Skunny Kart

24 de fevereiro de 2017

Skunny Kart

Skunny Kart é um antigo e muito legal jogo de corrida de karts de PC inspirado (pra não dizer clonado) no clássico Super Mario Kart que foi controversamente desenvolvido e lançado pela Copysoft, em 1993, para o MS-DOS.

A corrida do Skunny Kart envolve animais disputando, incluindo um besouro, um chipmunk, um hipopótamo, uma raposa, um jacaré e outros, bastante análogos aos personagens do cartucho do Super Nintendo. A corrida também é estilo Mario Kart mesmo, onde se recolhe vários bônus, power-ups, armas e se encontra armadilhas durante o percurso que podem definir quem vai ser o vencedor ou perdedor da prova. Você compete em duas categorias, 50cc e 100cc, e em várias pistas (mais de 40 na versão full), tem modo de dois jogadores que jogam simultaneamente no mesmo teclado ou com joysticks (leia esse post). 

Outro destaque do Skunny é referente aos sons. A BGM é bem legal e altamente nostálgica, no estilo das musiquinhas de jogo de sua época, mas também conta com efeitos sonoros interessantes como o do Exterminador do Futuro (“I’ll be back”) e o dos Simpsons (Oh Man!) que tocam durante as corridas.

À primeira vista, o Skunny Kart pode parecer apenas uma cópia descarada mesmo. Bem, pode ser até que seja, mas a gente não dá a mínima, visto que esse jogo é muito bom e divertido. Aliás, ele era disponível para PC numa época que nem existia emulador, o que dirá com qualidade. Ou seja, pra quem não tem o clássico cartucho do SNES, este jogo mais que quebra o galho, inclusive sendo melhor em alguns aspectos, na minha opinião. Por fim, apesar de que o Skunny Kart nunca teve reconhecimento pela sua diversão, talvez até devido a história controversa em torno de seu desenvolvimento, ele faz parte do nosso Hall of Fame.

Vídeo

O décimo quinto Velharia, a nossa série de vídeos que cobre e apresenta jogos antigos, que mostrou o Skunny Kart. Foi meio aos trancos e barrancos porém serviu.

Desenvolvimento

A história da criação deste jogo é também bastante interessante… E um pouco trágica. Se você reparar, ele se parece também com um outro título de corrida de karts chamado Wacky Wheels, Isto se deve ao fato dos dois usarem o mesmo protótipo, o Wacky Race.

Foi o seguinte: Andy Edwardson, que trabalhava para a Copysoft na época, geralmente sob baixo orçamento, queria desenvolver um jogo tipo Super Mario Kart. Ele tentou descobrir como que o esquema de mapeamento com textura em 3 dimensões (three-dimensional texture mapping) funcionava. O problema é que um chip especial DSP que fazia isso no SNES, e os PCs não ofereciam nada similar a isto em tempo real. Mas ele não desistiu e, ao estudar o jogo da Nintendo e milhares de registros VGA, desenvolveu um método que ele chamou de VGA7, que ficou equivalente ao MODE7 do Super Nintendo. Ele disse que teve que desenvolver isto sem referência nenhuma. Um grande feito, não acha?

Só que, por ingenuidade, descuido ou para tentar gerar algum interesse por parte da Copysoft, Edwardson enviou o protótipo que ele desenvolveu para esta firma junto com o código fonte… Eles rejeitaram o projeto, levado então para Apogee, mas o engraçado (pra não dizer vigarice) foi que a Copysoft acabou lançando o Skunny Kart antes do Wacky Wheels, o que sugere fortemente que usaram o código de Edwardson para lançar o seu próprio jogo e dar uma banana para ele. O Wacky Wheels foi, por fim, lançado pela Apogee.

Esse fato era totalmente novo para nós da Gaming Room. O cara parece que se culpa até hoje por este erro, mas, na verdade, quem errou foi a Copysoft por essa fuleiragem (ele diz que é impossível alguém ter desenvolvido o código do zero em tão pouco tempo). Também, por ironia do destino ou por falta de competência mesmo, a Copysoft nunca teve grande prestígio, embora esteja ativa até hoje.

Sabemos que não é muito mas, pelo menos pra nós, Edwardson é o principal responsável por este excelente game chamado Skunny Kart.

Screenshots

skunnyk_004skunnyk_002skunny kart apresentacaoskunnyk_003

Atenção

Este jogo antigo foi feito originalmente para funcionar no MS-DOS. Você pode precisar do DOSBox para rodá-lo no seu Windows. Nas screens acima, tem uma figura que mostra a gente rodando o game no DOSBox 0.73, inclusive.

Trapaças do Skunny Kart

  • Aperte a tecla F1 quatro vezes para o jogador número 1 ficar invencível. Aperte F1 novamente para resetar;
  • Tecla F2 duas vezes para míssil do player 1;
  • Aperte a tecla F5 quatro vezes para o jogador número 2 ficar invencível. Aperte F1 novamente para resetar;
  • Tecla F6 duas vezes para míssil do player 2.

Saiba mais

site ou autor do arquivo Copysoft tamanho do arquivo 1,4 MB licencaShareware sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.