Quake clássico é relançado em versão aprimorada para plataformas modernas

O Quake clássico foi relançado durante a QuakeCon 2021 em versão aprimorada, tanto gráfica como tecnicamente – para Windows 10, Xbox One, PS4, Switch, Xbox Series X|S e PS 5 – com suporte multiplayer e crossplataforma.


19 de agosto de 2021

O Quake clássico, o extremamente influente FPS de 1996 da id Software, foi relançado em versão aprimorada para plataformas modernas durante a QuakeCon 2021, evento que iniciou-se hoje, dia 19 de agosto de 2021

Junto com um trailer e um vídeo com entrevistas com os responsáveis pelo retorno do Quake, temos também a informação que o relançamento vai sair para as principais plataformas da atualidade e vai contar com suporte multiplayer e crossplataforma.

Acima, temos a 154ª edição das Notícias do Facínora, nossa série de vídeos jornalísticos, onde falei sobre o relançamento do Quake.

De acordo com a Bethesda, a versão atualizada já está disponível para PC (Windows 10, via Steam e Bethesda), Xbox One, Xbox Game Pass, PlayStation 4, Switch, Xbox Series X|S e PlayStation 5, sendo que nos dois últimos é via retrocompatibilidade e prometendo resolução 4K nativa e taxa de atualização @ 120 Hz em breve.

Além de gráficos melhorados, modelos aprimorados, iluminação dinâmica, anti-aliasing, profundidade de campo e outras funcionalidades de ordem técnica, este relançamento do Quake vai ter suporte a mods ou add-ons, multiplayer local e online (até quatro jogadores no co-op e oito no deathmatch) e vai ser crossoplataforma, o que significa que você vai poder jogar online com quem usa outras plataformas. Ou seja, não limitaram o público como fizeram no Quake Champions.

Outra boa notícia é que quem já tem o Quake clássico no Steam ou na loja da Bethesda (não fala nada do GOG), vai atualizar o game de graça e pode escolher entre jogar a versão aprimorada ou a clássica. Isso inclui até mesmo quem pegou o Quake na faixa na QuakeCon de 2020.

Atualização (2/12/2021): update 2 do Quake traz novo modo de jogo, add-on e skins pro Doom Eternal e Quake Champions.

Atualização: no dia seguinte ao seu lançamento, gravei um vídeo narrado testando o Quake 2021 usando o Alternate Quake Music Pack para evitar problemas de copyright. Deu certo:

Abaixo, temos o trailer oficial do relançamento do Quake de 2021:

Acima, temos o trailer oficial do relançamento do Quake de 2021.

Uma coisa que fiquei sabendo depois é que a Nightdive Studios, a mesma do Blood: Fresh Supply e outros remasters, trabalhou junto à id Software neste relançamento.

Abaixo, temos um trecho da QuakeCon 2021 com entrevistas com a id Software e a MachineGames (Wolfenstein: The New Order e Wolfenstein II: The New Colossus), o que inclui Kevin Cloud e Marty Stratton (id) e Jerk Gustafsson (MachineGames). De acordo com o título do vídeo, é também mais uma forma de celebração dos 25 Anos de Quake (onde eles também liberaram umas novidades).

Se disponibilizarem, devo começar a liberar a QuakeCon 2021 completa aqui a partir de amanhã (assim como fiz com a Realms Deep desse ano), mas, por enquanto, fica com essa parte aí:

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!