Defenestrando Ashura Blaster (1990)

Hoje, na domingueira, vamos assistir o Ashura Blaster, mais um jogo antigo de fliperama, defenestrado em vídeo. Como o de costume, estamos adicionando aqui para você ter algo decente pra assistir neste dia, alternativo à programação cancerígena dominical.

O Ashura Blaster foi jogado e narrado pelo Celso do canal Defenestrando Jogos, e o vídeo é bacana, com o game sendo apresentado de uma maneira responsável, porém sem frescura, com bastante descontração e tal.

Ashura Blaster é um jogo de tiro estilo shoot ’em up de rolagem vertical que foi desenvolvido pela Visco e lançado pela Taito para os fliperamas em março 1990. Não se encontra muitas informações sobre o enredo do jogo, mas parece que são dois pilotos são convocados para derrotar um exército inimigo, conduzindo poderosos helicópteros de combate para isto.

Apesar de ser um jogo muito bom, com bons gráficos e jogabilidade, não rendeu nem sequências e nem foi portado para outros sistemas, o que injustamente fez o Ashura Blaster um game bastante obscuro. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar dele antes de assistir este vídeo.

Gameplay

Embora o gameplay do Ashura Blaster não fuja muito do padrão dos shoot ’em ups de sua época, ele tem uns elementos relativamente incomuns, como a possibilidade de escolher entre 1 a 4 configurações de bomba para cada fase e o fato dos inimigos não atirarem no jogador quando eles passaram por ele. Tem também uma bomba chamada S. Beam, que é a mais forte do jogo, e você faz a mira para um canhão laser que está estacionado em órbita na Terra.

Os jogadores atiram em inimigos no chão e no ar, recolhem power-ups e derrotam os chefões para passar de fase. O jogo possui cinco armas distintas, cada uma representada por uma cor e com características diferentes.

Curiosidades

  • Os caracteres em kanji na tela de título são lidos como Ashura, que é o nome de um demônio relacionado à luta;
  • O jogo proíbe entrar com as iniciais SEX na tabela de high score. Se você tentar, muda para REX;
  • Apesar que não fica explícito, o game foi desenvolvido pela Visco, e na segunda fase dá para ver “Visco” escrito
  • A versão americana tem a tela “Winners don’t use drugs” (Vencedores não usam drogas).