Fallout 2: A Post Nuclear Role Playing Game

Fallout 2: A Post Nuclear Role Playing Game é um RPG de 1998 que se passa num mundo devastado por uma guerra nuclear global onde o objetivo é reivindicar uma tecnologia que sua tribo precisa para sobreviver.


22 de dezembro de 2022

Fallout 2: A Post Nuclear Role Playing Game, ou simplesmente Fallout 2, é um RPG pós-apocalíptico e também a primeira sequência do Fallout, apresentando gráficos e mecânica de jogo semelhantes. Foi criado pelos Black Isle Studios e lançado inicialmente em 29 de outubro de 1998.

Publicado originalmente pela Interplay Productions, desenvolvedora do seu predecessor, e atualmente pela Bethesda Softworks, o Fallout 2 foi disponibilizado para Macintosh, Windows e Windows Apps e também um grande sucesso de crítica e mercado. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 4,7/5 no GOG, pelo menos até o momento.

A história do jogo se passa em 2241, 80 anos após o Fallout e 164 anos depois da guerra atômica que reduziu a grande maioria do mundo a um deserto nuclear. Estes eventos ainda tiveram sequência em 2008, com o lançamento de Fallout 3, o que expandiu esta série ainda mais.

Vídeos

Acima, temos um trailer do Fallout 2.

Já o vídeo anterior é uma análise retrospectiva do game feita pelo canal RetrospectiveGaming. Em inglês.

Apresentação

Fallout 2 é a sequência do jogo elogiado pela crítica que tirou o RPG das masmorras e o levou a um mundo retrofuturista dinâmico e apocalíptico.

Faz mais de 80 anos que seus ancestrais pisaram nos Ermos. Em sua procura pelo Kit de Criação do Jardim do Éden para salvar sua aldeia primitiva, seu caminho é repleto de radiação nociva, mutantes megalomaníacos e uma torrente implacável de mentiras, enganação e traição. Você começa a se perguntar se alguém realmente evoluiu neste admirável mundo novo.

Dominando as habilidades de sobrevivência de seus personagens, Fallout 2 desafiará você a resistir em um mundo pós-nuclear onde o futuro definha a cada segundo…

Sinopse

Você é o Escolhido, o descendente direto do Vault Dweller. Os anciãos da aldeia te escolheram para usar o sagrado Vault-suit de seu avô e, com o tempo, ascender à liderança de seu povo. Primeiro, você deve provar sua devoção ao seu povo. Sua tribo precisa de ajuda.

Se você é realmente o Escolhido, só você será capaz de reivindicar a herança do Vault Dweller e recuperar seu direito de primogenitura. Entre as muitas maravilhas descritas nas sagradas páginas amarelas do Guia de Sobrevivência do Vault Dweller, está o Garden of Eden Creation Kit (“Kit de Criação do Jardim do Éden”). Diz-se que o GECK tem o poder de transformar os ásperos Desperdícios em um paraíso frutífero. O Guia de Sobrevivência do Vault Dweller promete a redenção do GECK para todos os Vault Dwellers.

Sua tribo sobreviveu a mais de dez anos de seca, mas agora suas reservas estão acabando. Sua tarefa é encontrar o Vault 13 e reivindicar a tecnologia que sua tribo precisa para sobreviver. Se falhar nesta missão, sua tribo certamente morrerá. Você deve viajar pelos perigosos Wastes (sertões desérticos) em uma missão sagrada para encontrar o Vault 13, o mesmo que cruelmente lançou seu avô nos Wastes 80 anos atrás. O Vault deve a você. O Vault deve a sua tribo. Agora, é hora de coletar.

Gameplay

O Fallout 2 é um RPG de mundo aberto onde jogador é livre para se mover à vontade até entrar em combate. Visualmente e em termos de jogabilidade, é muito semelhante ao seu antecessor. O combate e o desenvolvimento do personagem são tratados da mesma maneira, usando o sistema de atributos S.P.E.C.I.A.L e contando com habilidades para personalizar o protagonista.

Os ambientes da sequência são mais vastos do que no primeiro jogo, com mais NPCs, opções de diálogo mais variadas e escolhas éticas apresentadas durante uma partida, bem como novas armas, armaduras, inimigos e algumas pequenas adições de jogabilidade, como um carro que o protagonista pode dirigir.

As mudanças relacionadas à gameplay envolvem principalmente os companheiros do protagonista. Os que entram no grupo agora podem subir de nível, equipar-se com armaduras e seguir estratégias específicas, em oposição à quase total falta de controle sobre eles no Fallout original.

Alguns personagens também são mais difíceis de recrutar, exigindo que missões específicas sejam resolvidas ou que o jogador tenha um certo nível de Karma. Aliás, foi adicionado um sistema de reputação, que funciona de forma semelhante ao Karma (boas e más ações), mas apenas dentro da mesma cidade ou comunidade.

As missões aqui são mais numerosas e normalmente envolvem situações mais complexas e de maior alcance. Fallout 2 apresenta missões e decisões morais com subtexto maduro: o jogador pode escolher vários estilos de vida para o personagem principal, incluindo casar e divorciar, encher a cara, tornar-se um vendedor de escravos, uma estrela pornô ou ingressar na máfia.

O combate envolve vários pontos de ação para mover, atirar, verificar seu equipamento, recarregar e assim por diante. Quando um jogador usa todos os seus pontos de ação, termina seu turno e os inimigos começam o deles. Se sobreviver ileso, o protagonista terá seus pontos de ação restaurados. Lesões e venenos podem reduzir o número de pontos de ação disponíveis em um único turno e semipermanentemente, até que o combate termine e o jogador possa ser tratado.

Vencer combates e concluir missões garantem recompensas com pontos de experiência com os quais se pode aumentar o nível dos personagens e aplicar vantagens benéficas para se tornarem mais adequados ao perigoso mundo pós-apocalíptico.

Destaques

  • Um dos melhores cRPGs já criados. Do que mais você precisa?!
  • Um vasto mundo pós-apocalíptico cheio de mistérios e inúmeras maneiras de resolvê-los.
  • Um enredo imersivo e verdadeiramente não linear.

Enredo (com spoilers)

Em 2241, a primitiva cidade de Arroyo sofre a pior seca já registrada. Diante da calamidade, o ancião da vila pede ao descendente direto do Vault Dweller, conhecido como Chosen One (Escolhido), que realize a missão de recuperar um Garden of Eden Creation Kit (GECK) para Arroyo. O GECK é um dispositivo que pode criar comunidades prósperas fora do deserto pós-apocalíptico. O jogador, assumindo o papel do Escolhido, recebe nada mais do que o macacão do Vault Dweller, um RobCo PIPBoy 2000, um frasco de água do Vault 13, uma lança e algum dinheiro para começar sua missão.

O Escolhido finalmente encontra o Vault 13, a suposta localização de um GECK, desprovido da maioria de seus antigos habitantes humanos e, em vez disso, habitado por Deathclaws inteligentes. O Escolhido então retorna para encontrar sua aldeia capturada pelos remanescentes do deep state do governo americano, conhecido como “O Enclave”, que geralmente aterroriza os habitantes dos Estados Unidos continentais com seu arsenal supremo de tecnologia avançada.

O Escolhido, por vários meios, ativa um antigo petroleiro e aciona seu piloto automático, permitindo que alcancem a base principal do Enclave em uma plataforma de petróleo offshore. É revelado que os moradores do Vault 13 também foram capturados para serem usados como cobaias para o Forced Evolutionary Virus (FEV).

O Vault 13 deveria ser fechado por 200 anos como parte de um experimento do governo, tornando-os cobaias perfeitas. O Enclave modificou o FEV em uma doença transmitida pelo ar, projetada para atacar qualquer criatura viva com DNA mutante por meio de uma corrente de jato. Com todas as impurezas genéticas removidas, o Enclave (que permanece protegido da radiação) pode assumir o controle.

O Escolhido liberta seus companheiros aldeões de Arroyo e os moradores do Vault 13 e, posteriormente, destrói a plataforma de petróleo do Enclave, matando Dick Richardson, o presidente dos Estados Unidos, bem como um executor do Serviço Secreto geneticamente modificado chamado Frank Horrigan. No final, os habitantes do Vault 13 e os aldeões de Arroyo criam uma nova comunidade próspera com a ajuda do GECK.

Curiosidades

  • Tim Cain, um dos designers principais do jogo anterior, anunciou Fallout 2 por meio de uma postagem na Usenet em dezembro de 1997 escrevendo que isso “deveria levar 11 meses”. Cain mais tarde esclareceu que a sequência entrou em desenvolvimento antes do lançamento de Fallout, já que o jogo anterior “realmente causou alvoroço no estúdio cerca de seis meses antes de ser lançado”.
  • De acordo com o cofundador dos Black Isle Studios, Feargus Urquhart, a Interplay, desenvolvedora do Fallout 1, estava passando por dificuldades financeiras no início de 1998, o que, segundo Urquhart, deu ao estúdio “basicamente nove meses para fazer o jogo inteiro”. Para cumprir esse prazo, muitos funcionários foram retirados da equipe de desenvolvimento de Planescape: Torment e obrigados a trabalhar em Fallout 2 e em um momento crítico para compensar a falta de mão de obra e tempo. Deve ter sido o maior stress.
  • Como supracitado, o Fallout 2 foi um sucesso comercial. Nos EUA, garantiu o terceiro lugar no ranking de vendas de jogos de computador da PC Data na primeira semana de novembro de 1998. Ele estava ausente do top 10 semanal na semana seguinte, mas estreou em 20º no mês de novembro no geral.
  • O Fallout 2 vendeu 123.000 cópias nos EUA em março de 2000. O escritor do GameSpot, Desslock, considerou essas “vendas muito boas, especialmente porque os números gerais [mundiais] provavelmente dobram esses valores”.
  • De acordo com Keza MacDonald, da Eurogamer, Fallout 2 não teve sucesso no Reino Unido. Ela observou que o jogo e seu antecessor totalizaram pouco mais de 50.000 vendas combinadas na região.
  • Em Modoc, se você consertar a perna quebrada de Bess, a brâmane, ela o seguirá pela cidade e até lutará ao seu lado em combate. Embora não seja imediatamente benéfico ter uma vaca como NPC, é bom para uma risada. Tente usar o ícone “Push” nela. No final, você também pode vendê-la para o matadouro e receber 100 porções de charque em troca.
  • Nas opções, se pode ajustar o nível de violência do jogo: US (4 níveis de violência disponíveis, sem cortes); UK (3 níveis de violência disponíveis e o cenário mais brutal é bloqueado); e Alemanha (2 níveis de violência disponíveis, faltando as duas configurações mais brutais).
  • A versão alemã e britânica inclui mais censura. Por exemplo, não há crianças no jogo, o que torna pelo menos uma missão secundária insolúvel: um menino que caiu no poço da fazenda de seu pai não pode ser resgatado porque simplesmente não está nele. Todos os outros elementos da missão funcionam normalmente, no entanto. Até o cachorro do garoto, que deveria levar o jogador até o seu dono, continua a segui-lo.
  • Depois de terminar uma partida, se pode continuar jogando. Dá até para usar o petroleiro e voltar para o Enclave, apenas para encontrar a contagem regressiva definida no mesmo horário em que você deixou o Enclave!
  • Em dezembro de 2013, Fallout, Fallout 2 e Fallout Tactics foram distribuídos gratuitamente no GOG. Este foi o último mês em que a Interplay teve os direitos de distribuição dos jogos antes de irem para a Bethesda. Os jogos foram retirados do GOG em 01 de janeiro de 2014 e adicionados ao catálogo com a Bethesda como editora em 26 de agosto de 2015. Em 22 de dezembro de 2022, estes três mesmos jogos foram liberados de graça numa festa da uva da Epic Store.
  • Em Fallout 2, o logotipo da Interplay de “For Gamers by Gamers” (“para jogadores de jogadores”) foi alterado para “For Mutants by Mutants” (“Para mutantes por mutantes”).
  • Uma versão para Mac foi planejada para sair simultaneamente com o lançamento do Windows, mas devido às vendas fracas do Fallout original para Mac, essa ideia acabou sendo descartada até 2003, quando finalmente este por foi lançado.
  • Seguindo a tradição do original, o manual de Fallout 2 vem com mais algumas receitas. Desta vez, a Panqueca “The Big One” e os “Carrion Kabobs”.
  • Se você segurar shift enquanto estiver na tela principal e clicar em “créditos”, algumas citações de designers aparecerão. Cuidado, estes não são para crianças!
  • O sistema de RP subjacente para este jogo (desenvolvido pela Interplay) é chamado de S.P.E.C.I.A.L, um acrônimo formado pelas primeiras letras dos atributos básicos do personagem do jogo: Strength (Força), Perception (Percepção), Endurance (Resistência), Charisma (Carisma), Intelligence (Inteligência), Agility (Agilidade) e Luck (Sorte). Esse bagulho já existe no Fallout original.
  • O Black Isle Studios começaram a trabalhar em uma sequência com o codinome “Van Buren” que apresentaria uma renderização isométrica amplamente aprimorada das peças do jogo e uma interação mais inteligente com os NPCs. Infelizmente, esta firma foi fechada supostamente após completar 90% do jogo. Logo depois, a Bethesda Softworks anunciou que estava criando o Fallout 3. Pouco foi revelado após o anúncio inicial. No entanto, o Fallout 3 da Bethesda foi desenvolvido a partir do zero, usando nem o código do Van Buren nem quaisquer outros materiais criados pelos Black Isle Studios.

Baixa inteligência

Jogar com um personagem com inteligência muito baixa pode desabilitar imensas opções do jogo, pois o protagonista é tão burro que nem consegue falar direito, sem falar em ser capaz de exercer habilidades como “Ciência”, mas existem algumas bônus inesperados – e bem-humorados:

  • Ao interpretar esse personagem, as pessoas vão te chamar de retardado e se recusar a falar, pois você não vai entender nada. Começando com o Ancião em Arroyo, se pode encontrar alguns diálogos bem engraçados dessa forma.
  • Então, em Klamath, ao conversar com Tor, o idiota local, as opções de diálogo de repente se tornam surpreendentemente eloquentes.
  • Há pelo menos uma missão disponível apenas para personagens estúpidos – matar o oficial Jack para Mira em NCR.
  • A coisa toda para colocar o petroleiro operacional é mais fácil para os estúpidos. Quando você termina a missão de roubar os planos do Vertibird para Matthew da Brotherhood of Steel em San Francisco, ele conserta o navio, deixando-o pronto para partir! Seu herói idiota só precisa apertar um grande botão dentro do tanque, pulando as missões FOB, NavComp e Fuel.
  • Se você estiver interessado, procure por The Nearly Ultimate Fallout 2 Guide, de Per Jorner – é provavelmente o maior e mais preciso guia de Fallout 2 existente e contém muito mais coisas divertidas sobre como jogar retardados. Existe até um capítulo inteiro chamado simplesmente de “Stupid” (“Estúpido”).

Patch

O lançamento original foi a coisa mais bugada desde Ultima IX, a ponto de ter seções do jogo completamente inoperantes (como o boxe em New Reno). Embora o eventual patch lançado tenha resolvido a maioria dos problemas e não era muito grande em tamanho, apresentava um grande problema: invalidava todos os seus jogos salvos.

Obviamente, isso foi recebido com muita raiva e frustração de pessoas que chegaram quase na metade do jogo e tiveram que começar tudo de novo porque não podiam, por exemplo, falar com um membro do grupo. A comoção fez com que a equipe de desenvolvimento prometesse algum tipo de utilitário que permitisse converter seus jogos salvos, mas eles eventualmente (como você pode ler no site do Fallout 2) acabaram apenas aconselhando o download de um dos hacks de geração de personagens que circulam no net para acelerar seu processo de atualização.

Apesar dos patches oficiais para o jogo, Fallout 2 ainda tinha alguns bugs, como erros no diálogo, erros de digitação e missões impossíveis de serem concluídas. Infelizmente, a Interplay mais ou menos ignorou esses bugs e se concentrou em seus outros projetos (ou seja, Baldur’s Gate).

Em abril de 2003, quase cinco anos após o lançamento original, os Black Isle Studios lançou um editor, scripts, um compilador de script e documentação de uso que o acompanha. Os fãs procuraram fazer as correções adequadas e, por sua vez, ajustar o jogo para ser mais coerente, ou seja, modificar os gráficos do mapa e as propriedades/localizações dos itens.

Referências

  • Outra ligação com o jogo Wasteland original – na New California Republic, seu personagem pode se juntar aos Rangers. Isso lhe dará um distintivo e um mapa, bem como alguns pontos de experiência. Observe que neste jogo, o objetivo principal dos Rangers é eliminar a escravidão – portanto, se você estiver jogando com um personagem escravo, é melhor esquecer.
  • Fallout 2 debocha de jogos de cartas colecionáveis – especificamente Magic: The Gathering, e até tira uma com a cara de um dos então desenvolvedores da Interplay. Na cidade de Gecko, você encontrará um ghoul chamado Wooz, que é terrivelmente viciado no jogo de cartas de Fallout 2 – chamado Tragic: the Garnering. Para aqueles que o conhecem – Wooz é uma pessoa perfeita para um dos próprios desenvolvedores da Interplay na época. Não é outro senão Bill Dugan – também conhecido como “Weez”.
  • Em Modoc, se você tirar a prancha do poço e descer, notará muitos alforjes de moedas, e ao escolher o primeiro seu personagem dirá “This is MY dream, MY wish, and I’m taking it back. I’m taking them all back“, o que que é uma referência exata ao filme Os Goonies, de 1985, no qual um grupo de crianças está em busca de um tesouro pirata perdido. No processo, eles correm por um poço e estão prestes a desistir de toda a caça ao ouro, um deles começa a recolher todas as moedas dos desejos do poço. Enquanto outro pergunta por que ele está fazendo isso, essas moedas são desejos de outra pessoa, o que tava catando as moedas responde na mesma frase usada neste jogo.

Referência na ponte

Antes de falar com o cara de robe, o personagem do jogador menciona que seria uma boa ideia salvar a partida. O cara de robe fica no lado sul de uma ponte, impedindo de atravessá-la. Sendo sua escolha salvar ou não, se você falar com esse cara ele lhe dará algumas perguntas para responder antes de deixar atravessar.

Primeiro, perguntará seu nome e o propósito de sua busca. Então, a próxima pergunta é qual NPC sobreviveu do jogo Fallout original. Se você escolher “Dogmeat”, ele irá embora e dirá algo como “Por que sempre consigo empregos tão estúpidos?” No entanto, se escolher a resposta inferior, que é basicamente pedir ao cara para elaborar mais sobre a última pergunta, o corpo dele explodirá, permitindo sua passagem.

Dica: dá para revistar o corpo desse cara do robe e pegar o manto dele. Embora pareça com qualquer outro manto e seja vendido pelo mesmo preço de um manto comum, é a armadura resistente a laser mais forte do jogo.

Se responder a pergunta errada, no entanto, um brâmane de duas cabeças aparecerá. Você não pode derrotá-lo e ele o matará de uma só vez. Este encontro é uma reminiscência de uma cena em Monty Python and the Holy Grail (1975).

Prêmios e honrarias

  • Em 2013, o GamesRadar classificou o Fallout 2 em 68º lugar em sua lista dos melhores videogames de todos os tempos.
  • Nesse mesmo ano, a IGN classificou-o como o 28º melhor RPG de todos os tempos.
  • Em 2015, a revista PC Gamer classificou o jogo em terceiro lugar em sua lista dos melhores RPGs de todos os tempos.
  • Em 2007, a Pelit, em sua edição de 15º aniversário deu o prêmio de Melhor Jogo já Analisado segundo enquete do leitores.

Screenshots

Sobre o download

O Fallout 2: A Post Nuclear Role Playing Game é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC nas lojas do Steam, Epic e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o game vem com manual e cards de referências e sem DRM (dá pra jogar offline e tal).

Idiomas: inglês, francês e alemão.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 7;
  • Processador: 1 GHz;
  • Memória: 256 MB RAM;
  • Gráficos: placa 3D compatível com DirectX 9.0c;
  • Armazenamento: 3 GB de espaço em disco.

Mais Fallout

autor, site, canal ou publisher Black Isle Studios tamanho 2 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7 download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!