Doom Christmas 2016

Doom Christmas 2016 é um mod para Doom II que traz quatro novos mapas com decoração, trilha sonora, armas e monstros natalinos. Dá para carregar com outros mapas para dá-los um clima de Natal.

21 de dezembro de 2021

Doom Christmas 2016 é um conjunto de quatro mapas de Natal feitos pelo nosso amigo olzhas1one para o Doom II. Foi lançado em 5 de dezembro de 2016.

Além das novas fases, o Doom Christmas 2016 traz toda uma decoração desta época do ano ao clássico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software, o que inclui novas texturas, trilha sonora, efeito de neve e skins natalinos para monstros, projéteis e armas. O mod não apresenta mudanças na jogabilidade.

Vídeos

Acima, temos o 44º Combinações do Alberto, o especial de Natal da série de 2021, onde joguei todos quatro mapas do Doom Christmas 2016 com o PSI Powers, Universal Rain and Snow, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, No Ultra-Violence e Universal ZScript Enemy Damage Flash.

Já no vídeo anterior, temos um gringo mané jogando e narrando o Doom Christmas 2016.

Análise

Gostei do Doom Christmas 2016. Era pra eu jogar só uma fase pra ver o que pega, mas acabei indo até o final. Como detesto explorar coisa nova, isso diz muito. Os mapas são curtos e aparentemente simples, mas as árvores de Natal e outras decorações representam desafio, especialmente em espaços onde hitscanners ficam camuflados e têm acesso fácil ao jogador. Resumidamente, parece um mapset casual, mas não é tão fácil quanto parece.

Quanto ao visual e ambientação, achei que ficaram uma beleza. Esse clima de Natal é sempre bom, e parece que foi tudo usado de uma forma bem consistente, o que inclui as arminhas coloridas, pick-ups de presente, monstros com boina do Papai Noel e a trilha sonora, a qual apresenta até a “God Rest Ye, Deadly Gentlemen”, uma canção do Lee Jackson, músico que compôs músicas inesquecíveis do Duke Nukem, Rise of the Triad, Shadow Warrior.

Não experimentei a fundo, mas acho que dá pra usar o Doom Christmas 2016 para alterar o visual e/ou trilha sonora de outros mapas que não tragam suas próprias texturas e músicas se você carregá-lo antes. Também, é possível jogar as fases do Doom II, além da quarta, se usar trapaça e pular logo pro Mapa 05, pra ver como elas ficam com um leve toque natalino.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Doom Christmas 2016 com o GZDoom 4.7.1 om os IWADs do Doom II: Hell on Earth e Final Doom. Na falta de um desses dois, e o da Phase 2 do Freedoom quebra o galho, mas algumas animações de alguns monstros, como o Imp e o Demon, podem ficar quebradas, embora nada que dê pau no jogo etc.

Outra coisa, como se trata de um mod já relactivamente antigo, provavelmente funciona bem com LZDoom, Zandronum 3.0 e versões mais antigas do GZDoom, como o GZDoom 1.8.6. Se a calhar, roda até no ZDoom 2.8.1. Digo isso tomando por base os ports que eu usava nesta época e o fato to LZDoom ter sido lançado bem depois. Mas testa aí pra gente ter certeza e deixa aí nos comentários os seus resultados.

Mais informações e mapas para Doom

autor, site, canal ou publisher olzhas1one tamanho do arquivo 23,1 MB licençaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!