NARC

6 de novembro de 2018

NARC é um jogo de tiro desenvolvido pela Williams Electronics e lançado pela própria em dezembro de 1988 para os arcades, sendo o primeiro jogo desta plataforma a usar um processador de 32-bit. NARC é conhecido como um dos primeiros games graficamente violentos e era alvo frequente de críticas por causa disto. Nele, os jogadores tem que prender e matar traficantes e nóias, confiscar suas drogas e dinheiro e derrotar uma organização terrorista liderada pelo Mr. Big.

O NARC foi portado posteriormente para vários outros sistemas, como o NES (agosto de 1990), PlayStation 2 (2004, “Midway Arcade Treasures 2“), XBox (11 de outubro 2004; “Midway Arcade Treasures 2“), GameCube (October 14, 2004; “Midway Arcade Treasures 2“), Amstrad CPC (1990), Atari 800 (1990), Amiga (1990), Commodore C64 (1990), Atari ST (1990), ZX Spectrum (1991), Minigame (1989) e Windows (2006). Esta versão de Windows saiu em duas coletâneas, a “Midway Arcade Treasures Deluxe Edition” (17 de fevereiro de 2006) e “Midway Arcade Treasures Deluxe Edition” (17 de março de 2006).

A versão de arcade do NARC, a original, é reconhecidamente bastante difícil, sendo um papa-fichas danado. Entretanto, é um jogo interessante, apesar que, na época, nunca me interessei em jogá-lo.

Vídeo

Acima, temos gameplay e a análise do jogo NARC em mais um Fliperama Nostálgico, um quadro sobre antigos games dos fliperamas do canal Defenestrando Jogos. O vídeo é informativo, descontraído e é uma das fontes para esta publicação.

Enredo

Max Force e Hit Man receberam um memorando de Spencer Williams, o presidente da Oposição aos Narcóticos de Washington D.C.,  enviando-os para o Projeto NARC. O objetivo é prender ou matar traficantes, drogados, cães de ataque e uma variedade enorme de inimigos, a fim de esmagar o império criminoso e terrorista conhecido como KRAK, liderado por Mr. Big (um vilão, não aquela banda chata).

Gameplay

Neste jogo, que pode ser considerado um shoot ’em up e também um run and gun, os agentes antidrogas tem a disposição metralhadoras, lança-foguetes e, quando um inimigo é eliminado usando o último, ele explode em uma torrente de partes do corpo chamuscados e sangrentos. Alguns inimigos podem ser presos depois de se renderem e depois flutuarem pra fora da tela. Isto soma, no final da fase, à contagem de pontos, junto com drogas e dinheiro confiscados que dropam de inimigos quando estes são mortos. NARC concede mais pontos no final de uma rodada para prender inimigos sem matá-los. Em vários estágios, um keycard especial precisa ser encontrado antes que os jogadores possam progredir para o próximo.

Fases

O NARC tem 10 fases:

  1. The Junkyard;
  2. K.R.A.K. Street;
  3. The Bridge;
  4. Sunset Strip;
  5. Skyhigh’s Nursery;
  6. Downtown;
  7. Red Level 1;
  8. Blue Level 2;
  9. Mr. Big’s Office;
  10. Inner Sanctum.

Screenshots

Curiosidades

  • Como já foi dito, NARC foi o primeiro jogo de arcade a usar um processador de 32-bit (TMS34010);
  • A banda grunge Pixies lançou um cover da música do nível 2-1 do jogo, em 1991, com o nome Theme From Narc, como um B-side do single Planet of Sound. Dez anos depois, tal música também pode ser encontrada no álbum Complete B-Sides;
  • Uma maquina de NARC aparece nos filmes de 1990: Don’t Tell Her It’s Me, Teenage Mutant Ninja Turtles e no Exterminador do Futuro 2.

Dicas e trapaças do NARC

  • Quando sair de qualquer porta, movimente o joystick para esquerda. Imediatamente depois que o seu personagem aparecer, movimente para cima. Se você tiver feito tudo certo, o seu agente vai ficar preso na parede e poderá atravessar para a próxima fase andando por lá;
  • Um jeito de ganhar vidas extras é na primeira fase: logo depois que você deixar o metrô, mantenha o seu joystick apontado pra cima. Se você fizer isso, ficará preso na parece (como na dica acima) e ninguém poderá te tocar, mas poderá prender um tanto de gente (50 no máximo). Um problema ocorre quando você deixa o metrô, pois tem um barril que obstrui a sua passagem pela parede. Você pode destruir a obstrução com um foguete se tiver gente atrás do barril. Dá para ficar na parede até o ponto de passagem e dentro da porta. Também pode-se fazer isto em outras fases, mas não parece ser tão útil;
  • Para ganhar muitos pontos e hominhos de graça, você vai ter que chegar ao fim do jogo, ou até onde Mr. Big se encontra. Quando você eliminá-lo (o pequeno e o grande) e alcançar o cofre do tesouro, recolha os grandes blocos de ouro e espere sem fazer nada. Depois de um tempo, a máquina vai mandar uns cachorros pra te pegar. Deixe-os te matar. Você vai ser enviado de volta uma fase no jogo e terá que lutar até alcançar a próxima porta de saída de bônus. Quando você fizer isso, vai ter mega-pontos e mega-men;
  • Note que as máquinas automáticas se apresentam em alguns lugares. Mova com o seu personagem para a máquina e empurre pra dentro dela. Ela deverá começar a soltar dinheiro (evidências). Não é muito útil, mas é legal.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.