Dragon Breed

Dragon Breed (1989) é um shoot 'em up original dos arcades onde se controla um jovem rei montando num dragão totalmente articulado. Apresenta rolagem horizontal e jogabilidade similar à do clássico R-Type.

28 de junho de 2018

Dragon Breed (ドラゴンブリード ) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up onde um dragão enfrenta uma grande quantidade de inimigos que ameaçam lançar trevas sobre um reino. Foi desenvolvido pela Irem e lançado inicialmente em junho de 1989.

Trata-se de um título relativamente obscuro, porém de grande qualidade e que acabou inovando na fórmula que consagrou o R-Type, também da Irem, com interessantes novidades nos gráficos e na gameplay. Inclusive, achei que os controles respondem muito bem, o que acaba somando para o jogo ser realmente muito agradável.

Publicado pela própria Irem e sendo geralmente bem recebido pela crítica, o Dragon Breed saiu primeiro para os fliperamas, rodando nos hardwares M72 e M81, sendo posteriormente portado para vários computadores pessoais em 1990 pela Activision: Amiga (1990), Atari ST (1990), Commodore C64 (1991), ZX Spectrum (1991) e CPC (1991). Em 2011, o jogo saiu para PC (Windows, Mac e Desura) na coleção Irem Arcade Hits. Em 2018, foi lançado para Blacknut.

Vídeos

O vídeo acima mostra o inovador shmup sendo defenestrado pelo Celso Affini em mais um bom episódio do Fliperama Nostálgico. É bem legal, descontraído e compartilha algumas das informações que usamos para montar este post.

Temos também um detonado não comentado do game em sua versão de arcade feito pelo canal World of Longplays.

Sinopse

Kayus tornou-se Rei do Império Agamen quando tinha apenas 15 anos de idade. Aqueles que estavam insatisfeitos com a sua entronização conspiraram para quebrar o selo que confina o Rei das Trevas, Zambaquous, e assim tomar o reino com o poder negro desta criatura. Assim, o vento estava cheio de miasma e o chão apodrecia, gradualmente se transformando em escuridão. O jovem Rei Kayus parte então, junto com o dragão da luz, Bahamoot, para impedir que as trevas voltem a prevalecer e destruam o Reino.

Gameplay

Como dissemos, o Dragon Breed é um excelente shoot ’em up com rolagem horizontal e jogabilidade similar à do clássico R-Type. Dragon Breed difere de outros jogos do gênero (exceto Saint Dragon) principalmente por causa do dragão, uma figura totalmente articulada e com movimentos soberbos, enquanto a maioria dos games da época eram protagonizados por navinhas.

Tanto o rei quanto o dragão têm poder de fogo, e manter pressionado o botão de disparo aumenta a ferocidade do raio de energia que Bahamoot cospe. O dragão é invulnerável ao fogo e contato inimigo, podendo ser usado tanto como um escudo como uma arma, pois ele protege o jogador e ataca com o corpo e com bolas de fogo que ele cospe. A cauda do dragão pode ser controlada indiretamente e, por ser indestrutível, pode ser usada como escudo ou como arma por si só.

O jogador deve controlar o dragão de tal forma que o seu corpo possa ser usado para cercar Kayus e protegê-lo de seus inimigos. Qualquer contato do corpo com o inimigo vai esgotar o poder deste, eventualmente matando-o. O dragão também pode ter seu poder aumentado de uma forma semelhante às naves espaciais de outros shmups.

O Rei Kayus, entretanto, não é invulnerável, e vai perder uma vida toda vez que for atingido pelos inimigos ou colidir com eles. Ele atira com uma besta e pode desmontar do dragão para recolher power-ups que aparecem em vários pontos ao longo de um estágio, pequenas áreas de terra que aparecem na parte inferior da tela e deixam o game meio platformer. Os power-ups incluem sopro de fogo, raios disparados da cauda de Bahamoot, tipos de mísseis teleguiados e raios, com apenas um ativo por vez.

Cada nível de Dragon Breed tem um limite de tempo pra ser completado.

Power-ups

Os power-ups vêm em formas de orbes que aparecem ao atirar em pequenos dragões verdes que aparecem intermitentemente entre as fases, ou, como dito acima, no chão. Existem quatro tipos diferentes de orbes, cada uma podendo mudar Bahamoot para uma cor diferente, dando a ele um novo poder de ataque:

  • Vermelha: o dragão respira uma chama de fogo que fica maior se mais power-ups forem coletados;
  • Dourada: o corpo do dragão começa a disparar crescentes de fogo em todas as direções;
  • Branca: o dragão dispara até quatro dragões em miniatura que voam ao encontro dos inimigos.
  • Azul: o dragão dispara raios de eletricidade pra baixo do seu corpo.

Curiosidades

  • A Pony Canyon / Scitron lançou um álbum em edição limitada com trilha sonora deste jogo (“Dragon Breed – PCCB-00006”) em 21 de outubro de 1989.
  • O Dragon Breed foi um dos dezoito jogos incluídos na compilação Irem Arcade Hits, que foi publicada pela DotEmu e saiu originalmente em 2011. A versão para Desura desta coletânea saiu em 2013 e foi publicada pela Plug In Digital.
  • A DotEmu também publicou a versão para Blacknut do Dragon Breed, a qual foi lançada em 6 de julho de 2018.
  • No Japão, a revista Game Machine listou Dragon Breed em sua edição de 15 de agosto de 1989 como a quarta unidade de arcade de mesa de maior sucesso do mês.
  • Este jogo foi originalmente vendido aos fliperamas apenas como um kit de conversão, embora muitos distribuidores pré-instalassem esses kits em gabinetes genéricos e os vendessem ao público dessa maneira.
  • Este é um título compatível com JAMMA, então qualquer gabinete JAMMA pode (ou podia) ser um gabinete Dragon Breed adequado.
  • O painel de controle original do game tinha um único joystick de 8 vias, com botões de disparo e salto em ambos os lados (para que jogar com a mão esquerda ou direita).
  • O marquee de uma máquina original de Dragon Breed é uma cena altamente detalhada de um cavaleiro montando um dragão verde enquanto é atacado pelo que parece ser um grupo de peixes carnívoros.
  • Embora se possa encontrar este título em um gabinete cocktail (já que a placa de circuito suporta o flip de tela para o segundo jogador), não havia gráficos específicos feitos para um gabinete cocktail (portanto, o jogo aparecerá sem marcação, ou talvez com alguns dos os gráficos do kit jury vertical montados no lugar).

Detalhes técnicos

  • Hardware: Irem M-81 system;
  • Orientação da tela: horizontal;
  • Resolução de vídeo: 384 x 256 pixels;
  • Taxa de atualização da tela: 55.00 Hz;
  • Cores: 512;
  • Jogadores: 1;
  • Controle: Joystick com oito direções, um botão de tiro e outro de salto.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas.

Mais informações e shoot ’em up antigos

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!