Defenestrando Grind Stormer (1992)

Newsletter:

Visão geral

Hoje, como é domingo, estou trazendo aqui para você um gameplay de jogo antigo, sendo o Grind Stormer a bola da vez. O vídeo foi produzido e comentado pelo canal Defenestrando Jogos como parte da sua série Fliperama Nostálgico, sendo bastante informativo e a principal fonte de dados deste post. O conteúdo começa na minutagem aos 10:26 do vídeo (foi exibido originalmente como uma live).

Grind Stormer, conhecido no Japão como V-Five, é um jogo de tiro estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Toaplan originalmente para os fliperamas em 1992, sendo posteriormente portado pela Tengen para o Mega Drive/Genesis em 1994. Grind Stormer conta com um enredo de ficção científica bem extravagante e foi bem recebido pela crítica em sua versão do Mega.

Enredo

No ano de 2210, foi finalmente a lançada máquina definitiva de fliperama: Grind Stormer. Este jogo de tiro é tão viciante que o governo designa um jovem para investigar o fenômeno a fim de questionar seu verdadeiro propósito e realizar o impossível: vencer o jogo.

Gameplay

Grind Stormer pode ser descrito como um agitado SHMUP onde a tela é constantemente lotada de inimigos e disparos, enquanto os jogadores contam com uma taxa de tiro constante e ilimitada e podem ser reforçados por power-ups que incluem mísseis, tiros teleguiados, escudos, velocidade adicional, poder extra e pontos de bônus.

Em Grind Stormer, a nave sempre se move em alta velocidade e o jogador pode coletar bombas que causam dano à tela inteira e afastam as balas. A edição V-Five usa uma abordagem parecida com a do Gradius, fazendo com que o jogador avance através de uma seleção de power-ups mostrados à direita, coletando tokens. No primeiro modo, os power-ups são aplicados imediatamente. No segundo modo, a nave é muito mais lenta e precisa-se decidir se gasta tokens com power-ups de velocidade imediatamente ou economizar para procurar munição ou poder adicional posteriormente.

A dificuldade do jogo e quantidade de vidas e continues podem ser definidos nas opções. Depois de usar um continue, o jogador recebe imediatamente um power-up “Especial”, concedendo quatro wingmen.

O Celso, no vídeo do gameplay acima, disse que, devido a ação frenética e a quantidade de disparos e inimigos da tela, o Grind Stormer pode ser considerado um dos pais do subgênero bullet hell.

Curiosidades

  • A versão japonesa, V-Five, é diferente pela maneira que se pega os itens diretamente, ao invés de passar por uma barra de power-ups;
  • Este seria o primeiro jogo de Ikeda Tsunemoto na Toaplan. Ele passou a se tornar um dos membros fundadores da Cave, aonde ainda trabalha como programador. Graças a ele, o fenômeno da “Danmaku”, as enormes barreiras de tiros vistas em Donpachi e tal surgiu.

Dicas e macetes

  • Função oculta: Se o dip switch Invulnerability estiver ativado, você se torna invencível, mas também pode-se pausar o jogo com o bocão de start do Jogador 2 e resetar e reiniciar com o botão de Start do Jogador 1.

Vídeo adicionado em: 2 de dezembro de 2018

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 4 vezes.

Link Deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.