Doom 64 não se passa em Marte

O Doom 64, ao contrário do que o manual do jogo parece sugerir, não se passa em Marte. Fontes oficiais podem finalmente solucionar este mistério de longa data.


14 de novembro de 2019

O enredo do Doom 64, o peculiar Doom do Nintendo 64, ao contrário do que parece sugerir o manual do jogo, não se passa em Marte, pelo menos não inicialmente.

No dia 14 de novembro de 2019, um usuário do fórum do Doomworld, o Revenant100, parece ter finalmente encontrado o local onde a ação deste jogo de tiro em primeira pessoa ocorre, algo debatido pelos jogadores por muitos anos (o Doom 64 foi lançado em 1997) e ele arrumou evidências em fontes oficiais que podem ser motivos para canonizar sua descoberta.

Resolvi falar sobre isto no quarto vídeo da nossa série de Curiosidades do nosso canal:

P.S.: a curiosidade extra apresentada no vídeo acima, a respeito dos bonecos do Power Ranger e os monstros do Blood, é detalhada aqui.

O Revenant100, membro bem antigo do fórum do Doomworld, criou um tópico onde ele compilou as evidências e as conclusões que tirou. Ele começa falando sobre a sinopse do jogo dada no manual, que é bem vaga sobre seu local de ação, embora pareça sugerir que ele seja a superfície do Planeta Vermelho.

Vamos então fragar essa parada:

Enredo do Doom 64 segundo o manual

“Seu cansaço era enorme, o preço de encontrar o mal em sua forma mais pura. O Inferno era um lugar que nenhum mortal deveria experimentar. Médicos militares estúpidos: seus testes e tratamentos eram de pouca ajuda. No final, o que importava – tudo foi restrito e confidencial. Os pesadelos continuaram. Demônios, tantos demônios, implacáveis, fluindo através deles.

Longe…

A política planetária era clara. Quarentena absoluta devido aos níveis apocalípticos de radiação. Salões escuros vazios permanecem inertes, abandonados. As instalações estavam seladas.

O presente…

Um satélite de retransmissão esquecido e quase inutilizado, degradado por anos de bombardeio de nêutrons, é ativado, enviando sua mensagem final para a Terra. A mensagem dos satélites era horrível: do vazio interplanetário, diferentes assinaturas de energia atingiram tudo de uma forma jamais vista anteriormente.

Arquivos secretos foram abertos. Os episódios militares com o codinome ‘DOOM’ não foram concluídos. Uma entidade com amplos poderes de regeneração, camuflada por níveis extremos de radiação, escapou da detecção. Nesse estado, ela transformou sistematicamente a carne em decomposição dos mortos de volta para tecido vivo.

As mutações são devastadoras. Os demônios se tornaram ainda mais fortes e mais cruéis do que antes. Como o único sobrevivente experiente do episódio DOOM, você é reativado em serviço. Sua missão é clara: EXTERMINAÇÃO SEM PIEDADE.”

Página oficial do Doom 64

Entretanto, de acordo com a página oficial do Doom 64 numa versão antiga do site do próprio Nintendo 64, temos umas informações que nos levam a crer que o Doomguy não foi enviado exatamente para Marte de novo:

"An unseen entity from beyond, cloaked by radiation, has rejuvenated the rotting carnage of Phobos.

“An unseen entity from beyond, cloaked by radiation, has rejuvenated the rotting carnage of Phobos.”

Traduzindo a frase acima, a qual foi tirada da página Dawn of the Undead (“Madrugada dos Mortos-Vivos”) do site, fica mais ou menos assim:

“Uma entidade invisível do além, encoberta pela radiação, rejuvenesceu a carnificina podre de Phobos“.

Ou seja, a Spider Mastermind está criando os zumbis em Phobos, um dos satélites naturais de Marte.

Além disto, o Revenant100 também encontrou outra evidência que corrobora que a ação do Doom 64 se passa numa das luas do planeta, não em sua superfície:

The Lost Souls of Phobos search eternally for fresh victims. Namely, you.

The Lost Souls of Phobos search eternally for fresh victims. Namely, you.

A print acima, tirada de outra área do site, mostra uma Lost Soul do Doom 64, com a seguinte frase logo abaixo (traduzida mais ou menos):

“As almas perdidas de Phobos buscam eternamente novas vítimas. Ou seja, você.”

Ou seja, novamente, uma fonte oficial afirma que game acontece em Phobos, ou pelo menos se inicia neste satélite.

Conclusões

É interessante como o Revenant100 termina sua exposição concluindo que o Doom 64 te leva de volta onde tudo começou, pois, de acordo com o enredo oficial do Doom, experiências de teletransporte que a UAC (Union Aerospace Corporation) conduzia nas luas de Marte, Phobos e Deimos, foi o que acabou dando ruim, pois abriram um portal ao Inferno que permitiu aos demônios invadirem a nossa realidade.

Pelo que entendi, a descoberta mereceu uma edição na página de Marte da Doomwiki e tem tudo para ser canônica, embora não tenhamos nenhuma declaração oficial de algum dos responsáveis pelo jogo, pelo menos ainda. Além disto, como o Doom 64 é cronologicamente o terceiro Doom (se passa depois do Doom II e antes do Doom 3, o qual meio que reboota a franquia), a descoberta pode se encaixar perfeitamente na lore da clássica franquia.

Como extra, O Revenant100 também compartilhou uma arte conceitual do Pain Elemental do Doom 64 que, segundo ele, estava esquecida pelos últimos 22 anos:

Pain Elemental do Doom 64

Será que ainda tem outros desenhos dos monstros de antes de terem feito os modelos?

Referências e mais Doom 64

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!