Mutant Year Zero: Road to Eden

Mutant Year Zero: Road to Eden é um jogo de 2018 que combina RPG e estratégia tática num mundo onde a humanidade foi erradicada e o planeta foi tomado por mutantes, animais e humanoides deformados.

22 de dezembro de 2021

Mutant Year Zero: Road to Eden é um RPG/jogo de estratégia tático que se passa em uma terra pós-apocalíptica, onde a humanidade desapareceu e deu lugar a monstruosas criaturas mutantes. Foi desenvolvido pelo estúdio sueco The Bearded Ladies e lançado originalmente em 4 de dezembro de 2018.

Publicado pela Funcom e disponibilizado para Windows, PlayStation 4, Xbox One e Switch, o Mutant Year Zero foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com dezenas de análises muito positivas por parte dos jogadores no Steam e 4.3/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer cinemático de lançamento do Mutant Year Zero: Road to Eden.

Temos um outro trailer oficial do game também.

Sinopse

A humanidade foi erradicada. Era só uma questão de tempo. Mudança climática extrema, crise econômica mundial, uma pandemia letal e uma tensão crescente entre superpotências antigas e novas. Pela primeira vez, desde 1945, foram usadas armas nucleares em confronto armado. Nuvens de cogumelo se formaram do leste ao oeste até a poeira baixar.

Acabou. A Terra está silenciosa. A natureza invadiu cidades arruinadas. O vento sopra pelas ruas vazias, transformadas agora em cemitérios. Todos os humanos desapareceram.

Agora, vasculhando pelos escombros da civilização, há os Mutantes, humanoides e animais deformados, buscando a salvação ou apenas algo para comer. Para sobreviver, estes precisam de ajuntar e se aventurar para explorar a Zone.

Talvez, um dia, se encontre o mítico Eden: um refúgio dos anciãos bem no meio do inferno. É aí onde a verdade e as respostas para todas as perguntas se encontram, como dizem as histórias.

Mas pode ser que isso tudo seja conversa fiada.

Gameplay

O Mutant Year Zero: Road to Eden foi descrito pela publisher Funcom como um adventure tático jogado de uma perspectiva isométrica.

Existem três dificuldades para os jogadores escolherem, e eles controlam um grupo de três personagens enquanto navegam pelo mundo. Existem cinco personagens para os jogadores escolherem, três padrão e dois recrutáveis. Personagens diferentes têm habilidades diferentes: Selma, um personagem humano mutante, é especialista em explosivos; Dux, um pato híbrido, está equipado com uma besta de longo alcance; e Bormin usa espingardas como uma de suas armas.

Cada personagem também tem seus próprios ataques de mutação passivos, secundários e principais que podem ser ativados e personalizados. A equipe como um todo sobe de nível conforme a partida avança, e novas armas e equipamentos podendo ser desbloqueadas. O jogo também apresenta árvore de habilidades e história ramificadas.

A jogabilidade alterna entre combate tático em turnos, tipo UFO, e exploração em tempo real. A Zone é uma série de mapas interconectados que podem ser explorado livremente e onde se pode coletar diferentes artefatos, fragmentos e peças de armas que servem ara comprar novas engrenagens e ferramentas na Ark, o mundo central do jogo.

Para explorar o mundo, lanternas podem ser usadas para localizar objetos, embora isso atraia a atenção indesejada do inimigo. Em tempo real, os jogadores podem dividir o grupo e guiá-los em diferentes posições táticas para preparar uma emboscada. Assim que se entra em combate, o jogo muda para um modo baseado em turnos, semelhante à série de reboot da X-COM da Firaxis. Depois que os jogadores terminam um turno, os inimigos controlados por inteligência artificial fazem suas ações. Também se pode eliminar inimigos furtivamente, o que permite que o jogador continue explorando sem alertá-los.

Apresentação

Produzido por uma equipe com antigos designers de Hitman e Payday, Mutant Year Zero: Road to Eden é um jogo de aventura tático que combina combate baseado em turnos, tipo XCOM, com exploração, história e stealth em tempo real em um mundo pós-humano tomado pela natureza… E mutantes.

É claro que o mundo acaba.

Destaques

  • Mutant Year Zero: Road to Eden é a solução definitiva para o seu vício em jogos táticos de estratégia. Mergulhe em um sistema complexo de combate tático baseado em turnos inspirado na série XCOM.
  • Explore uma terra pós-humana, com cidades abandonadas, estradas em ruínas e campos cobertos de vegetação. Volte para a Ark, um oásis de reputação duvidosa repleto de neon e personagens suspeitos, para reabastecer seus suprimentos e planejar sua próxima aventura.
  • Controle um grupo de mutantes – Um pato com um problema de comportamento e um javali com problemas de raiva. Esses não são heróis normais. Conheça Dux, Bormin, Selma e muitos outros personagens, cada um com sua própria personalidade e uma opinião distorcida sobre o mundo e sua situação.
  • A furtividade em tempo real permite o controle total da sua forma de abordar os desafios: esgueire-se pelas sombras em um acampamento hostil para evitar conflito ou capturar inimigos desatentos, posicione o grupo de Mutantes a seu favor e ganhe o elemento surpresa.
  • Desbloqueie novas mutações e habilidades, como a videira viva de Selma, a Investida de Bormin e a incrível habilidade de Dux de invadir um campo cheio de inimigos sem ser notado, apesar de ser um pato falante com quase um metro de altura armado com uma balestra.
  • Use o ambiente dinâmico a seu favor. Fique longe da luz, esconda-se da linha de visão ou simplesmente detone paredes e prédios totalmente destrutíveis e cause o caos total.
  • Loot: saqueie todos os lugares – De estilingues improvisados a rifles de alta potência, de cartolas a coletes da polícia, equipe seus mutantes para enfrentar os perigos que estão por vir. Nada é tão pós-humano como um javali mutante usando uma armadura de metal com espinhos e carregando um bacamarte.

Enredo (com spoilers)

Após a eclosão da mortal Red Plague e da guerra nuclear global, os humanos em grande parte se extinguiram, com os poucos sobreviventes se tornando mutantes, tendo sido afetados pela radiação. O Elder (dublado por Gergo Danka), a única pessoa com o conhecimento do passado, reside na Ark, um assentamento fortificado que serve como o último bastião da civilização.

Com a severa escassez de recursos, a base envia mutantes especiais chamados Stalkers que vasculham recursos nas terras devastadas ao redor conhecidas como Zone, a qual, no entanto, é povoada por Ghouls, sobreviventes humanos violentos que ficaram malucos depois dos bombardeios e passaram a adorar como deuses a civilização do velho mundo, os Ancient.

Dois Stalkers, Bormin (um javali humanóide dublado pelo ator Enzo Squillino Jnr) e Dux (um pato humanóide dublado por Jared Zeus), são encarregados pelo Elder de seguir para o norte para procurar outro Stalker, Hammon, um gênio e único capaz de manter os sistemas da Ark funcionando, mas ele e sua equipe desapareceram durante uma expedição, e sua ausência coloca toda a base em risco. Bormin e Dux partem para encontrar Hammon, achando pistas de que ele viajou para o norte para investigar uma estranha nave que caiu do céu, acreditando que ela contém a chave para encontrar a mítica terra prometida do Eden.

Enquanto viajam ao norte, encontram e resgatam Selma e Magnus, os companheiros Stalkers de Hammon. Eles também aprendem sobre a Nova Sect, um grupo de Ghouls fanaticamente religiosos que buscam restaurar a tecnologia de armas antigas que podem ser usadas contra a Ark. A Nova Sect foi capaz de capturar Hammon e está tentando forçá-lo a ajudar em seus planos.

Os Stalkers viajam para a sede da Nova Sect, a Spear of Heaven. Ao longo do caminho, recrutam Farrow – uma raposa mutante determinada a se vingar da Nova Sect por destruir seu assentamento – atacam a Spear of Heaven e invadem um antigo bunker subterrâneo onde encontram Hammon. Este revela que o Eden existe como uma instalação secreta dos Ancients que contém informações sobre as origens dos mutantes. No entanto, a Nova Sect foi capaz de ler sua mente e descobrir a localização de Eden, e estão indo para lá para aprender seus segredos.

Hammon instrui os Stalkers a alcançar o Eden antes da Nova Sect para garantir que seu conhecimento não caia nas mãos erradas. Para isso, os Stalkers terão que viajar pela Forbidden City, as ruínas de uma antiga zona de quarentena da Red Plague habitada por robôs Ancient hostis.

Desobedecendo às ordens do Elder, os Stalkers viajam pela Forbidden City, onde encontram a Nova Sect e seu líder, Plutonia (nenhuma relação com o Final Doom), tentando invadir o Eden. Os Stalkers são capazes de eliminar a Nova Sect e matar Plutonia, e os portões do Eden misteriosamente se abrem.

Os Stalkers entram no Eden e exploram as instalações, descobrindo que os Ancient estavam experimentando a criação de mutantes antes do projeto ser encerrado. Eles ficam então chocados ao descobrir que o próprio Elder era um dos cientistas encarregados dos experimentos, e se lembram de como os levou escondido para um local seguro para evitar que fossem destruídos. Naquele momento, o rádio é ativado e eles ouvem uma voz chamando pelo “Centro de Comando da Suécia”.

Expansões

Seed of Evil

Lançada em 30 de julho de 2019, Seed of Evil é uma expansão para o Mutant Year Zero que continua a história do jogo original, traz novos locais para visitar e um novo protagonista, prometendo novas muitas horas de jogatina, embora não altere suas mecânicas significantemente.

Em Seed of Evil, o objetivo é resolver o mistério das raízes poderosas e sinistras que tomaram conta da Ark. A expansão apresenta novos mapas enormes, inimigos, mutações, equipamentos e um novo adversário cruel.

Edições, coletâneas etc.

  • Deluxe Edition – Inclui o jogo base e a expansão Seed of Evil.
  • Fan Edition – Inclui o jogo base, papéis de parede, trilha sonora, livro de artes e uma cópia digital do RPG de mesa Mutant Year Zero.
  • Fan Edition Upgrade – Expansão pro jogo base que vem com trilha sonora, livro de artes, papéis de parede e uma cópia digital do RPG de mesa Mutant Year Zero.

Curiosidades

  • O Mutant Year Zero: Road to Eden foi criado sobre o Unreal Engine 4.
  • A Funcom anunciou o jogo em março de 2018, o qual foi lançado em 4 de dezembro para PlayStation 4, Xbox One e Windows. Também fez parte do Xbox Game Pass. A versão de Switch saiu em 30 de julho de 2019.
  • A desenvolvedora, The Bearded Ladies, é uma equipe fundada por ex-desenvolvedores da IO Interactive, sendo que o designer da franquia Payday, Ulf Andersson, atuou como consultor criativo.
  • O Mutant Year Zero: Road to Eden é baseado no RPG de mesa sueco Mutant Year Zero. Inicialmente, a equipe planejou criar um jogo de mundo aberto, mas a equipe descartou a ideia por não combinar bem com o combate por turnos.
  • Morte permanente e os soldados recrutáveis também foram planejados e descartados. A equipe acreditava que isso comprometeria a história do jogo. Para facilitar a exploração , a narrativa ambiental tornou-se um dos focos.
  • O jogo ganhou o prêmio de “Game, Strategy” na National Academy of Video Game Trade Reviewers Awards em 2019, e foi indicado para “Best Use of Game Engine” no Develop: Star Awards neste mesmo ano.
  • David Lloyd do NintendoWorldReport apreciou o esforço que os desenvolvedores tiveram em portar o Mutant Year Zero pro Switch, mas observou que o título provavelmente deveria ser jogado em um hardware mais forte. Esta versão, ao contrário das outras, foi recebida de forma mista pela crítica.
  • Em agosto de 2020, Pathfinder e HaZ Films anunciaram que estão produzindo uma aminação longa-metragem baseada no jogo, sendo que o Unreal Engine foi a escolha para a renderização e citando Hasraf Dulull como diretor.

Screenshots

Sobre o download

O Mutant Year Zero é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows) nas lojas do GOG, Epic e Steam. A versão que temos download aqui é a do GOG, que vem com garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM (dá pra jogar offline etc). Na página oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas, e existe uma versão demo gratuita também.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Legendas e interface: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, chinês simplificado, polonês, português brasileiro e russo.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher The Bearded Ladies tamanho 7,1 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 (64-bit) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!