.

O resultado final disto foi um garoto meio humano e meio C-Life chamado Pulseman. Pulseman era o único a não precisar permanecer dentro de um computador para sobreviver e tinha o poder de canalizar eletricidade através de seu corpo, usando-a tanto como arma quanto como meio de transporte rápido através do poder do Volteccer.

Infelizmente, viver tanto tempo no mundo dos computadores distorceu a mente de Doc Yoshiyama, corrompendo suas ondas cerebrais e seu corpo. Tornando-se louco, devido a quantidade de informações que recebeu, Doc emergiu de volta ao mundo humano, mas se transformou no malvado Doc Waruyama. Usando um sistema conhecido como EUREKA, que permite que os seres da C-Life se manifestem no mundo humano, Waruyama cria a Galaxy Gang, lançando uma onda de ciberterrorismo por todo o mundo.

Assim, Pulseman, o único capaz de viajar entre o mundo real e o digital, deve lutar contra seu próprio pai e colocar fim em sua gangue pelo bem do mundo livre.

Gameplay

Em Pulseman, um jogo de plataforma 2D com rolagem horizontal, o protagonista vai ter que encarar a Galaxy Gang através de 7 estágios com cerca de 50 níveis. O jogo é muitas vezes descrito como uma fusão do Sonic the Hedgehog e Mega Man, como dito acima. Também é muito colorido, conta com bons sons e, apesar do número de fases, não parece ser difícil de terminar.

Curiosidades

  • Quando foi anunciado pela primeira vez, o Pulseman era originalmente chamado de “Spark”, o que pode ser traduzido como “faísca ou “fagulha”.
  • O jogo foi dirigido por Ken Sugimori, um ilustrador e artista de mangás que trabalhou na franquia Pokémon e na série Super Smash Bros.
  • A maioria dos membros da equipe do Pulseman iria trabalhar mais tarde na série Pokémon, incluindo Sugimori, o designer Satoshi Tajiri e o compositor Junichi Masuda.

Reviews dos críticos

Revista/Site 	 	Plataforma 	Data 	 	 		Avaliação 	Pontuação
Super GamePower 	Mega Drive 	dezembro de 1994 	 	3,5 de 5 	70
Sega-16	 	 	Mega Drive 	24 de junho de 2004 		9 de 10 	90
Nintendo Life 	 	Wii 	 	5 de julho de 2009 		8 de 10		80
IGN 	 	 	Wii 	 	23 de julho de 2009 		8 de 10 	80
Mag'64 	 	 	Wii 	 	27 de janeiro de 2010 		7,5 de 10 	75
Eurogamer (UK) 	 	Wii 	 	26 de julho de 2009 		7 de 10 	70
Jeuxvideo 	 	Mega Drive 	13 de janeiro de 2011 		14 de 20 	70
Jeuxvideo 	 	Wii 	 	13 de janeiro de 2011 		14 de 20 	70
Mega Fun 	 	Mega Drive 	Setembro de 1994 		69 de 100 	69

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de Mega Drive e foram ampliadas. Elas foram tiradas da MobyGames.

Mais plataforma

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!