Guilherme Freire analisa Neon Genesis Evangelion

O professor Guilherme Freire analisa, comenta e explica Neon Genesis Evangelion, trazendo curiosidades e identificando seus vários elementos (incluindo a gnose). [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Descrição completa

Nesta live originalmente exibida no dia 27 de outubro de 2022, o professor, conferencista e palestrante em filosofia Guilherme Freire analisa e comenta Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン), o anime de mechas produzido pela Gainax, animado por Tatsunoko, dirigido por Hideaki Anno e transmitido pela TV Tokyo de outubro de 1995 a março de 1996. Segundo Freire, esta obra pode te ensinar muito sobre a vida.

Conhecido também como Evangelion ou simplesmente Eva, este desenho chinês se se passa quinze anos após um cataclismo mundial, particularmente na cidade fortificada futurista de Tokyo-3. O protagonista é Shinji Ikari, um adolescente que é recrutado por seu pai Gendo para a sombria organização Nerv para pilotar uma biomáquina gigante chamada “Evangelion” em combate contra seres conhecidos como “Anjos”.

A série explora as experiências e emoções dos pilotos de Evangelion e membros da Nerv enquanto tentam impedir que os Anjos causem mais cataclismos. No processo, são chamados a compreender as causas últimas dos eventos e os motivos da ação humana. A série foi descrita como uma desconstrução do gênero mecha e apresenta imagens arquetípicas derivadas da cosmologia xintoísta, bem como tradições místicas judaicas e cristãs, incluindo contos midráshicos e cabala. Os relatos psicanalíticos do comportamento humano apresentados por Freud e Jung também são destacados.

Nunca assisti Evangelion. Particularmente, não sou muito chegado nesses animes cheios de complicação e que se levam muito a sério, com interpretações profundas, e essas coisas enjoadas. Gosto é de desligar a cabeça e assistir pancadaria, tiroteio, zueira etc. Entretanto, achei bem interessante essa live e resolvi adicioná-la aqui, e parece mesmo que o enredo dessa série é intelectualmente denso num nível que vai além de afetações pretensiosas enjoadas que nerdão sem vida gosta de ficar forçando pra parecer diferentão e/ou preencher seus buracos de personalidade.

Enfim, o vídeo faz considerações a estes e outros aspectos, explica a lore, traz curiosidades e identifica seus vários elementos (incluindo a gnose 👀).

Cuidado: este vídeo é totalmente spoiler, então, se você liga pra isso, assista Neon Genesis Evangelion antes desta live!

Os vídeos do Guilherme Freie são geralmente muito bons. Diz aí o que achou desse.

Mais desenho chinês


Vídeo adicionado em: 13 de novembro de 2022

Categoria(s): Vídeos

Tags: , , ,

Canal: Guilherme Freire

Acessado: 88 vezes.

Duração: 1:10:10

Deixe um comentário