Versões remasterizadas do Tiberian Dawn e Red Alert (C&C) em produção

Em junho de 2019, ficamos sabendo que já estavam em estágio de produção os remasters do Tiberian Dawn e o Red Alert, os dois RTS que consagraram a franquia Command & Conquer. Veja a screenshot.


8 de junho de 2019

Estão em estágio de produção versões remasterizadas em 4k do Tiberian Dawn e o Red Alert, os dois clássicos jogos de estratégia em tempo real que consagraram a franquia Command & Conquer numa época em que a EA ainda nem sonhava em arruiná-la.

A notícia destes remasters (os dois RTS vão sair juntos em uma coleção) não é exatamente nova, já estava rolando desde o ano passado, se não me engano. Ontem (7/6), entretanto, a PC Gamer divulgou uma screenshot da UI do novo Tiberian Dawn, a notícia que os jogos já deixaram o estágio de pré-produção e que o multiplayer já está funcional.

Resolvi comentar isto e sobre a remasterização deste clássico RTS hall of famer da Gaming Room na 62ª edição das Notícias do Facínora:

Ainda de acordo com a PC Gamer (mostrei e comentei dois de seus artigos a respeito do assunto no vídeo acima), a proposta é manter os recursos e o gameplay autênticos e fieis aos originais, porém melhorando a qualidade de vida e a interface de usuário e modernizar aspectos sem perder a autenticidade. Claro, os gráficos estão também sendo aprimorados para ficar em 4K.

Outra coisa que me chamou a atenção é que os membros da saudosa Westwood (extinta graças à maldita EA) que formaram a Petroglyph e trabalharam nos jogos originais, estão participando da produção dos remasters. Isto inclui Frank Klepacki, o talentoso músico responsável pela extraordinária trilha sonora desta franquia e de jogos como Dune II, que está trabalhando como diretor de áudio e compositor neste projeto em questão.

Também, a Petroglyph parece estar usando uma abordagem interessante: os remasters vão rodar sobre o engine deles, GlyphX, mas o código-fonte original dos jogos vão ser usados como guias para montar a parada. Tipo assim: o comportamento de carregamento do Tesla Coil deve funcionar segundo o código original, mas utilizaria o sistema GlyphX Audio para garantir efeitos sonoros totalmente aprimorados quando este torreão dos Soviéticos for disparado. Ou seja, os códigos antigos serão meio que adaptados em um engine moderno e mais poderoso. É quase como se fosse um port avançado, mas do Command & Conquer.

Ainda de acordo com Jim Vessella, o produtor da EA que parece estar liberando essas informações na web, a intenção é “um remaster, não um remake”, mas não ficou claro se vai haver algum aprimoramento em questões referentes ao gameplay (o que pode implicar em uma inteligência artificial burra, especialmente para os nossos padrões atuais) ou até onde isso iria, visto que ele diz que está em contato com os fãs para saber o que rola de fazer.

Todavia, pelo menos a UI parece ter sido modernizada, contando agora com três colunas de construção contra duas dos originais, o que facilita e agiliza o processo, além de usar ícones baseados no Command & Conquer: Gold Edition:

UI do remaster do TD

Preview da UI do remaster do Command & Conquer: Tiberian Dawn. Você pode ver a screenshot em resolução original (3840 x 2160) aqui!

Por mim, poderiam manter o modo de jogo clássico, para quem quer matar a saudade dos games como eles eram em seus estados puros, e um modo avançado, pra quem já cansou de jogar e quer ampliar a experiência, algo similar ao que o mod Dawn of the Tiberian Age fez (saiba mais logo abaixo).

Ainda não se tem nenhuma data de lançamento, nem expectativa, devendo demorar ainda para os remasters serem lançados. Outra informação partilhada nas fontes é que a EA garantiu que não vai ter microtransações nestas novas versões dos clássicos, mas vai saber…

Dawn of the Tiberian Age

Se você não quiser esperar lançar essa coleção remasterizada do Command & Conquer ou apenas não quer dar dinheiro pros abutres da EA, pode sempre experimentar o Dawn of the Tiberian Age, um mod gratuito e standalone pro Tiberian Sun que reúne o Red Alert e Tiberian Dawn em um só jogo, o que significa que você pode ter, na mesma partida, Soviéticos, Aliados, GDI e Nod:

No vídeo acima, eu jogo uma partida do Dawn of the Tiberian Age e compartilho minhas primeira impressões sobre este excelente mod, que também conta com multiplayer online, diga-se de passagem.

Enfim, vamos ver o que vai ser disto tudo. Não confio na EA e não vou entrar em nenhum tipo de pré-compra nem hype. Vou deixar o gado comprar primeiro. Se falarem que for bom, pego pra mim.

Fontes e mais C&C

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!