Guilherme Freire analisa Os Filhos de Húrin (The Children of Húrin), um dos livros da obra de Tolkien. Seu enredo centra em um dos maiores guerreiros humanos de antigas eras, aprisionado por Morgoth e amaldiçoado por se recusar a trair os elfos. [Acesse a descrição completa]
Neste vídeo, o professor em filosofia brasileiro Guilherme Freire resume, explica e analisa Os Filhos de Húrin (The Children of Húrin), comentando este que é um dos livros da obra do escritor J. R. R. Tolkien, ambientado na sua fantástica Terra Média (de O Senhor dos Anéis e tal).
Lançado em 2007 e editado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, Os Filhos de Húrin é um romance épico de fantasia que completa um conto de J. R. R. Tolkien, quem escreveu a versão original da história no final da década de 1910, revisando-a várias vezes depois, mas não a completou antes de sua morte em 1973. Christopher editou os manuscritos para formar uma narrativa consistente e publicou-a como um trabalho independente. O livro é ilustrado por Alan Lee.
O romance é um dos três “Grandes Contos” ambientados na Primeira Era da Terra Média de Tolkien, os outros dois sendo Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin. Seu enredo é bem sombrio em relação a outras obras do autor e centra em Húrin, um dos maiores guerreiros humanos de antigas eras, aprisionado por Morgoth e amaldiçoado por se recusar a trair os elfos. Acorrentado de forma mágica a uma cadeira num alto pico, é forçado cruelmente a assistir a todos os males que se abateram sobre a sua própria família. Seu filho, Túrin, faz jus à memória de seu pai, mas ao longo das suas inúmeras batalhas, tragédias marcam todas suas ações e todos os que o amam. A história tem um fim trágico.
As vendas iniciais do livro foram o dobro das expectativas da sua editora norte-americana (Houghton Mifflin) e alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos de ficção de capa dura do The New York Times. Além disto, a obra foi bem recebida pela crítica, embora alguns o tenham achado exagerado ou muito fragmentário. Alguns críticos se perguntaram se seria adequado apenas para os aficionados de Tolkien existentes, dado o estilo de prosa e o grande elenco de personagens, enquanto outros argumentaram que, apesar de suas falhas, tinha o potencial de atingir um público mais amplo. Consta também estudiosos identificaram vários temas na história, incluindo o mal, o livre arbítrio, a predestinação, o heroísmo, a coragem e o nobre fora-da-lei no deserto.
Enfim, nesta live que aconteceu ao dia 22 de março de 2023, Guilherme Freire fala sobre isso e um pouco mais, dando a sua visão sobre Os Filhos de Húrin, trazendo curiosidades, apontando a influência sobre outras obras como Berserk ou Dark Souls, identificando seus vários temas e ressaltando o que podemos de extrair de melhor desta leitura.
Achei bem interessante essa resenha. Me lembrou bastante alguns RPGs de fantasia medieval. Falta você deixar a sua análise do livro e/ou do vídeo aí nos comentários.
Abraços!
Vídeo adicionado em: 15 de setembro de 2024
Categoria(s): Vídeos
Tags: Curiosidades, Fantasia medieval, O Senhor dos Anéis, Opinião
Canal: Guilherme Freire
Acessado: 16 vezes.
Duração: 1:07:20
Não sou muito de literatura, infelizmente tempo é o fator crucial em minha vida ultimamente!!!! Conheço algo sobre Tolkien por causa de filmes, trechos de obras e da banda Blind Guardian…de qualquer maneira, bom saber!!!! Valeu!!!!
pior que tem uma live sobre Tolkien que se menciona Blind Guardian mesmo kkkkk
Pois é…na verdade sou fã de bandas de Power Metal e Blind Guardian é uma delas, que sempre exploram em suas letras algo de História e Fantasia!!!! Valeu!!!!