Santa Claus in Trouble

3 de dezembro de 2013

Santa Claus in Trouble é um jogo de plataforma natalino com gráficos que lembram bastante jogos do primeiro Xbox, desenvolvido pela CDV Software & Joymania Development e lançado gratuitamente para PC em 2002. O jogo apresenta gráficos tridimensionais e 10 fases, e pode ser controlado tanto pelo teclado/mouse ou apenas pelo teclado.

Segundo consta, o Santa Claus in Trouble já teve mais de 3 milhões de downloads, mas já esta ficando meio velho, mas é muito bacana além de ser grátis. Também, é adequado pra quem gosta de jogos de Natal pra jogar em dezembro.

Os gráficos, sons e músicas (músicas natalinas) são coloridos e alegres, colaborando para gerar uma atmosfera feliz, porém o Santa Claus in Trouble é bem desafiador. É interessante, desta forma, como ele acaba servindo bem ao clima mais relax do Natal, mas não é um jogo com gameplay besta, pois exige do jogador habilidade para controlar os saltos do Papai Noel nas plataformas etc.

O Santa Claus in Trouble antigamente contava com um placar online, mas atualmente está desativado, contando apenas com um placar local com as 10 melhores pontuações do game.

Vídeos

Enredo

O Papai Noel está em apuros e ele precisa de sua ajuda! Veja, ele perdeu todos os presentes do Natal, e, como você sabe, ele tem que entregá-los para todas as crianças do mundo. Mas algo deu errado, os presentes não estão em seu trenó, e agora ele tem que dar um jeito de achar todos os presentes, em 10 fases em pleno inverno, e colocar de volta no seu veículo, para assim não arruinar o Natal das pobres criancinhas.

Bem simples, não acha? Bom, não se engane, o pobre Papai Noel tem que trilhar caminhos esquisitos, plataformas flutuantes que se movem sozinhas e caminhos escorregadios congelados. O Bom Velhinho também tem que evitar trolls malignos, homens de neve malvados e chamas. Se escorregar, ele vai cair para a morte certa ou ser devorado pelos trolls.

O Papai Noel tem que fazer isso antes do dia raiar. Será que você consegue ajudá-lo?

Gameplay

Como dissemos, o jogo é um platformer 3D. Você começa com três vidas e alcança checkpoints pelo caminho, para o caso de morrer, você não precisar de reiniciar a fase desde o início, nem de ficar salvando toda hora.

Tem um timer na tela que, se você terminar a fase antes dele zerar, garante pontos extras. Você não morrerá se o tempo acabar.

É bem desafiador pegar o jeito de pular e cair nas plataformas direitinho, mas acaba que é muito bacana.

Screenshots

Controles

Teclado

  • Setinhas ou WASD: Movimentar
  • E, J ou Barra de Espaço: Pular
  • Alt+F4: Sair do jogo

Mouse

  • Mouse: Virar
  • Botão Direito do Mouse: Ir pra frente
  • Botão Esquerdo do Mouse: Pular
  • Setinhas: Movimentar

Dá pra jogar com joystick também.

Configuração

Existe um arquivo de configuração chamado “config.txt” que pode ser aberto com qualquer editor de texto que contem os valores por padrão:

Resolution 800 600 (qualquer resolução que seu sistema pode lidar)
Bitdepth 16 (16 ou 32)
Fullscreen 1 (0 roda em janela 1, em tela cheia)
Language 0
UseFog 1 (0 ou 1)
Controller 0
Music 85
SFX 100

O que está escrito em azul dentro de parênteses são comentários colocados por nós, eles não estão no arquivo de configuração no game. É só pra ajudar você a ajeitar direitinho. As linhas que não tem nada escrito é porque podem ser configuradas no game mesmo.

Veja também

site ou autor do arquivo CDV Software & Joymania Development tamanho do arquivo 9,86 MB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!