Alternate Quake Music Pack

Alternate Quake Music Pack é uma compilação de músicas que substituem as originais do Quake feita para evitar que criadores de conteúdo tenham problemas com 'propriedade intelectual' e pra quem tem o game sem a OST.

2 de julho de 2021

Alternate Quake Music Pack é uma compilação de músicas criada para streamers e outros criadores de conteúdo jogarem o Quake sem problemas com “propriedade intelectual” que podem ser causados por conta da trilha sonora original deste clássico FPS.

Montado por Greenwood, o pacote traz 10 músicas que realmente tem muita cara de Quake e todas são livres (open source) ou tem permissão do compositor para serem usadas ao jogar. Claro, serve também pra quem tem o game sem a OST.

Vídeos

Abaixo, você vai pode ter uma palhinha das músicas presentes no pacote:

Acima, temos o 14ª episódio das Combinações do Alberto, onde misturei os mods doom2’s map01 quakestyle, BloomBoost, Vanilla Doom 3D Models for Doom I & II, QC: Doom Edition v2.7, SBrightmaps, Doom Liquid textures pack v5.0 e Tilt++ v1.65. O plano era usar o Doom Ambient Pack, porém deu copyright e daí substitui a BGM por uma do Alternate Quake Music Pack (Yss Éskiuth, de Immorpher). Além disso, o QC:DE já usa uma música do pacote, a Slipgate, do Markie Music, a qual também toca no vídeo.

Na playlist anterior constam todas as músicas do Alternate Quake Music Pack que consegui achar no YouTube.

Músicas do pacote

Faixa/Canção			Compositor(es)
02. Slipgate			Markie Music
03. EoE intermission		Markie Music
04. Yss Éskiuth 		Immorpher
05. Gwam Swolíst		Immorpher
06. Feedback			AlekswithaK
07. Thia Whythdyi		Immorpher
08. Deeper Outside, pt 1	Verbum Mentis
09. Lingering Repetitive Agony	Verbum Mentis
10. Architects of Enmity	AlekswithaK
11. Scratch my surface		Verbum Mentis

Instalação/utilização

Atenção: faça backup da sua instalação do Quake original antes de instalar o pacote, especialmente se você tiver as músicas originais. Não nos responsabilizamos por nenhuma perda de dados que possa ocorrer.

Atualização: o Alternate Quake Music Pack funciona de boa no relançamento de 2021 do Quake, e o procedimento é exatamente o mesmo.

Para usar essas trilhas no Quake, o procedimento é muito simples: dentro da pasta desse jogo, tem um subdiretório chamado ID1. Basta então pegar a pasta music que vem no Alternate Quake Music Pack e copiar neste subdiretório. Vai ficar tipo assim: Quake/ID1/music (com as canções dentro da music).

Pra voltar com as músicas originais, se as tiver, basta copiá-las de volta à pasta music. Lembrando novamente de fazer backup antes de instalar o Alternate Quake Music.

Note que as cançòes estão no formato .OGG, então os usuários de Mark V terão que convertê-las para MP3.

Como usar as músicas no Doom

Tem várias formas de usar essas músicas no Doom clássico (com uso de source ports) também, o que pode ser útil para mods com temática de Quake ou que contam com uma ambientação gótica/industrial/lovecraftiana etc.

Vou ensinar a mais prática:

  1. Baixe e use o Alternate Quake Music Pack Jukebox com algum port compatível.
  2. Fim.

Abaixo, tem a segunda forma mais prática:

  1. Baixe o pacote.
  2. Pegue o ZDL e aprenda como usá-lo (não é difícil).
  3. O Alternate Quake Music Pack tem algumas músicas que não tocam em ports desatualizados. Pegue então o GZDoom 4.5.0 ou o ZDoom 2.8.1, que foram os que não notei nenhum problema na reprodução das músicas.
  4. Confira aqui (Doom/The Ultimate Doom) e/ou aqui (Doom II) o nome do arquivo (lump) original da música usada na fase tal que você quer substituir a BGM.
  5. Renomeie o arquivo do pacote para o lump correspondente. Por exemplo, se quiser tocar a Immorpher – Gwam Swolíst no Mapa 01 do Doom II, renomeie o track05.ogg para D_RUNNIN.ogg.
  6. Carregue a música renomeada (no nosso exemplo,D_RUNNIN.ogg) no ZDL no campo onde se carrega os PWADs (“External Files”). Deixe-a por último na fila, pra evitar que seja sobrescrita por eventuais trilhas sonoras presentes em outros mods que você tenha colocado junto.
  7. Clique “Launch”.
  8. Se fizer certo, vai dar certo.

Notas

  1. Este procedimento serve para outras músicas também, não apenas as do Alternate Quake Music Pack, mas vai depender do port avançado usado oferecer suporte para o formato da música desejada.
  2. Em tese, dá pra meter pelo menos algumas essas músicas em seus mods também, porém não sei quais delas tem permissão para esse tipo de uso. Melhor contactar o autor e ver se rola.
  3. Você pode também desligar a música do jogo, deixar só os efeitos sonoros, e deixar tocando o pacote em loop com um reprodutor qualquer de músicas com suporte a .OGG. Esse é um método alternativo para aqueles absolutos incompetentes com QI de dois dígitos que não conseguem fazer um procedimento tão simples.

Sobre o download

O link de download deste post leva a um tópico do fórum Func_Msgboard postado pelo organizador do Alternate Quake Music Pack, o Greenwood. Pra baixar, basta clicar no link depois do “Get it here:” da primeira reply. Tem o poster também logo embaixo para download, se quiser.

No tópico, tem comentários e mais informações também.

Mais informações e Quake

autor, site, canal ou publisher Greenwood tamanho do arquivo 39,9 MB licençaOpen Source/Grátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!