Rodaram Doom num trator

Através de um jail break, rodaram Doom num trator da John Deere, e ainda usaram um mod para isso. A gambiarra pode ajudar fazendeiros a realizar reparos em seus equipamentos por conta própria.


16 de agosto de 2022

Todo mundo aqui sabe que Doom roda em qualquer lugar, então essa notícia que rodaram o clássico da id Software num trator moderno nem é tão surpreendente, mas vou registrá-la aqui mesmo assim.

A gambiarra foi concluída por Sick.Codes num dos tratores da John Deere e divulgada no Twitter ao dia 14 de agosto de 2022, mostrando que é possível hackear os monitores inteligentes deste tipo de equipamento.

No vídeo a seguir, dá pra ver o hack em ação:

O Doom que está rodando no monitor está usando um mod, como dá pra ver só de bater o olho.

Para concluir a empreitada, Sick.Codes pediu ajuda a ninguém menos que Skelegant, responsável por divertidos mods como DIO, Baradoom e Guts Ripper. Ao que parece, usar o GZDoom na gambiarra se mostrou muito difícil, daí optaram por usar o DeHackEd, que funciona no Doom vanila, para criar um mod que tivesse tema de trator e combinar mais.

Outra coisa que foi empregada nesta engenhoca foi um jailbreak do sistema do John Deere, driblando os bloqueios de software inseridos pela empresa, o que pode ter aberto uma porta para que donos dos tratores façam reparos por conta própria. Sick.Codes teria conseguido aproximadamente 1,5 GB de registros de operações que podem ser usados para diagnosticar problemas existentes nos tratores.

Ou seja, usar o Doom aqui pode ter sido também uma estratégia para divulgar o exploit, não apenas pela zueira.

Abaixo, segue o tweet original:

O hacker disse que os gráficos são fracos e não tem sons, e que ele poderia aprimorar isso, mas não é prioridade. Ao que parece, Sick.Codes talvez queira se empenhar desenvolver ferramentas mais simples que permitam realizar o jailbreak de forma semelhante e ajudar os fazendeiros a capinar jogando Doom realizar reparos eles mesmos em seus veículos.

Agora, só falta liberarem o mod aí pra gente jogar no PC mesmo.

Mais curiosidades com Doom

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!