Stargunner

Stargunner é um shoot 'em up freeware de 1996 que guarda semelhanças com o clássico Raptor: Call of the Shadows, porém com rolagem horizontal. Apresenta tema de sci-fi e promete 34 níveis explosivos.

23 de agosto de 2021

Stargunner é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem lateral onde o objetivo é conduzir um ataque preemptivo em um mundo alienígena para defender seu planeta de uma iminente invasão. Foi desenvolvido pela WizardWorks e lançado originalmente em 19 de novembro de 1996.

Publicado pela 3D Realms (ainda sob o selo Apogee à época) e disponível para MS-DOS, Windows, Mac e Linux, o Stargunner foi geralmente bem recebido pela crítica especializada. Além disto, pelo menos até o momento, o jogo, que atualmente é distribuído gratuitamente, conta com centenas de avaliações muito positivas nas plataformas (Steam e GOG), pelo menos até o momento.

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial do Stargunner.

Sinopse

Em um futuro distante, uma guerra épica pela sobrevivência ocorre. Nas profundezas da galáxia de Andrômeda, o povo de Zile fica inquieto e ganancioso. Os Zilions secretamente se preparam para um ataque massivo contra o planeta Ytima, o qual encontra-se nas proximidades.

Temendo tal ataque, os Ytimianos treinam um esquadrão de elite de Stargunners. A missão deles: atacar o planeta Zile preemptivamente e paralisar as três fortalezas dos Zilions, onde as frotas de guerra dos inimigos aguardam a ordem de lançamento.

Se os Stargunners puderem surpreender os Zilions em seu próprio planeta e destruir a maior parte de sua frota, o bem triunfará pelo menos mais uma vez. Eles só terão uma chance…

Apresentação

Stargunner tem 34 níveis explosivos. Abra caminho através dos confins escuros do espaço, navegue no mundo alienígena hostil de Zile e explore as profundezas repletas de destroços das águas sombrias do inimigo.

Gameplay

O Stargunner é um jogo de tiro em 2D (com gráficos 3D pré-renderizados) com muitos elementos semelhantes a Raptor: Call of the Shadows, porém com rolagem horizontal. Os mapas têm uma qualidade linear em que inimigos e power-ups aparecem ao mesmo tempo e no mesmo lugar, como é comum no gênero.

O jogador controla uma nave espacial, com a ação indo da esquerda para a direita e atira em vários inimigos, incluindo os mestres de fim de nível. Os inimigos, naves solitárias ou em formação, podem se aproximar pela frente, por trás, por baixo ou por cima.

Entre as missões, o jogador pode visitar uma loja para comprar novos equipamentos em troca de dinheiro coletado. Um destaque na jogabilidade do Stargunner é o fato de apresentar um grande número de inimigos e power-ups. 

Este shoot ’em up tem três níveis de dificuldade e quatro tipos de missões.

Destaques

    • Jogo de tiro de ficção científica que traz um pouco da ação mais intensa do gênero já vista no PC, levando você por campos de batalha estelares, terrestres e aquáticos, conforme sua missão avança.
    • Mais de 75 exclusivas naves inimigas totalmente renderizadas e animadas, além de 33 perigosos chefões no final de casa fase que transformam-se e adaptam-se em meio às batalhas.
    • Centenas de segredos escondidas ao longo dos níveis, incluindo power-ups de armas e escudos.
    • Naves inimigas para destruir para ganhar power-ups e créditos.
    • Upgrades para aprimorar sua nave que podem ser comprados com créditos na loja.

Xbox 360.

Curiosidades

  • De acordo com David Pevreal, líder original de projeto do Stargunner, a Apogee tinha originalmente a intenção de fazer uma versão de Amiga do jogo primeiro e depois portá-la para o PC, mas esses planos foram cancelados e apenas a versão para PC foi lançada.
  • Em 22 de junho de 2005, o Stargunner foi liberado como freeware.
  • O jogo foi programado na linguagem C++.
  • A arte foi feita em um computador Commodore Amiga usando a ferramenta Deluxe Paint.
  • O Stargunner foi o último jogo lançado sob o rótulo da Apogee original, antes deixarem tudo para a 3D Realms e suas outras divisões (tem um pouco da história da Apogee e a sua volta aqui).
  • O jogo tem duas histórias distintas: uma descrita no manual oficial do jogo incluído com a cópia do CD-ROM e aquela encontrada no site da 3D Realms/Apogee e retratado no próprio jogo.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas.

Sobre o download

O Stargunner é um jogo atualmente freeware, o que significa que ele pode ser distribuído livremente. Ele pode ser baixado/obtido no GOG (Windows, Mac e Linux) ou Steam (Windows e Mac). O link que temos para download é o do GOG, que vem sem DRM e com manual e trilha sonora. Note que em ambas as plataformas, ele já vem configurado para ser jogado com o DOSBox.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais Stargunner e shoot ’em up

autor, site, canal ou publisher WizardWorks tamanho do arquivo 51 MB licençaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!