Raiden II

Os Crystals ressurgem, em maior número e com um arsenal mais poderoso!


1 de fevereiro de 2021

Raiden II (雷電II) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem vertical desenvolvido pela Seibu Kaihatsu. Foi lançado originalmente em novembro de 1993, aos fliperamas.

Segundo game da sua série e sequência direta do clássico Raiden, Raiden II continua seu enredo três anos depois dos eventos do game original e coloca o jogador contra centenas de naves inimigas novamente, como era de se esperar.

Consideravelmente desafiador, assim como o seu predecessor, Raiden II foi bem recebido pelo mercado. Foi portado para Windows em 1997 e, como parte do The Raiden Project (saiba mais nas curiosidades), ao PlayStation, em 1995.

Vídeos

O vídeo acima traz uma análise do Raiden II, citando curiosidades e mostrando a gameplay deste título dos fliperamas. Foi publicado e produzido pelo canal Defenestrando Jogos e é parte da sua Fliperama Nostálgico, embora, ao contrário dos outros jogos apresentados nesta série, é mais curtinho e não mostra a jogatina com as três fichas de sempre.

Já o vídeo acima é uma playthrough sem comentários da versão de PS do game.

História

Três anos após o VCD (Vanquish Crystal Defense) repelir a invasão dos Crystals, os remanescentes das máquinas controladas se reagrupam para formar outro exército, em maior número e com um arsenal mais poderoso, para retomar a dominação da Terra. Para combater esse ressurgimento do Crystals, uma nova arma é desenvolvida para o Fighting Thunder – projetada com a tecnologia do próprio inimigo – para impedi-los novamente.

Gameplay

Raiden II expande a mecânica do primeiro jogo, introduzindo duas novas armas: o Bend Plasma, que trava e causa um baixo, porém constante dano aos inimigos; e a Cluster Bomb, uma bomba de rápida implantação que causa menos danos do que as bombas comuns, mas atinge uma área maior.

Além destas, este shmup traz três armas principais e dois tipos de mísseis. Armas e mísseis primários são disparados simultaneamente e podem receber upgrades se coletado o power-up. Bombas são armas especiais que causam dano em uma ampla área e cancelam o fogo inimigo. Os jogadores (até dois simultaneamente) podem carregar no máximo sete de qualquer combinação dos dois tipos de bombas em Raiden II.

As naves deverão lutar contra uma grande quantidade de inimigos através de oito fases com dificuldade crescente. Em uma partida para dois jogadores, quando um atira na nave do outro com a arma principal vermelha ou azul, a nave do outro jogador gera projéteis especiais que causam muitos danos aos inimigos.

Fases

Estágio 	Nome 			Chefão 				Codinome Terrestre 	Trilha Sonora
1 		Countryside 		Zelzerei Se Full 		Walker (×2) 		Repeated Tragedy
2 		City 			Geldobird (De cima)		Albatross 		Tragedy Flame
					Nouzard (De baixo) 	
3 		Ocean 			Dal Yar 			Battle Axe 		All or Nothing
4 		Ruins 			Balg 				Thunder Fortress 	Burnt Field
5 		Enemy Terrestrial Base	Harkestal (Primeira forma)	Black Bird 		Depression
					Arvey (Segunda forma)
					Gelmes (Tereira forma)
6 		Floating Continent 	Meshky Delarz 			Graphite 		Decisive Battle
7 		Enemy Huge Battleship 	Hosorg Taline 			Huge Satellite 		Flap Towards the Hope
8 		Final Attack Target 	Gharb Gadim 			Mother Haven 		Tragedy Flame

Curiosidades

  • Não achei muitas informações sobre a recepção do jogo pelos críticos, mas a revista Meristation lhe deu 8/10 em 18 de agosto de 2001.
  • O Raiden II foi portado para Windows pela Kinesoft e a própria Microsoft Corporation. Esta versão usa áudio Red Book como trilha sonora.
  • Este jogo foi portado para o PlayStation junto com o primeiro Raiden como o The Raiden Project, em 1995.
  • A Pony Canyon / Scitron lançou um álbum de edição limitada com a trilha sonora deste jogo (Raiden II – PCCB-00150) em 18 de março de 1994.
  • No Japão, a revista Game Machine listou, na sua edição de 1 de fevereiro de 1994, o Raiden II como a máquina de fliperama de maior sucesso do ano.

Equipe de desenvolvimento

  • Produtor: Hitoshi Hamada (H. Hamada).
  • Design de jogo e programador chefe: Tetsuya Kawaguchi (T. Kawaguchi).
  • Programadores: S. Mori, K. Sekimori.
  • Design gráfico: T. Wada, M. Matsuzawa, S. Yano, M. Ijima, H. Azuma.
  • Músicas e efeitos sonoros: Gou Satou (G. Sato).
  • Design de hardware: Y. Segawa.

Raiden DX

Lançada em 1994, o Raiden DX (雷電) é uma versão alternativa do Raiden II que tem três modos de jogo diferentes: uma fase ininterrupta de 15 minutos que não permite continue, as cinco primeiras fases do Raiden II e oito fases (mais uma de bônus) com novos layouts.

O Raiden DX foi portado para o PlayStation no Japão com as trilhas sonoras da Viper Phase 1, a de arcade e uma exclusiva de PS. Além disso, ela incluiu The Master of Raiden, enciclopédia e outros recursos. Esta versão para PlayStation foi relançada pela Hamster Corporation em 2000.

A Game Machine, em sua edição de 15 de setembro de 1994, listou o Raiden DX como sendo a quinta máquina de fliperama de maior sucesso do ano.

Screenshots

As screenshots acima são da versão de Windows do Raiden II, foram tiradas da MobyGames e estão aqui ampliadas.

Mais informações e Raiden

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!