Somari

12 de maio de 2017
Somari

Somari, também conhecido como Somari the Adventurer, é um port não licenciado do Sonic para o console Famicom (a versão japonesa do Nintendo 8-bit), lançado em 1994.

Ele foi vendido principalmente pela Ásia, Rússia e outras regiões para onde conseguiam vender os cartuchos piratas do game. Ele pode ser considerado também um rom hack.

O jogo apresenta um personagem chamado “Somari” (o nome é um amálgama de Sonic e Mario) que é, basicamente, o Super Mario usando os sapatos do Tails e tem que percorrer fases similares aos do cartucho original do Mega Drive, Sonic the Hedgehog.

Aliás, Somari é um jogo bem “frankenstein”. Ele usa as fases normais do original clássico de 1991, as sprites do Mario do Super Mario Bros. 3, os sapatos do Tails, as fases de bônus das versões do Master System e Game Gear e o Spin Dash, que só veio aparecer no Sonic The Hedgehog 2.

Não se sabe exatamente onde e quando o game foi criado, embora seja razoável que tenha sido em Taiwan, visto que registraram por lá a marca “Somari” e “Sonimari”, no inicio de 94, ano em que ele foi lançado. Alguns cartuchos tem a mensagem “1994 Someri Team”, o que indica que seria este o nome da equipe que desenvolveu o jogo.

Vídeo

O décimo nono Velharia, nossa série de vídeos a respeito de games antigos, cobriu, mostrou e falou um pouco a respeito do Somari:

Screenshots

As screenshots abaixo foram tiradas de diferentes emulações do Somari e foram ampliadas. A resolução original do game é 256 × 240 pixels:

Enredo

Somari, o aventureiro, um encanador italiano com um distintas similaridades visuais ao Mario, ficou perdido no encanamento e apareceu no mundo do Sonic. Enquanto estava perambulando pelo local, Somari se deparou com inúmeros animais robotizados que começaram a atacá-lo. Estes são criações do cientista maluco Dr. Robotnik que quer criar o seu exército de animais robotizados. Tentando frustrar os planos do Robotnik, Somari derrotando legiões de malignos animais robóticos até, finalmente, encarar o Dr. Robotnik.

Gameplay

O gameplay de Somari é substancialmente similar ao Sonic the Hedgehog, com a jogabilidade e velocidade do personagem bastante similares ao original. Entretanto, existe algo de Mario, pois o jogador não pode simplesmente sair correndo pelas fases, o que significa morte certa. Esta dificuldade maior (tem fogo saindo de tudo o que é lado) faz com que o gameplay seja relativamente mais lento. Também, como dissemos acima, tem o spin dash, que só veio a aparecer no Sonic 2. Itens, chefões, fases e os inimigos também são idênticos ao cartucho de 91, com algumas adaptações e partes originais ou tiradas dos Super Marios.

Somari tem que recolher 100 argolas para entrar nas fases de bônus, que só servem para aumentar a pontuação. Se Somari sofrer dano, ele perde as argolas, podendo recolher, no máximo, 3 delas. Este é o número de argolas que sempre aparece na tela quando isto ocorre, independente da quantidade que o jogador já tenha recolhido, mesmo que esta seja menor que três.

O game conta com seis zonas, cada uma com três atos. No fim de cada zona, o jogador enfrenta o Dr. Robotnik.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.