ZBlooD v33 Monsters and Maps Only Edition

Mod pra jogar os mapas de Blood no Doom com arsenais que não sejam apenas o do Caleb.


11 de maio de 2024

ZBlooD v33 Monsters and Maps Only Edition, convenientemente apelidado de ZBlud Edit, é uma versão editada que fiz do ZBlooD v33, uma conversão total de Blood pra Doom 2 de Doorhenge e psyren, que permite jogar com pacotes de armas. Foi desenvolvido por Facínora e lançado inicialmente em 4 de novembro de 2020.

Para além da falta das armas, o Zblud Edit não apresenta nenhuma diferença em termos de gameplay em relação ao original e tem compatibilidade limitada com alguns outros mods que tragam seus próprios monstros, embora nem todos: alguns funcionam de boa, outros quebram o galho e outros ficam totalmente bugados.

Trata-se de um trabalho bem cruzão e preguiçoso, originalmente feito apenas pra promover uns crossovers temáticos com os mapas e monstros do Blood, mas acabou que a turma gostou, valendo a pena assim disponibilizar o ZBlooD v33 Monsters and Maps Only Edition ao público.

Vídeos

No 6º episódio das Combinações do Alberto, joguei no ZBlooD v33 Monsters and Maps Only Edition com o MOH Weapons, ZBlooD, Universal Weapon Sway, Ultimate Custom Doom, Nash’s Gore Mod e Tilt++.

Já no Combinações do Alberto #96, temos novamente o primeiro mapa do ZBlud Edit, mas com o Hearts of Demons – BARON, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Universal Weapon Sway e Tilt++.

Curiosidades

  • Quando eu estava fazendo esta publicação, acabei descobrindo que o Doorhenge (Joseph Otey), um dos principais desenvolvedores do ZBlooD original, é o mesmo criador do Marvel Super Heroes – Melee Edition. Percebi isso comparando e cruzando informações de alguns sites que listam os trabalhos dele no M.U.G.E.N [1] com um antigo site oficial dele [2] mencionado no seu canal do YouTube [3]. No canal dele também fala que é criador do ZBlooD em outro vídeo.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas pelo Alberto Balieiro e mostram o ZBlud Edit com outros mods.

Compatibilidade

Rodamos o ZBlooD v33 Monsters and Maps Only Edition aqui com o GZDoom (4.5.0 e superior), embora acho que deva funfar de boa em versões mais antigas deste port e no LZDoom (se não também no Zandronum e ZDoom). Quanto aos IWADs, só testamos no do Doom II: Hell on Earth v1.9 mesmo, mas creio que o da Phase 2 do Freedoom deve quebrar bem o galho. Testa aí e me fala.

Quanto a compatibilidade com pacotes de monstros, como dito acima, o ZBlud Edit pode funcionar ou não. Teve muitos casos que não tivemos nenhum problema aparente, mas houve ocasiões em que experimentamos bug menores e outras em que deu pau geral. Só testando mesmo.

Mais informações e mods de Blood pra Doom

Referências

  1. Doorhenge @ MUGEN Infinity Zone – Visto em 10 de maio de 2024.
  2. Doorhenge’s Mugen – Visto em 10 de maio de 2024.
  3. Doorhenge @ YouTube – Visto em 10 de maio de 2024.
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