Defenestrando Darius Twin (1991)

Newsletter:

Visão geral

Como hoje é domingo, trazemos aqui o gameplay de mais um jogo antigo. Desta vez, é o do Darius Twin, o extremamente desafiador shmup de Super Nintendo. Ele foi defenestrado pelo Celso Affini em seu canal, neste vídeo que ficou muito divertido e acabou sendo um detonado do game (embora ele tenha usado a trapaça de 50 vidas no Darius Twin).

Darius Twin (ダライアスツイン) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem horizontal desenvolvido e originalmente lançado pela Taito no Super Nintendo a 29 de março de 1991.

O reconhecidamente difícil quarto jogo da série Darius traz, mais uma vez, Proco Jr. e Tiat Young enfrentando as forças invasoras de Belser, agora no longínquo sistema Orga.

Recebido de forma mista a boa pela crítica especializada da época, o Darius Twin ganhou um port em 2010, ao ser relançado para o Wii Virtual Console, e outro em 12 de dezembro de 2016, quando saiu para o Wii U.

Enredo

Tomando ciência de até onde Belser havia alcançado no espaço, Proco e Tiat voltaram apressadamente ao sistema Orga na esperança de alertar a população. O tempo em que eles partiram foi o suficiente para que a aliança do mal liderada por Belser se reagrupasse e avançasse para além de Darius, começando a invasão de Orga.

Mais uma vez, os pilotos Proco e Tiat são rápidos em se lançarem à batalha, com os seus caças Silver Hawks, para impedir as forças maléficas de Belser de atingir o seu objetivo.

Gameplay

O Darius Twin é bastante semelhante a outros games da série Darius, mas apresenta uns toques diferentes no gameplay, como a mecânica do power-ups: aqui, estes não perdidos caso a nave do jogador seja destruída. Além disto, depois de perder vida, o jogador volta onde estava antes, ao invés de retomar a partida em algum checkpoint.

O shoot ’em up pode ser jogado por até duas pessoas, que pilotarão seus caças espaciais através de uma série de estágios diferentes, cada um com grandes números de inimigos e terminando com um chefão. Os caças dos jogadores começam a partida com poder de fogo limitado, mas, depois de atirar em certos inimigos quadrados que aparecem de ambos os lados da tela, dropam-se os power-ups, que servem para garantir upgrades às armas e aos escudos dos caças Silver Hawks.

Este jogo contém cinco tipos de power-ups que são diferenciados por cores:

  • O rosa faz upgrade na arma principal;
  • o verde faz upgrade nas armas laterais;
  • o azul regenera e/ou melhora o escudo defletor;
  • a laranja garante um Silver Hawk extra;
  • o amarelo destrói todos os inimigos na tela;
  • em dois pontos do jogo, pode-se encontrar um power-up vermelho com um objetivo especial: ele alterna o estilo principal de tiro de arma entre os vistos em Darius e Darius II.

O Darius Twin permitem aos jogadores 1 e 2 terem suas quantidades de vida separadas, mas não existem continues no game.

Assim como em outros Darius, existem diferentes rotas em Darius Twin que podem ser tomadas, não sendo o progresso através das fases deste game muito linear. No final de cada estágio concluído, é mostrado um mapa onde o jogador pode selecionar o próximo nível que deseja encarar.

Vale citar também que o Darius Twin é o único jogo da série (além do Sagaia de Game Boy) onde existe apenas uma última fase. Como resultado, a Taito adotou um esquema singular onde existem cinco finais diferentes, cada um acionado por certas ações no jogo, embora quatro só sejam acionados se a Super Alloy Lantern seja destruída.

Mais Darius


Vídeo adicionado em: 8 de março de 2020

Categorias: Tiro, Vídeos

Tags: , , , , , , , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 8 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário