Terra

Tributo a clássicos da id Software em 6 (ou 8) novos mapas single player para Quake.


22 de agosto de 2023

Terra é um mod para Quake que atualmente traz oito novas fases com tema de feitiçaria e foi inspirado neste próprio clássico de 1995 e em Doom. Foi desenvolvido por Christian Grawert (czg) e lançado inicialmente em 16 de janeiro de 2005.

Os mapas são pequenos ou médios, mas não quer dizer que você os vai terminá-los rapidamente. Não há novos modelos ou sons, mas os monstros foram usados de maneiras inovadoras e bem pensadas. Pode-se falar, inclusive parece ser uma opinião geral, que o Terra é um tributo ao Doom e Quake mesmo.

No dia 29 de março de 2022, foi anunciado pela Bethesda que o Terra foi adicionado [1] como um add-on oficial para o remaster oficial deste FPS da id Software. [2]

Vídeos

Abaixo, temos uma longplay feito meio às cegas do Terra pelo canal AverageDoomguy. O vídeo foi publicado em 2020, o que significa que o maluco que gravou a jogatina não usou o relançamento do Quake, mas sim um port chamado Mark V para rodar o FPS clássico.

Já no segundo vídeo o NTAGameGuides mostra todos os secrets de todos os 8 mapas do Terra. Desnecessário dizer que é spoiler.

Apresentação

São 6 (ou 8) pequenos mapas single-player para Quake. Eles estão todos em temas e texturas clássicas de Quake, layouts clássicos inspirados em Doom e jogabilidade que às vezes é divertida.

Fases

  1. Schumann Reasonance;
  2. Dead On Arrival;
  3. Witch House Mixtape;
  4. Shotgun Experiment;
  5. 1/4 Latent Quarter;
  6. Torture Department;
  7. Shotgun Experiment 2;
  8. Sentinel Rave.

Curiosidades

  • Pelo que entendi, o Terra originalmente tinha 6 fases. Depois ganhou mais duas, “Witch House Mixtape” e “Sentinel Rave”. não sei quando isso aconteceu, mas parece que estes novos mapas só estão disponíveis pro relançamento do Quake oficial mesmo.
  • O autor do Terra, Christian Grawert, é um designer sênior de fases da MachineGames,, ou pelo menos era no momento em que disponibilizaram este add-on pro relançamento do Quake. Pra quem não conhece, a MachineGames é responsável por alguns jogos da franquia Wolfenstein — como The New Order, The Old Blood, The New Colossus e Youngblood — e outros trabalhos.

Screenshots

Compatibilidade

Mas agora vamos ao que interessa: pra baixar e jogar o Terra no relançamento do Quake é bem fácil: basta baixar o episódio gratuitamente no menu de Add-on. Se você não conseguir fazer nem isso, pode desistir da vida.

Já quem quer/precisa carregar do jeito old school (ou com source port), pode obter o Terra no site Quaddicted (o nosso link de download), onde está disponível junto a mais informações. comentários e tal, mas, infelizmente, parece ser a versão com apenas 6 mapas.

Mais informações e mods para Quake

Referências

  1. Nods to Mods Interview: Terra for Quake @ Bethesda – Entrevista cedida pelo autor do mod na ocasião em que seu trabalho foi adicionado como um add-on oficial do Quake.
  2. Quake @ Twitter – Em 29 de março de 2020. Enviado por Tyrant120.
autor, site, canal ou publisher czg tamanho 3,2 MB licençaGrátis download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!