Verytex

Antigo jogo de navinha com gameplay tipo Raiden Trad ou Twin Cobra,


11 de maio de 2024

Verytex (ヴェリテックス) é um shoot ’em up com rolagem vertical onde os jogadores controlam naves de combate espacial para proteger uma colônia humana de um golpe de estado contra seus habitantes. Foi desenvolvido pela Opera House com ajuda da ISCO e lançado em 5 de abril de 1991.

Publicado pela Asmik Ace Entertainment e disponibilizado exclusivamente para Mega Drive/Genesis, Verytex foi recebido de forma dividida pela crítica. Além disto, o cartucho é considerado obscuro por alguns por apenas ter saído do Japão,

Entretanto, para outros, Verytex é um clássico marcante, e não só pela sua trilha sonora excelente, mas por sua dificuldade e jogabilidade incríveis.

Vídeos

Acima, temos o Celso defenestrando e comentando o Verytex. Tem uma outra jogatina dele aqui.

Temos também um vídeo sem comentários do canal World of Longplays que traz o game conduzido até o fim.

Sinopse

No futuro, quando a humanidade finalmente desenvolveu a tecnologia necessária para avançar da Terra, fomos capazes de manter numerosas colônias com grande sucesso em vários outros planetas, nenhum dos quais tinha qualquer existência extraterrestre estabelecida antes da colonização.

A colônia planetária mais próspera era situada no planeta Syracuse (ou Shirakusa), onde a tecnologia humana (e aparentemente a linguística) floresceu. No entanto, um sinal de socorro vindo do local alegando que a nau capitânia de seu exército, a Afrodite, iniciou uma rebelião violenta contra o povo, com sua tripulação recusando-se a fazer qualquer exigência ou ao menos explicar o motivo.

Assim, um piloto destemido, membro do esquadrão de elite Verytex, é despachado do quartel-general no meio do espaço sideral para Syracuse em seu caça espacial para por um fim à batalha e encontrar sua verdadeira causa.

Gameplay

O Verytex é um jogo de tiro de ficção científica semelhante a Raiden Trad e Twin Cobra com temas orgânicos vagos. Os jogadores assumem o controle do caça espacial titular através de seis estágios para proteger a civilização, derrotando a força militar rebelde do planeta Syracuse e descobrir o verdadeiro motivo do ataque como objetivo principal.

O game possui um sistema fácil de aprender, com três armas e três níveis de power-up para cada uma, ícones de coleta de escudo e a opção de mudar a velocidade da nave em três níveis. Os jogadores têm que lutar contra vários tipos de inimigos em cada fase e enfrentar um chefe no final de cada uma, com ocasionais mini-chefes entre eles. Verytex é conhecido entre os jogadores por seu chefe final particularmente infame e difícil.

Entre os ícones pick-up, os jogadores podem escolher entre apenas três armas, uma lateral e um escudo. O armamento padrão da nave é a Normal Shot, uma arma Vulcan básica de tiro direto que se espalha em cinco direções com parte da propagação vindo de trás da nave; Beam Shot que dobra na contagem de tiros e aumenta de tamanho uma vez atualizado; e o Boomerang Shot, uma arma do tipo onda de amplo alcance que dispara da lateral da nave uma vez totalmente atualizada.

Também estão disponíveis mísseis teleguiados, que também podem ser atualizados, bem como bombas inteligentes e captadores de escudo.

As fases são longas e todas possuem um sistema de checkpoint envolvido ao perder uma vida, onde os jogadores são encaminhados para o último checkpoint alcançado. O Verytex também oferece um número limitado de vidas no início, sem bônus estendidos, e quando todas as vidas forem perdidas, o jogo termina, mas uma opção de continue está disponível no menu principal, e os continues são infinitos.

Curiosidades

  • Verytex foi desenvolvido pela Opera House, com assistência de trabalho adicional da ISCO, embora o antigo desenvolvedor não seja creditado como tal nos créditos, nem no manual de instruções.
  • Liderado pelo produtor de Air Diver, Toshiyuki Futamura, Verytex foi criado pela maior parte da mesma equipe que trabalhou anteriormente em vários projetos, como a conversão de Master of Monsters para Mega Drive.
  • Futamura trabalhou ao lado de Hiroshi Jimbo e Shigeki Saka, o último dos quais atuou anteriormente como diretor em Midnight Resistance para Mega Drive.
  • Hidefumi Ohara, Satoru Ichihara e Shinji Nakamura atuaram como designers, enquanto os artistas Atsuhiro Gunji, Hiroshi Akagi e Ken Takagi foram responsáveis pela pixel art, além de Hideki Tanji, Hiroyuki Fujiwara e Satoru Miki, que trabalharam como programadores.
  • Tanto a música quanto os efeitos sonoros foram criados pelos compositores Hitoshi Sakimoto, Masaharu Iwata e Yoshio Furukawa, usando um driver de som proprietário escrito pelo primeiro chamado “Terpsichorean”, implementado em lançamentos subsequentes do Mega Drive como Devilish.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Mais informações e shoot ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!