Jackal

Jackal, ou Top Gunner, é um shoot 'em up estilo run and gun da Konami lançado em 1986, onde um jipe armado entra no território inimigo para resgatar prisioneiros de guerra.


2 de março de 2017

Jackal (特殊部隊ジャッカル) é um shoot ’em up estilo run and gun desenvolvido pela Konami e lançado pela própria em 1986, originalmente para os fliperamas. Distribuído também sob o nome de Top Gunner, o jogo é a respeito de um jipe armado que entra no território inimigo para resgatar prisioneiros de guerra.

O game foi portado, posteriormente, para outras plataformas, como o NES, Family Computer Disk System, ZX Spectrum, Commodore 64, MS-DOS, dispositivos móveis e XBLA, via Game Room. Os ports apresentam diferenças entre si, como era de se esperar.

O Jackal é um jogo muito bom e desafiador. Além disto, deixou um legado considerável, com vários de seus elementos acabando ficando presentes em muitos títulos subsequentes do gênero.

Vídeos

Temos acima o vídeo do Jackal do Nintendinho feito pelo excelente canal Defenestrando Jogos.

Enredo

A Unidade Jackal é um grupo de quatro soldados de elite que foram treinados para sobreviver em qualquer ambiente ou situação. A equipe é composta do Coronel Decker, Tenente Bob, Sargento Quint e o Cabo Grey. Eles tem a missão de dirigir dois jipes armados em um território hostil e resgatar prisioneiros de guerra.

Gameplay

Jackal pode ser jogado por um ou dois players ao mesmo tempo, cada um controlando um jipe que pode atirar ou arremessar granadas que podem ser melhoradas para lança-foguetes (que também podem ser upgradeados em até três vezes, melhorando seu desempenho). Você também pode atropelar os soldados inimigos com os jipes.

Os veículos movimentam em oito direções, com o jogador tendo que descobrir o caminho até a arma definitiva inimiga, resgatar os POWs (os prisioneiros de guerra), que vão fazer upgrades nos jipes e podem ser transportado até oito de cada vez e levá-los ao helicóptero de resgate. Se o jogador conseguir levar os oito prisioneiros de uma vez, o lança-foguetes é melhorado até o seu melhor nível.

Se o veículo for destruído carregando os prisioneiros, eles vão sair do jipe e esperar um novo, que virá sem os upgrades.

É interessante dizer que o jogo todo se passa em apenas uma fase bem grande, contínua e longa, ao invés de ser separado em fases, como era tradicionalmente. Apesar disto, o background e a música vão se variando, dependendo do local onde o jogador está.

Screenshots

As screenshots acima são da versão do NES do Jackal.

Mais informações e run and gun

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!